sexta-feira, 26 de maio de 2017

Serra Leoa

Geográfia:


Está localizada na costa oeste da África, situada principalmente entre as latitudes 7° e 10° N (a pequena área fica ao sul do 7°) e longitudes 10° e 14° W. O país faz fronteira com a Guiné ao norte e nordeste, a Libéria ao sul e sudeste, e o Oceano Atlântico a oeste. A área total é de 71.740 km², sendo 71.620 km² de superfície terrestre e 120 km² de água.O país tem quatro regiões geográficas distintas. No leste predomina o planalto, intercalado com altas montanhas, onde o Monte Bintumani - ponto mais elevado do país - atinge 1.948 metros. A parte superior da bacia de drenagem do rio Moa está localizado no sul da região.

O centro do país é uma região de planícies de baixa altitude, que contêm florestas, matas e campos agrícolas, que ocupa cerca de 43% da área terrestre da Serra Leoa. A parte norte desta foi classificada pelo World Wildlife Fund, como parte da ecorregião guineense mosaico floresta-savana, enquanto o sul é dominado por planícies florestadas de chuva e terra. Serra Leoa tem cerca de 400 quilômetros de limites com o Oceano Atlântico, dando-lhe recursos marinhos abundantes e um potencial turístico. A costa litorânea tem áreas de baixa altitude e pântano. A região que encobre a capital do país fica em uma península costeira, situada ao lado do Porto Nacional da Serra Leoa.
O clima do país é o tropical, com duas estações definidas que determinam o ciclo agrícola: a estação chuvosa, de maio a novembro, e uma estação seca de dezembro a abril, quando ventos frescos e secos sopram do Deserto do Saara. A temperatura mínima média é de 16° C e a máxima média é de 36° C, sendo que a temperatura média fica em torno de 26° C.
O país de divide em quatro regiões geográficas: Província do Norte, Província Oriental, Província do Sul e a Área do Oeste; que são subdivididas em quatorze distritos. 
Fauna e Flora:
O norte é coberto por pastagens, e florestas crescem nas colinas e montanhas. As palmeiras são comuns na paisagem. A fauna do país conta com macacoschimpanzésleopardosporcos-espinhosantílopes e crocodilos.
Até 2002, a Serra Leoa não dispunha de um sistema de manejo florestal devido à guerra civil que causou dezenas de milhares de mortes. As taxas de desmatamento aumentaram 7,3% desde o fim da guerra civil. Por força de lei, desde 2003 há 55 áreas protegidas, encobrindo 4,5% do território de Serra Leoa. O país tem 2.090 espécies conhecidas de plantas superiores, 147 mamíferos, 626 aves, 67 répteis, 35 anfíbios e 99 espécies de peixes.
A Fundação para a Justiça Ambiental documentou que o número de pescas ilegais em navios nas águas de Serra Leoa se multiplicaram nos últimos anos. A quantidade de pesca ilegal tem empobrecido significativamente unidades populacionais de peixes, privando as comunidades piscatórias locais de um importante recurso para a sobrevivência. A situação é particularmente grave, uma vez que a pesca constitui a única fonte de renda para muitas comunidades em um país que ainda se recupera de mais de uma década de guerra civil.
Em junho de 2005, a Sociedade Real para a Protecção das Aves (RSPB) e a Bird Life Internacional concordaram em apoiar o setor conservacionista sustentável de Serra Leoa, em projetos de desenvolvimento florestal no sudeste do país, um importante fragmento da sobrevivência da floresta tropical em Serra Leoa.



História:

Original 1754 map of “The Bay of Sierra Leone”
Isolada pelo oceano, a região em que se localiza Serra Leoa permaneceu afastada da influência dos grandes impérios que se estabeleceram no alto Níger por volta do ano 1000.Os povos que a habitavam encontravam-se então divididos em pequenos Estados independentes. Por volta do século XV, migrações de etnias sudanesas deslocaram para ilhas e zonas florestais os povos autóctones, entre os quais os bulons, fixados na região desde tempos imemoriais.
O português Pedro de Sintra descobriu as costas do país, que fazia parte do reino dos Sapes, em 1460.
A presença européia no território data de 1462, quando os portugueses exploraram o litoral e fundaram as primeiras feitorias. Ainda hoje persistem edifícios construídos pelos portugueses. No século XVI, guerreiros mandingas, de origem mandé, vindos do interior, invadiram a região e forneceram escravos aos negreiros europeus. Em pouco tempo a área se tornou objeto de acirrada disputa comercial entre os traficantes de escravos portugueses, franceses, ingleses, holandeses, dinamarqueses e prussianos

No século XVII, os comerciantes ingleses expulsaram os portugueses e em 1787, após campanha antiescravagista, uma organização abolicionista britânica fundou o núcleo que se tornaria a cidade de Freetown, para onde trasladou várias centenas de escravos libertos na Nova Inglaterra (EUA) e Antilhas que haviam buscado refúgio na Grã-Bretanha. 

