sexta-feira, 26 de maio de 2017

Togo

Apresentação



Do sorriso de uma criança, à cascata no centro da floresta, o Togo revela-se como o país dos pequenos milagres, uma pedra preciosa brilhante à beira das águas azuis do golfo do Benim na África ocidental.
É um dos países mais pequeno da África, mas não se deixe enganar, o Togo é a prova que o que é pequeno é melhor.
Dentro das fronteiras existem uma grande variedade de povos, de culturas e de esplendor natural que representam tudo o que a África ocidental tem de melhor para oferecer.



Localização e Aspectos Físicos

A República do Togo é um pequeno país localizado na porção oeste do continente africano, limitando-se a leste com Benin, ao norte com Burkina Fasso e a oeste com Gana, além de ser banhado pelo golfo da Guiné, ao sul. Possui um território de 56.785 km² com 45 km de praias rodeadas de coqueiros, e uma população de cerca de 6.771.993 indivíduos. O clima no litoral prevalece o clima equatorial úmido, enquanto na região interior é o clima tropical.O litoral é na realidade uma larga banda de terra arenosa separada do interior por toda uma série de lagunas que formam o lago Togo. No Norte, eleva-se rapidamente em direção às montanhas do centro que atingem cerca de 1000m de altura. Mais ao norte, as terras aráveis dos planatos centrais dão lugar à região destinada à criação e em seguida às savanas semi-áridas do Sahel, à margem do deserto do Sara.

         

  Aspectos Sociais


A população de Togo é composta, principalmente por grupos étnicos autóctones (99,2%) e uma pequena parte por europeus (0,8%). Seu idioma oficial é o francês mas também existe o cabiê e euê. Apesar do avanço do cristianismo e do Islão, as populações permaneceram profundamente ligadas às suas crenças animistas e aos seus costumes ancestrais. Quase todos os grupos étnicos do Togo acreditam na existência de um Ser superior ao qual se acrescenta divindades intermediárias que servem de ligação entre os homens e a divindade. È um país africano que possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo.

Economia


A economia do país é dominada pela agricultura comercial e de subsistência. A produção de culturas de subsistência e de exportação representa 47 % do PIB e faz trabalhar 65 % da população. O setor mineiro é um dos setores econômicos o mais promissor do Togo, que é o quarto produtor mundial de fósfato. Avaliadas em 60 milhões de toneladas, as reservas poderiam dar um impulso a esta indústria. Dois produtos, algodão e fosfatos representam cerca de dois terços das exportações, fazendo com que o desempenho econômico expostos a flutuações nos mercados internacionais. Através da implementação de uma política de ajustamento estrutural rigorosa, o país está recuperando gradualmente a maior liberalização macroeconômica e continuada dos equilíbrios da economia. O papel do Estado no setor produtivo foi reduzida, os monopólios dissolvidos, preços liberalizados e comércio. Além disso, estão sendo feitos esforços para diversificar as bases da economia a ser menos dependente de dois produtos de anuidade, desenvolver a indústria e atrair investidores estrangeiros, especialmente com a criação de uma zona de processamento para Exportação e reativar os países de trânsito revitalização do porto de Lomé. Favorecido por seus países costeiros situação, Togo desenvolveu um sistema de transporte bastante diversificada (rodoviário, marítimo, ferroviário e aéreo). Transportes, que tem uma dupla finalidade de servir de trânsito nacional e internacional, representam cerca de 6% do PIB. Sua moeda é a franco CFA.


Cultura

A diversidade de grupos étnicos,  influência de países como a Grã-Bretanha, Alemanha e França, sistema de governo e religião, torna a cultura no Togo um caldeirão de diversidade muito interessante o que resulta, por exemplo, em seus trajes, danças e canções, bem como os hábitos culinários para comer gatos ou cães é comum.Entre diferentes grupos étnicos é se espalhado por todo o território do Togo que se destaca é o da ovelha, onde a arte tradicional da pintura chamada "togolésrealid" está com empregos padrões onde geométricas eles são a figura central e líder. Tecidos feitos à mão, com o uso de fibras naturais são tratados com técnicas tradicionais, para dar textura e cor são outra arte tradicional mostra diferentes tribos.

Documentário em língua inglesa (dublabo em português) no qual o fotógrafo e explorador Art Wolfe viaja para Togo:


Politica


O Presidente da República, eleito por sufrágio universal, nomeia o Primeiro-Ministro no seio da maioria parlamentar. O parlamento do Togo da IV República, designado Assembleia Nacional, dispõe de 81 assentos. Em caso de vagatura de poder por motivos de saúde e/ou por incapacidade do exercício do poder pelo Presidente, cabe ao Presidente da Assembleia Nacional dirigir o período de transição de 90 dias até realização de novas eleições presidenciais.

