sexta-feira, 26 de maio de 2017

República Democrática do Congo

República Democrática do Congo 
Resultado de imagem para bandeira república democratica do congo

I - ASPECTOS FÍSICOS:
·        Floresta do Congo: A Floresta do Congo é uma floresta tropical e equatorial que está situada no continente africano. É considerada uma das mais antigas do mundo e a segunda maior floresta tropical do mundo, depois da Floresta Amazônica. Ela apresenta uma área total de aproximadamente 1.800.000 km² e abriga uma vasta biodiversidade.

·        Relevo, Vegetação e Hidrografia: O Relevo encontrado na Floresta do Congo é bem heterogêneo, apresentado áreas de planícies e planaltos, com uma área acidentada e com presença de montanhas. A Bacia do rio Congo é a mais importante bacia hidrográfica da região que engloba o rio Congo (o segundo maior e mais importante da África) e seus diversos afluentes dos quais se destacam: rio Cassai, rio Lomami, rio Lowa, rio Oubangui, e rio Ubangui. A Flora presente é muito vasta, abrigando cerca de 10 mil espécies vegetais, das quais se destacam as árvores de grande porte, tal qual as palmeiras, o cedro vermelho, o mogno e o carvalho.

Floresta do Congo Floresta do Congo

II – LOCALIZAÇÃO
Resultado de imagem para localização republica democratica do congo

·        A República Democrática do Congo, é um dos maiores países da África. Localiza-se no Centro-Sul do continente.
·        É delimitada a norte pela República Centro- Africana, a este pelo Uganda Ruanda, Burandi e Tanzânia, a sul pela Zãmbia e por Angola, finalmente, a oeste pelo Congo e pelo Oceano Atlântico. Tem como capital a cidade Kinshasa. 

III – CLIMA:
·        O clima predominante na Floresta do Congo é o clima tropical, posto que está localizada próximo da linha do Equador. Formada por uma floresta densa, as temperaturas são bem elevadas.
Uma vez que ocupa grande área, o clima pode variar em relação a umidade, visto que próximo do Oceano Atlântico, ou seja, na porção oeste da Floresta, o clima tende a ser mais úmido que nas regiões continentais.

Resultado de imagem para clima da republica democratica do congo

IV – HISTÓRIA:
·        Colonização: Foi o Antigo Congo Médio, pertencente à África Equatorial Francesa, que em 1958 optou em um referendum pela autonomia e em 1960 obteve a independência. A República do Congo já era conhecida pelos navegantes portugueses no século XV, e durante os séculos XVII e XVIII, foi cenário da atividade de companhias comerciais francesas dedicadas ao comércio de escravos e marfim. Após um pequeno intervalo, França volta à zona e em 1880 o explorador francês, de origem italiana, Savorgnam di Brazzo inicia a exploração. Cinco anos mais tarde o Congresso de Berlim reconhece os direitos dos franceses sobre o território com categoria de colônia. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, o Congo Médio se declara partidário do general De Gaulle e Brazzaville converte num centro político importante.
Independência: No dia 15 de agosto de 1960 atinge a independência com Youlou na frente; em 1963 é obrigado a admitir a raíz de uma revolta conjunta das forças armadas e os sindicatos. Nesse mesmo ano é eleito presidente Debat, derrotado em 1965 e substituido por Racul. Com o golpe militar de 1968 segue o acercamento à política chinesa     com a instauração em 1970 da República Popular do Congo. Em 1979 o general Denis Sassom abre a via para o multi-partidismo depois de 20 anos de governo marxista-lenilista com o PCT na frente. Em 1991 assume as funções de chefe de estado o independente A. Milango. No ano seguinte a Constituição é aprovada, concretamente em 15 de março de 1992. Na atualidade o presidente do Congo é Pascal Lissouba, eleito desde o ano de 1992. Seu primeiro ministro, David Charles Ganao, lidera o governo desde o ano de 1996. 

Imagem relacionada

V- DADOS DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO:

  • ·        Extensão territorial: 2.344.858 km².
  • ·        Localização: África.
  • ·        Capital: Kinshasa.
  • ·        Clima: Equatorial chuvoso.
  • ·        Governo: República presidencialista.
  • ·        Divisão administrativa: 26 províncias.
  • ·        Idioma: Francês (oficial), dialetos bantos.
  • ·        População: 66.020.365 habitantes. (Homens: 32.717.617; Mulheres: 33.302.748).
  • ·        Composição Étnica: Lubas 18%, congos 16,1%, mongos 13,5%, ruandas 10,3%, zandis 6,1%, bangis e ungalas 5,8%, teques 2,7%, boas 2,3%, tchoques 1,8%, outros 23,4%.
  • ·        Densidade demográfica: 28 hab/km².
  • ·        Taxa média anual de crescimento populacional: 2,7%.
  • ·        População residente em área urbana: 34,56%.
  • ·        População residente em área rural: 65,44%.
  • ·        Analfabetismo: 32,8%.
  • ·        População subnutrida: 76%.
  • ·        Esperança de vida ao nascer: 46,1 anos.
  • ·        Domicílios com acesso a água potável: 46%.
  • ·        Domicílios com acesso a rede sanitária: 31%.
  • ·        Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,239 (baixo).
  • ·        Moeda: Franco congolês.
  • ·        Produto Interno Bruto (PIB): 11,6 bilhões de dólares.
  • ·        PIB per capita: 151 dólares
  • ·        Religião: Cristianismo 95,2% (católicos 49,7%, independentes 20,8%, protestantes 19%, outros 5,7%), outras 4,3%, sem religião 0,5%