A Companhia de Serra Leoa foi criada em 1791 com a finalidade de governar a colônia, tarefa que desempenhou até 1808. O porto local oferecia grande segurança e quando o Parlamento de Londres declarou ilegal o tráfico de escravos, em 1807, o governo britânico ali instalou uma base naval para o lançamento de operações contra as atividades dos traficantes.
Ilustração de 1856 da cidade de Freetown, para onde foram levados os primeiros escravos libertos da Nova Inglaterra e das Antilhas.
Em 1896, depois de vencer a resistência armada das tribos do interior, a Grã-Bretanha proclamou o protetorado sobre as demais regiões do território, distinto da colônia, e as fronteiras com a Libéria e a Guiné são fixadas.
Em 1924, o país recebe uma Constituição, substituída por outra de 1947. Em 1951, a Constituição converteu Serra Leoa em Estado unitário.
Em 1924, o país recebe uma Constituição, substituída por outra de 1947. Em 1951, a Constituição converteu Serra Leoa em Estado unitário. Colônia e protetorado foram unificados em 1960.
Em 1961, dentro do processo de descolonização, a independência foi conquistada e o país passou a integrar a Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth). A Constituição garantia o direito de voto para as mulheres. No entanto, o governo ficou nas mãos de uma oligarquia dirigida por Sir Milton Margai, apoiado pelos ingleses.
Em 1996, o presidente Valentine Strasser foi deposto por um golpe militar, assumindo o governo o brigadeiro Lulius Maada Bio. As urnas levaram à presidência Ahmad Tejan Kabbah, do Partido do Povo de Serra Leoa, que governara com Margai entre 1961 e 1967. Mas, as atividades de grupos guerrilheiros, como a Frente Revolucionária Unida, mantiveram o estado de guerra interna que levou ao golpe de Estado do major Johnny Paul Koroma, que depôs o presidente Kabbah em maio de 1997. Uma intervenção das vizinhas Guiné e Nigéria, que chegaram a bombardear Freetown em junho desse ano, fracassou na tentativa de devolver o poder a Kabbah, enquanto Koroma endurecia sua posição suspendendo a Constituição e proibindo os partidos políticos.

Guerra Civil de Serra Leoa começou em 1991, pela Frente Revolucionária Unida (FRU), sob comando de Foday Sankoh, que lutava para derrubar o governo central do país. Dezenas de milhares de pessoas morreram e mais de 2 milhões de pessoas (bem mais de um terço da população) foram deslocadas por causa dos 11 anos de conflito. Os países vizinhos tornaram-se abrigo para os refugiados que tentavam escapar da guerra civil. O conflito tornou-se conhecido por muitos dos massacres, amputações de membros, uso massivo de crianças-soldado e tráfico de diamantes de sangue como um método de financiamento das forças rebeldes. A guerra foi declarada oficialmente como encerrada em 18 de janeiro de 2002. 
Se quiser saber mais click aqui para assistir ''Documentário: Diamantes de Sangue''




Política:

Brasão de Serra Leoa

O Governo de Serra Leoa é a autoridade governante do República de Serra Leoa, conforme estabelecido pela Constituição de 1991. O Estado é dividido em três poderes: o executivo, legislativo e o judiciário. A sede do governo é na capital Freetown.

O poder executivo é exercido pelo presidente. 
O poder legislativo é exercido pela Parlamento da Serra Leoa.O Parlamento possui 80 membros eleitos por voto direto para mandato de 5 anos.
O Judiciário da Serra Leoa é independente do executivo e legislativo.

Os direitos civis e liberdade de religião são respeitados. A imprensa crítica continua a operar, embora o governo tenha intervido por supostas reportagens imprecisas, utilizando o 1965 Public Order Act, que criminaliza a difamação.

O país é dividido em 149 tribos, cuja liderança é hereditária, e a união das tribos elege o governo local. O Banco Mundial patrocinou a criação de conselhos locais eleitos em 2004 .

