terça-feira, 30 de maio de 2017

Tunísia

                                      República Tunísia
   
A Tunísia está situada na costa mediterrânea  do norte da Africa, a meio caminho entre o  Oceano Atlântico e o Delta do Nilo. Faz fronteira com a Argélia  a oeste e com a Líbia , a leste e sul. Situa-se entre as latitudes  30 ° e 38 °N e longitudes 7 ° e 12 °E.
Embora seja relativamente pequeno em tamanho, o país conta com uma grande diversidade ambiental, devido à sua extensão norte-sul. A sua extensão leste-oeste é limitada. As diferenças da Tunísia como o resto do Magrebe são em grande parte diferenças ambientais definidas na direção norte-sul, como a diminuição acentuada das chuvas na região sul.
A Dorsal, a extensão leste das Cordilheira do Atlas, atravessa a Tunísia, em direção nordeste, a partir da fronteira argelina, a oeste da península do Cabo bon, no leste. A norte da Dorsal está Tell, uma região caracterizada por colinas baixas e planícies, novamente uma extensão de montanhas a oeste da Argélia. No Khroumerie, na região noroeste da Tunísia, as elevações atingem 1050 metros e neve ocorre no inverno.

                           
                                       

clima da Tunísia encontra-se sujeito a influências mediterrânicas e saarianas. O clima mediterrâneo predomina no norte e caracteriza-se por invernos amenos e verões quentes e secos. As temperaturas variam em função da latitude, altitude ou proximidade em relação ao Mar Mediterrâneo. As temperaturas médias são de 12 °C em Dezembro e 30 °C em Julho.
Relevo:
Montanhoso ao norte, ocupado pelos montes Atlas; planície central quente e seca; áreas semiáridas ao sul se fundem com o Saara.


Hidrografia: No norte corre o único rio perene do país, o Medjerda, em seu vale se desenvolve a atividade agrícola, que emprega 30% da mão-de-obra. Na região central existe um imenso lago, quase sempre seco, o Jerid, que divide ao meio o território da Tunísia.
Vegetação:

Na zona do norte do país, sobretudo da costa oriental e setentrional, a flora é do tipo mediterrânea. Entre as muitas e chamativas plantas subtropicais encontram-se os hibiscos, as buganviles, os aromáticos jasmins, os cítricos, as oliveiras e as videiras. Na serra norte de Kroumir, encontram-se belos bosques povoados nos que crescem os redondos sobró e as grandes azinheiras, enquanto que na zona de Mogod, crescem plantas típicas do maquís como os fetais, as urzas e as giestra. Na zona de Tabarka predominam os bosques com árvores variados como os dules, os álamos, as salgueira e os fetais. Nas regiões altas do Atlas dominam sobretudo os zimbros e os pinos de Alepo. Na zona próxima à capital e para o sul, até Nabeul e Hammamet, em Cabo Bom, predomina a variada e chamativa flora de cultivo como jasmins, magnólias, gerânios, vinhedos, laranjeiras e limoeiros.

Informações gerais sobre a Tunísia:

República Tunisina

Capital: Tunes.

Língua oficial: Árabe.

Governo: República.

Independência: 20 de março de 1956.

Área: 163 610 km2.

População: 10,2 milhões de pessoas.

IDH: 0,683 (alto).

Moeda: Dinar tunisino.
Código internet: Tn.

Código telefone: + 216.

Economia:
A Tunísia é a 72º maior economia de exportação no mundo e na economia mais complexa 77º acordo com o Índice de Complexidade Econômico (ICE). Em 2015, a Tunísia exportou US $ 15,7 Bilhões e importou US $ 21,1 Bilhões, resultando em um saldo comercial positivo de US $ 5,35 Bilhões. Em 2015, o PIB da Tunísia foi de US $ 43 Bilhões e seu PIB per capita foi de US $ 11,5 Milhares.
As exportações principais da Tunísia são Fio isolado ($1,66 Bilhões), Azeite Puro ($942 Milhões), Não malha Ternos ($862 Milhões), Crude Petroleum ($582 Milhões) e Não malha Ternos ($577 Milhões), usando o 1992 revisão da classificação HS (Sistema Harmonizado). Seus principais importações são Petróleo ($1,69 Bilhões), Petrolíferos refinados ($1,31 Bilhões), Carros ($773 Milhões), Trigo ($566 Milhões) e Equipamentos de Proteção de baixa voltagem ($393 Milhões).
Os principais destinos de exportação da Tunísiaão a França ($4,44 Bilhões), a Itália ($2,63 Bilhões), a Alemanha ($1,81 Bilhões), a Espanha($731 Milhões) e o Estados Unidos ($540 Milhões). As origens de importação de topo são a França ($3,78 Bilhões), a Itália ($3,1 Bilhões), a China ($1,69 Bilhões), a Argélia ($1,54 Bilhões) e a Alemanha ($1,51 Bilhões).
A Tunísia faz fronteira com a Argélia e a Líbia por terra e a Itália por mar.

Cultura:Tunísia é um país de cultura diversificada, pois embora de maioria étnica cartaginense, eles são muitos tolerantes quanto às culturas de seus irmãos bérberes, islâmicas e genovesas. Basicamente a cultura tunisiana pode ser resumida como: "mesquitas, bazares abarrotados de quinquilharia, e uma incompreensível vontade de embarcarem em toda modinha européia e serem por isso discriminados por fundamentalistas islâmicos que acham esses ocidentais todos frutos do capeta"
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tun%C3%ADsia
http://xisspee.blogspot.com.br/2006/05/vegetao-da-tunsia.html
http://xisspee.blogspot.com.br/2006/05/clima-relevo-e-hidrografia-da-tunsia.html
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/tunisia.htm
http://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/tun/
http://desciclopedia.org/wiki/Cultura_da_Tun%C3%ADsia

Aluna- Lyntina Pereira Ribeiro
Turma- 9° ano (A)




Nenhum comentário:

Postar um comentário