Enquanto país de pequena dimensão cujo poder econômico é reduzido, o Togo não pratica uma política exterior específica. Apoia, no entanto, os objetivos da Comunidade Internacional na procura de soluções para conflitos regionais e internacionais e desempenha um papel preponderante no seio da CEDEAO e da UMOA. A criação de mecanismos de prevenção de conflitos em áfrica cabe também às autoridades togolesas. No que concerne às questões internacionais, o país adota, no entanto, uma posição neutra, mas mostra-se solidário com as posições da União Africana.
O Togo mantém boas relações com os seus vizinhos, o Gana, o Benim e o Burquina Faso.


Gastronomia


Na África Ocidental, Togo culinária é considerado um dos melhores com pratos tradições são à base de milho e arroz servido com diferentes molhos preparados com vários ingredientes, como peixe, berinjela, amendoim, tomate e espinafre.
Dentro da culinária togolesa vai encontrar pratos como "Abobo" uma espécie de kabobs ou espetos de caracóis, "koklo meme" compostas de galinha feito grelhado e servido com um molho picante, "koliko", bolinhos preparados banana e feijão e cabra fumado nomeado após "Egbo pinon".
Na verdade, a cozinha de Togo se destaca por ser simples, mas delicioso uma vez, escolhendo cada um dos ingredientes que compõem os pratos.
Assim, ambos carne e peixe quer rio ou mar são cozinhados simplesmente grelhado e às vezes para destacar sobre uma determinada receita são utilizados para acompanhar os molhos pratos, muitos deles acentuada e picante sabor e guarnições ambos arroz, milho ou vários vegetais.
A receita tradicional da gastronomia de Togo é o "mutsella" um prato de peixe grelhado com legumes e especiarias muito frutos do mar e entre os mais conhecidos é o "gboma", um prato de frutos do mar servidos com espinafre cozido.
Entre as carnes utilizadas são a vaca, cabra, ovelhas e porcos, mas este é um culinário onde algumas carnes mais exóticos são parte de pratos típicos tais como búfalo e antílope, que geralmente servem como bife. Frutas frescas são servido como sobremesa embora existam várias receitas de cozimento da região onde os doces são preparados com cacau e coco.
Entre as bebidas, café cultivado na região geralmente servido como um último almoço ou jantar e bebidas com álcool entre cerveja de milho chamado "chucutú" e vinho de palma são preferidos nesta cidade.

Curiosidades


  1. Togo, uma estreita faixa de terra no oeste da África do litoral, tem por anos sido alvo de críticas sobre seu histórico de direitos humanos e governação política.
  2. As tensões derramado em violência mortal quando seu braço-forte líder, o veterano morreu em 2005 e uma crise de sucessão seguido. Reconciliação política permanece indefinida.
  3. Togo fazia parte da Costa dos Escravos, de onde prisioneiros foram enviados ao exterior por traficantes de escravos europeus durante o século 17. Em 1884, tornou-se o protetorado alemão de Togo.
  4. Ele foi apreendido pela Grã-Bretanha e França no início da Primeira Guerra Mundial, dividida e administrada sob mandatos da Liga das Nações.
  5. A parte britânica determinou ocidental foi mais tarde incorporada ao que hoje é Gana.
  6. França concedeu a independência, em 1960, e primeiro presidente do Togo, Sylvanus Olympio, foi assassinado em um golpe militar três anos depois. Chefe das forças armadas Gnassingbe Eyadema tomou o poder em um golpe de Estado de 1967 e dissolveu todos os partidos políticos.
  7. Embora os partidos políticos foram legalizados em 1991, e uma constituição democrática foi adotada em 1992, a liderança foi acusado de suprimir a oposição e de fraude nas eleições.
  8. Uma investigação conjunta da Unidade da ONU-Organização de Africano em alegações de que centenas de pessoas foram mortas após eleições controversas, em 1998, concluiu que houve violações sistemáticas dos direitos humanos.
  9. Gnassingbe Eyadema morreu no início de 2005, após 38 anos no poder. Instalação imediata mas de curta duração dos militares de seu filho, Faure Gnassingbe, como presidente provocou condenação internacional generalizada. Faure estava baixo e convocou eleições que ganhou, dois meses depois. A oposição disse que a votação foi fraudada.
  10. Os desenvolvimentos de 2005 levou a mais perguntas sobre um compromisso com a democracia feita por Togo, em 2004, em uma tentativa de normalizar as relações com a UE, que cortou a ajuda em 1993 sobre o registro do país dos direitos humanos.
  11. Além disso, até 500 pessoas foram mortas na violência política em torno da eleição presidencial, segundo a ONU. Cerca de 40 mil togoleses fugiram para países vizinhos.

Referências bibliográficas





Manuella Alves

9º ano "B"





Nenhum comentário:

Postar um comentário