Economia: 



Após anos de ocupação colonial e de guerra civil, é ,nos dias de hoje, o país mais pobre do mundo apesar de ter importantes fontes de riqueza, como os diamantes, a agricultura e a pesca. No primeiro dos casos, a exportação ilegal clandestina foi responsável por eliminar qualquer possibilidade de distribuição da riqueza. E no que diz respeito á agricultura e á pesca, o fato do país acabar de sair de uma cruel guerra civil, limitou drasticamente o desenvolvimento dessas atividades.
É a 160º maior economia de exportação no mundo e na economia mais complexa 56º acordo com o Índice de Complexidade Econômico (ICE). Em 2015, a Serra Leoa exportou US $ 582 Milhões e importou US $ 1,9 Bilhões, resultando em um saldo comercial positivo de US $ 1,32 Bilhões. Em 2015, o PIB da Serra Leoa foi de US $ 4,21 Bilhões e seu PIB per capita foi de US $ 1,57 Milhares. Sua moeda é o Leone.


As exportações principais da Serra Leoa são diamantes ($127 Milhões), minério de ferro ($122 Milhões), titanium ore ($105 Milhões), usando o 1992 revisão da classificação HS (Sistema Harmonizado). Seus principais importações são petrolíferos refinados ($175 Milhões), cocos, castanha do Brasil, castanha de caju e ($131 Milhões), Arroz ($97,3 Milhões), Carros ($70,2 Milhões) e Telefones ($56,9 Milhões).
Os principais destinos de exportação da Serra Leoaão Bélgica-Luxemburgo ($144 Milhões), a China ($143 Milhões), a Romênia ($54,2 Milhões), o Estados Unidos ($37,5 Milhões) e a Holanda ($34,2 Milhões). As origens de importação de topo são a China ($303 Milhões), o Reino Unido ($233 Milhões), o Emirados Árabes Unidos ($217 Milhões), a Índia ($92,8 Milhões) e o Estados Unidos ($83,8 Milhões).

Prevê-se que o pais se vire gradualmente para o futuro e que invista no turismo para que o mesmo e converta numa peça básica da sua economia. Atualmente esta atividade ainda têm pouca influência na economia deste país

Serra Leoa é um dos países mais pobres do mundo, com imensa desigualdade na distribuição de renda.



Infraestrutura: 



  • Saúde:






Serra Leoa é um dos países onde décadas de ajuda humanitária não melhoraram a qualidade de vida da população. A nação é um exemplo de dependência da caridade: 60% dos gastos públicos são cobertos por governos estrangeiros e organizações não-governamentais.


Além disso, o sistema de saúde pública é um desastre e o governo, instável. Alguns temem que Serra Leoa possa se tornar outra Somália.

O país tem a segunda maior taxa de mortalidade infantil do mundo, atrás apenas da Angola – até o Afeganistão tem números melhores. A ONU diz que uma em cada oito mulheres morre no parto; nos EUA, a taxa é de 1 em cada 4.800. A expectativa de vida em Serra Leoa é de 41 anos; em Bangladesh, outra nação miserável, de 60 anos.

A crise mais imediata, porém, está na saúde pública. O país tem apenas dois pediatras e quatro obstetras. O salário pago pelo governo para médicos é de cerca de US$ 100 por mês ou US$ 200 para especialistas. Enfermeiras experientes ganham US$ 80. As remunerações são as mais baixas do mundo – médicos na Etiópia, Libéria e no Nepal ganham 4 vezes mais do que isso.
De acordo com estimativas de 2010, as taxas de mortalidade materna no país estão entre as mais altas do mundo, ocupando a 5ª posição (empatado com a República Centro-Africana), com 890 mortes a cada 100.000 nascidos vivos. O país sofre de surtos epidêmicos de doenças como febre amarelacólerameningitefebre de Lassa e malária. A prevalência de HIV/AIDS na população é de 1,6%, superior à média mundial de 1%, mas inferior à média de 6,1 % na África Subsaariana. ebola é muito recorrente e o país enfrenta uma epidemia de ebola. É um dos locais do mundo com maior prevalência desta doença, juntamente com a República Democrática do CongoSudãoUganda e Sudão do Sul.
Ebola no país

Serra Leoa, que recebeu críticas por algumas medidas extremas que adotou para erradicar o vírus, como o confinamento de toda a população em setembro de 2014 e em março de 2015, sofreu os efeitos devastadores da batalha contra a doença.

Além das perdas humanas, a epidemia teve um efeito devastador sobre a economia do país, cenário de uma das guerras civis mais violentas do continente africano, que deixou 120.000 mortos e milhares de mutilados entre 1991 e 2002.
Segundo o Banco Mundial, a economia do país deve registrar perdas de pelo menos 1,4 bilhão de dólares este ano e uma recessão sem precedentes de 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Além do impacto econômico da epidemia, o país também foi afetado pela queda do preço do ferro e a baixa no setor de mineração, já que os investidores internacionais fugiram do país por medo do vírus



  • Educação:


Educação em Serra Leoa é legalmente exigida para todas as crianças a partir dos seis anos no ensino primário, e três anos de ensino secundário geral. Entretanto, a falta de escolas e professores tem feito a execução impossível. 
O analfabetismo atinge aproximadamente dois terços da população adulta do país. Durante a guerra civil que desolou o país, 1.270 escolas primárias foram destruídas, o que resultou em 67% de crianças em idade escolar vivendo fora das instituições de ensino. Desde então, a educação tem atingido resultados consideráveis nos últimos anos, com a duplicação das matrículas nas escolas primárias entre 2001 e 2005, e a reconstrução de muitas escolas, desde o fim da guerra. Os estudantes de escolas primárias possuem geralmente, idades entre 6 a 12 anos, e nas escolas secundárias, a idade escolar varia entre 13 a 18 anos. A educação primária é gratuita e obrigatória, sendo oferecida em escolas públicas.
Em Serra Leoa, há três universidades: Fourah Bay College, fundada em 1827 (a mais antiga universidade na África Ocidental), a Universidade de Makeni (estabelecida inicialmente em setembro de 2005, e o Instituto de Fátima, que recebeu o estatuto de universidade em agosto de 2009, e assumiu o nome de University Makeni, ou Unimak). Há ainda, a Universidade Njala, localizada no distrito de Bo, estabelecida como Estação Agrícola Experimental em 1910 e tornando-se uma universidade em 2005. faculdades de formação de professores e seminários religiosos são encontrados em muitas partes do país.
A situação melhorou consideravelmente desde então, com a duplicação de matrículas em escolas primárias entre 2001 e 2005 e a reconstrução de muitas escolas desde o fim da guerra.





  • Turismo:

turismo em Serra Leoa é um importante meio de serviços nacional. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 8.000 habitantes de Serra Leoa são empregados no área do turismo, com um número crescente de postos de trabalho que deverão ser criados nos próximos anos. O principal meio de entrada no país é o Aeroporto Internacional de Freetown. Praias e outras paisagens naturais são os maiores atrativos turísticos do país.

Pontos turísticos:


Bo
Embora a cidade em si não tenha muitos atrativos, ela é o ponto de partida para quem quer conhecer as Reservas Naturais de Kenema e de Ilha de Tiwai, que são ambas muito interessantes pela natureza.
Freetown
Localizado numa península montanhosa, possui algumas praias de areia dourada bastante apreciadas. O Museu Nacional possui uma excelente coleção de artefatos tribais Nomolis. Próximo à cidade há algumas reservas naturais, onde podem ser vistos diversos animais, como antílopes, javalis, búfalo d`água, e ocasionalmente elefantes e hipopótamos anões.
A capital de Serra Leona costumava ser um caos antes de 1992, quando os novos governantes do país decidiram fazer melhoras para os turistas porém, sobretudo para os nativos. Sem ser uma cidade acolhedora (nenhuma capital africana é), é uma cidade onde pode-se encontrar coisas para fazer e lugares para se ver.
Entre as atrações de Freetowm destaca-se o Cottom Tree (árvore do algodão), com seus mais de 500 anos de existência e alguns expoentes da arquitetura colonial britânica, como os Law Courts (julgados), o Museu Nacional (com uma grande coleção de máscaras) e o City Hotel (hoje convertido em um centro noturno).
Para misturar-se com os nativos, nada melhor que dar um passeio por dois dos mercados mais barulhentos e divertidos de Freetown: King Jimmy Market e Basket Market, onde pode-se encontrar desde imensas frigideiras a crânios de macacos.
Freetowm extende-se ao extremo norte de uma península montanhosa de 40 quilômetros de longitude onde encontram-se algumas das melhores praias da África. Entre elas destaca-se as de Luley, Lakka e Hamilton, relativamente tranquilas e inexploradas. Porém, a melhor de todas é River Beach, que apesar de ser a mais visitada pelos turistas, ainda oferece cabanas de praia por três dólares ao dia.

Kabala

Kabala é a maior cidade do norte do país: tranquila, devagar, amistosa e hospitaleira. As colinas próximas, cheias de torrentes e cascatas, proporcionam um marco idílico para caminhadas. A melhor das colinas para este propósito é Gbawuria Hill.

PARQUES E RESERVAS NACIONALES

MOUNT BINTUMANI
O Monte Bintumani encontra-se na reserva de Loma Mountains Forest, e com seus 1950 metros é o cume mais alto da África Ocidental. A paisagem é selvagem e é aconselhável ver chimpanzés. As excursões a este monte costumam requerer a ajuda de um guia.

