domingo, 21 de maio de 2017

Sudão

Sudão


                                  


    
                                  Localização:



Sudão é limitado pelo Egito, Mar Vermelho, Arábia Saudita, Eritreia, Etiópia, Sudão do Sul,
República Centro Africana, Chade e Líbia. As capitais são Cartum e Juba

Clima:


















No Sudão os desertos da Núbia e da líbia o clima árido predomina mais ao norte. Enquanto o sul está coberto por savanas e florestas tropicais. A bacia do rio Nilo, que atravessa o território do Sudão, é fonte de energia elétrica e de irrigação.

                                            Vegetação:

Existem muitos cactos lá, sendo este até um símbolo nacional. Há alguns pedacinhos no sul do país com Sael e savana, mas foi quase todo assaltado pelo Sudão do sul


                                           Fauna:













Mais concentrada no sul, a fauna sudanesa consiste em leões, leopardos, guepardos, crocodilos, elefantes, girafas, zebras, chimpanzés e rinocerontes. O Sudão tem várias áreas protegidas para abrigar esses animais.

                                        Economia:











A sua moeda é o Dinar Sudanês. A economia do país tem sido impulsionada pela grande riqueza do solo, na qual há a exploração de petróleo, gás natural, ouro, urânio, cobre, níquel, chumbo etc.
IDH - 0,39.
PIB - 58,4 bilhões de dólares.
PIB Per Capita - 1.443 Dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI e ONU.

                                         Cultura:















religião é um aspecto importante no país do Sudão, a maioria das pessoas são animistascristãos ou muçulmanos. Um pouco mais da metade da população do Sudão era muçulmana, no início dos anos 1990. A maior parte dos muçulmanos, talvez 90%, viviam no norte do país, onde eles constituíam 75% ou mais da população. Dados sobre cristãos eram menos fiáveis; estimativas variavam de 4 a 10% da população. Pelo menos um terço dos sudaneses ainda eram ligados as religiões indígenas dos seus antepassados. A maioria dos cristãos sudaneses e seguidores de sistemas locais religiosos viviam no sul do Sudão. A Cultura Sudanesa mostra os comportamentos, práticas e crenças de cerca de 578 tribos, comunicando-se em 145 línguas diferentes, numa região microcósmica da África.         

                                      Culinária:

A cozinha sudanesa tem como base a fasoolinya (um guisado de feijão servido com pão) e a dura (milho ou mijo). Também têm pratos feitos com carne, como o kibda (fígado), o shojea (carne à parrilha), kebabs, kalawi (rins), lahma (sopa de carne) e gammonia (estômago de ovelha guisado). 

Bebidas

O álcool está proibido, e entre as bebidas mais populares encontra-se o lavam (leite quente adoçada), shai saada (chá preto, as vezes com espesiarias), e shai bi-nana (chá doce de hortelã). Também existem vários tipos de café. Água debe ser engarrafada.

Referências Bibliográficas:








Aluno: Luiz Fernando Chaves Fernandes
Série: 9° ano "A"

Nenhum comentário:

Postar um comentário