VI- ECONOMIA:
  • A maior parte do povo se dedica á agricultura. Entre as principais culturas estão a mandioca, cana-de-açúcar, banana-de-são-tomé, milho, azeite de dendê, amendoim e arroz. O país também produz café, algodão e borracha. A segunda atividade econômica mais importante é o comércio, que depende dos ricos recursos naturais do país. A República Democrática do Congo é um dos principais produtores de diamantes do mundo. Seu território também possui reservas de petróleo, carvão, cobre, cobalto, zinco e ouro. 

Resultado de imagem para economia da republica democratica do congo  

VII – GASTRONOMIA :
  • ·         A cozinha do Congo tem sua base no frango, peixe e verduras. A situação que atravessa o país não é nada boa. Apesar de tudo, podemos citar como especialidades do país o frango pri pri, preparado com pimentão, o frango mohambe, guisado com azeite de palma, a mandioca e os deliciosos peixes e mariscos, especialmente na zona das costas.

Resultado de imagem para frango pri pri republica democratica do congo



VIII – FESTIVIDADE:
·      
 Os feriados estabelecidos na República do Congo são: 1 de Janeiro, 8 de Fevereiro, 6 de Março (Dia da Árvore), 8 de Março, 1 de Maio, 15 de Agosto (Dia Nacional da Independência), 25 e 31 de Dezembro. Celebram-se também a Sexta Feira Santa e Segunda Feira da Páscoa que são variáveis. 

Resultado de imagem para festa republica democratica do congo 

IX- CULTURA :
·       O mais destacado das manifestações culturais da República do Congo são as estátuas de madeira esculpida.
·        Boa parte de sua cultura se explica pela colonização francesa, da qual se livrou na década de 60.  

Resultado de imagem para madeira esculpida republica democratica do congo


X- POLÍTICA:
·        Forma de governo: República presidencialista (ditadura desde 1997). 
·       Divisão administrativa: 11 províncias.
·         Partidos políticos: Aliança das Forças Democráticas pela Libertação do Congo-Zaire (AFDL), Reunião Democrática do Congo-Movimento de Libertação (RCD-LM), Movimento de Libertação do Congo (MLC), Movimento dos Reformadores (RM). 
·       Legislativo: não há, suspenso desde 1997.
·         Constituição em vigor: suspensa desde 1997. 

Imagem relacionada

XI- CURIOSIDADES:
·        Os pigmeus são os habitantes de diversas tribos africanas que vivem na floresta do Congo, e são conhecidos pela baixa estatura que possuem. Um adulto pigmeu tem em média 1,50 metros de altura.
·         É um dos países mais industrializados da África. Há fábricas produzindo têxteis, sabão, bebidas, tabaco, cimento, vidro, cerveja, e refrigerantes.
·        O país conta ainda com belas praias banhadas por um oceano cheio da mais variada fauna marinha. É considerado um reino de bosques, pois o verde exuberante de suas matas é uma característica marcante em sua geografia.
·        As condições higiênicas são um importante fator para uma baixa taxa de mortalidade infantil. Ora, neste país, embora tenha havido um decréscimo, a TMI continua alta. Podemos responsabilizar a falta de saneamento básico e de agua potável o que vai ajudar ao alastramento de epidemias, ou seja, no que toca á saúde, os recém-nascidos desde país estão muito carenciados. Para piorar a situação existe a miséria, a fome aliada a uma carência de nutrientes.
·        Atualmente, o país possui a maior percentagem de população subnutrida do mundo (72 %). Em oposição ao rápido crescimento demográfico, o país tem registrado recuos no IDH, na Esperança Média de vida e na taxa de crescimento anual do PIB per capita.

REFERÊNCIAS:  
https://www.todamateria.com.br/floresta-do-congo/
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/republica-congo.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/republica-democratica-do-congo
http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Rep%C3%BAblica-Democr%C3%A1tica-do-Congo/481038
http://gesabedoria.blogspot.com.br/2013/08/curiosidades-republica-democratica-do.html
http://cultura.culturamix.com/regional/africa/cultura-do-congo
http://www.portalbrasil.net/africa_repdemocraticadocongo.htm


Aluna: Victória Suzuki 
9 ano B 







  



Nenhum comentário:

Postar um comentário