O SANTUÁRIO DE VIDA SELVAGEM MAMUNTA – MAIOSO
É uma pequena reserva (20 quilômetros quadrados) que, como seu nome indica, é refúgio natural de muitas espécies de aves, pequenos mamíferos e uma rara espécie de crocodilos de morro corto. Possui um centro para visitantes e seu acesso é livre, embora os donativos dos turistas asseguram sua conservação.

PARQUE NACIONAL OUTAMBA-KILIMI
Situado ao noroeste de Serra Leona, este parque de difícil acesso (é difícil chegar a ele sem um veículo 4 x 4).
Pode-se encontrar nele diversas paisagens: extensas pradarias, planícies úmidas e selva, separados entre eles por vários rios.


  • Cultura:

Os Mende e Temne e seus grupos afins têm um sistema de sociedades secretas que encarregou-se através dos séculos de transmitir a cultura das diferentes tribos. Estas são inculcadas aos membros de cada grupo desde a infância. Por este secredismo a maioria das atividades culturais estão vedadas ao estranho.
Se tiver a sorte de presenciar alguns dos bailes ou cerimônias rituais, vale a pena insinuar um leve suborno a fim de poder fotografá-los.

GASTRONOMIA

A cozinha de Serra Leoa é das melhores da África Ocidental. O prato mais típico é o arroz e plasas, que é um molho feito com batatas ou folhas de tapioca machacadas, cozinhadas com óleo de palma e acompanhado de peixe ou vitela. Outros pratos tradicionais são o molho de kimbombó, o guisado de amendoim e a sopa de pimentão.


COMPRAS

O melhor lugar para levar-se uma lembrança em Serra Leoa é o Vitória Market, onde pode-se adquirir alguns dos produtos mais típicos do artesanato nacional, como o country cloth (um tecido de algodão, tingido com tintas naturais com o que se fazem vestidos e lençóis), e o gara (um tecido mais fino e colorido sinteticamente). Estes tecidos compram-se por lapas; uma lapa equivale aproximadamente, a um metro e meio.

Outros artigos que pode-se comprar nos mercados são as talhas em pedras e as máscaras.




Curiosidades:

  • O nome do país foi dado pelo explorador luso, que chamou Serra Leoa a um monte e a toda a costa por ele descoberta. O nome deriva da semelhança que a serra tinha com uma leoa ao ser avistada ao longe do mar. Para além disso, o trovejar na época das chuvas assemelhava-se ao rugido do animal.
  • O país foi considerado pela ONU, em 1997, o menos desenvolvido do mundo, apesar das suas riquezas naturais.
  • A Serra Leoa é também conhecida pela infelicidade de possuir inúmeras minas de diamantes, que foram responsáveis por inúmeras mortes e revoluções que quase levaram o país ao extremínio. Hoje em dia muitas marcas ficaram, e mesmo após o afirmarem o fim do tráfico de diamantes, ainda hoje é possível encontrarem-se minas abertas onde ainda se escravizam centanas de pessoas (incluindo crianças).



Dados:


Extensão territorial: 71.740 km².

Localização: África Ocidental.


Capital: Freetown.


Clima: Equatorial chuvoso.


Governo: República presidencialista.


Presidente: Ahmad Tejan Kabbah.


Divisão administrativa: 4 regiões.


Idiomas: Inglês (oficial), crioulo, mende, limba, temne.


Religião: Islamismo 45,9%, crenças tradicionais 40,4%, cristianismo 11,5%, sem religião 2%, outras 0,3%.


População: 5.696.471habitantes. (Homens: 2.774.304; Mulheres: 2.922.167).


Composição Étnica: Mendes 34,6%, temnes 31,7%, limbras 8,4%, conos 5,2%, bulones 3,7%, peules 3,7%, corancos 3,5%, ialuncas 3,5%, quisis 2,3%, outros 3,4%.


Densidade demográfica: 78 hab/km².


Taxa média anual de crescimento populacional: 4,23%.


População residente em área urbana: 38,05%.


População residente em área rural: 61,95%.


População subnutrida: 47%.


Esperança de vida ao nascer: 42,1 anos.


Domicílios com acesso a água potável: 53%.


Domicílios com acesso a rede sanitária: 11%.


Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,317 (baixo).


Moeda: Leone.


Produto Interno Bruto (PIB): 1,935 milhões de US$.


PIB per capita: 330 de US$.


Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, UA.




.

Bibliográfia:

Notas finais:

Obrigada pela atenção! Espero que tenha encontrado as informações que procurava!
Aluna: Kamilly Hury Rêgo Soares
Série: 9 ano B 

Nenhum comentário:

Postar um comentário