sábado, 20 de maio de 2017

Burkina Fasso

       
         Para começar a falar sobre esse país subdesenvolvido não industrializado, que é Burkina Fasso, de acordo com a DIT (Divisão Internacional do Trabalho), precisamos conhecer a sua bandeira.
Bandeira de Burkina Faso com a forma do país.
Localização:

Burkina Fasso é um país da África Ocidental que não é banhado por um oceano ou por um mar e possui um território de 274.200 km², um pouco maior que o estado de São Paulo. Ele possui fronteiras com Mali ao norte e oeste, Níger a oeste, Costa do Marfim, Gana, Togo e Benim ao sul e estende-se entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné, a sul da curva do rio Níger.

Relevo:      

No relevo de Burkina Fasso predominam as planícies salpicadas por pequenos morros, com um índice médio de altitude considerado baixo, entre 300 e 400 metros de altura. A vegetação predominante é a Savana, mais verde e abundante no sul do país, com um norte mais desértico em função da proximidade com o deserto do Saara. Os recursos naturais mais abundantes são o calcário, o ouro, o cobre e o manganês.
Savana de Burkina Fasso.
Clima:
                      
O clima de Burkina Fasso é tropical; caracterizado por altas temperaturas e dividido em duas estações: a de seca, entre Novembro e Março, e a de chuva, entre Abril e Outubro. A região do Sahel é mais árida com menos de 500 mm de precipitação e com um clima semidesértico. No centro , zona climática sudanês-sahel, as chuvas são de 500 à 900 milimetros por ano. Ao sul, zona sudanês-guineese, as chuvas são acima de 900 mm por ano.

Hidrografia:
       
Burkina Fasso é banhado por vários rios, lagos e barragens. O rio mais longo é o Mouhoun a Oeste do Burkina Faso. Depois de receber as águas do Sourou (seu afluente), vai encontrar-se com o Nakambé em Gana para formar o imenso lago Volta. O Nazinon e o Nakambé atravessam o Centro do país, de norte a sul. O Nakambé é alimentado pelos lagos Bam, Dem e Sian. Mais a Oeste o rio Comoé, que se comunica com o lago de Tengrela, entra na Costa do Marfim.Várias barragens (Kompienga, Ziga, Bagré) permitem abastecer as grandes aglomerações com água corrente.

Hidrografia de Burkina Fasso.



Aspectos sociais:

Entre 1894 e 1904, exércitos da França invadiram o território de Bukina Fasso com muita violência, devastando tribos, casas, plantações e rebanhos ali estabelecidos. A independência do país só foi obtida em 1960. A partir daí, a história do país registra uma série de golpes militares, incluindo aquele que colocou o atual presidente no poder, Blaise Compaore. Desde então, o capitão Compaore vem exercendo o poder em Burkina, controlando as instituições do país e ganhando todas as eleições promovidas até então. Ao entrar em seu 25º ano de governo, Compaore promete deixar o governo, mas tenta realizar uma emenda na Constituição para poder continuar no governo e, assim, acaba por gerar várias revoltas no país.



O país possui cerca de 17,4 milhões de habitantes, sendo 74% dela rural e 26% urbana, apresentando, assim, uma elevada densidade demográfica (64 hab/km²). A população é dividida em dezenas de diferentes troncos, dos quais os preponderantes são os mossi, com cerca de 40% do quantitativo de pessoas residentes no país. A elevada pobreza e desnutrição, somadas aos baixíssimos índices de alfabetização e distribuição de renda, colaboram para que esse país apresente um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, estando em 183º lugar entre 186 países.

Cultura:

Como a maioria das nações africanas, os Burkinabês são muito ligados à dança, música e celebrações religiosas. Em tais eventos e uso ritual das máscaras é quase obrigatório, as máscaras são usadas para rituais e sacrifícios aos deuses.
Máscaras da cultura do país.
Atualmente, existem episódios da história moderna Burkinabe que se tornaram parte da cultura, uma vez que é a celebração da independência nacional e feriado revolução Sankara: Em 11 de dezembro de 1959, foi proclamada a República e em 5 de agosto 1960, Alto Volta se tornou independente. Revolução é homenageado no dia 4 de agosto, quando Thomas Sankara chegou ao poder em 1983. Sua morte em 1987 é lembrado em 15 de outubro.
Outros aspectos culturais importantes estão segurando a realeza e festivais anuais. Todas as manhãs sexta-feira o Naaba Mogho rei de Ouagadougou, faz uma aparição pública em frente ao tribunal palácio. Uma introdução mais moderna são a máscara procissões carnaval em Ouagadougou e Dodo Salou. Cultura Semana Nacional (SNC) é realizado anualmente em Bobo Dioulasso. Todos juntos há expressões artísticas: teatro, música, dança, escultura, literatura e cinema de todo o país, juntamente com exposições, concursos de culinária, corridas de cavalos, e luta tradicional.
Crianças apresentando histórias.

Outro aspecto da cultura Burkinabe está passando histórias de geração em geração, leva isso porque a maioria da população era analfabeta em algum momento e foi por isso que era melhor para passar as histórias e lendas de boca boca.
 teatro popular em Ouagadougou, a capital de Burkina Faso, é um centro de eventos sociais e culturais para o país, pois hospeda o Festival de cinema Pan-Africano chamado FESPACO, que é um mundo-renomado dos negócios.

FESPACO 2015



Os mitos da origem das máscaras de Burkina Faso são similares entre as diferentes etnias que compõem a população do país. Acredita-se que as máscaras são celestiais e que chegaram à região descendo do céu. Ligadas à história de cada sociedade, elas são símbolos de forças sobrenaturais, sendo nas crenças locais, um intermediário entre o homem e a divindade suprema.

Economia:

Burkina Faso é um dos países mais pobres do mundo, com uma renda média per capita de € 250 (US $ 300). Mais de 80% da população depende da agricultura de subsistência ,assim, apenas uma pequena fração esta diretamente envolvida na indústria e serviços. Solos pobres, a falta de comunicação adequada, a baixa taxa de alfabetização e uma economia estagnada são problemas de longa data que tornam o país uma local ruim para se investir. A economia de exportação também está sujeito a variações nos preços mundiais.

O sistema financeiro de Burkina Faso é responsável por 30% do PIB e é dominado pelo setor bancário, que responde por 90% do total de ativos do sistema financeiro. Onze bancos  e cinco instituições financeiras não bancárias operam no país.

O setor bancário é altamente concentrado, com os três maiores bancos segurando quase 60% do total de ativos do setor financeiro. Os bancos são geralmente bem capitalizados, mas continuam vulneráveis ​​devido à sua excessiva exposição ao setor do algodão, cujos preços estão sujeitos a flutuações significativas. 


Cartão de um dos bancos que funcionam em Burkina Fasso.


Burkina Fasso tem como moeda o Franco CFA, seu PIB é de 7.139 milhões de dólares, seu PIB per capta é de 483 dólares, e, por fim, Burkina Fasso mantém relações exteriores com: o Banco Mundial, o FMI, a OMC, a ONU e a UA.

Curiosidades:

  • Fome versus nojo:

Mais da metade das crianças sofrem de má nutrição. Um agroquímico criou uma startup para resolver o problema. A sugestão? Comer lagartas das árvores de karité. O animal tem alto índice proteico (63%) e é rico em ferro e ômega 3.

  • O futuro falhou:

Inaugurado em 2002, o bizarro Monumento dos Mártires da Revolução deveria ser o marco zero de um novo bairro na capital, Ouagadougou, que representaria o “futuro” do país. Infelizmente que o projeto não pegou.

  • Traz o dicionário!

O idioma oficial é o francês, mas há outros nativos também, como o moré, o dioula e o fulfulde. “Burkina” quer dizer “honra” em moré e “Fasso” significa “terra” em dioula. Quem nasce lá é “burkinabé”, porque o sufixo “bé”, em fulfulde, indica “povo”.

Por Luís Humberto R. Tenório (nº 23)

Sala: 9º ano A

Referencias Bibliográficas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário