sexta-feira, 26 de maio de 2017

Etiópia


  • Localização




Localizada no continente africano, na região denominada "Chifre da África", a Etiópia limita-se ao norte com a Eritreia, ao nordeste com Djibuti, ao leste com a Somália, ao sul com o Quênia e ao oeste com o Sudão.

  • Clima


O clima é temperado no planalto e quente na planície. Em Addis Ababa, que chega a altitudes de 2200 m a 2600 m, a temperatura máxima é de 26 °C e a mínima 4 °C. O clima é geralmente seco e ensolarado, porém há chuvas, que ocorrem de modo mais ameno nos meses de fevereiro e abril e de modo mais intenso de meados de junho a meados de setembro.
  •  Política

A política da Etiópia se desenvolve na estrutura de uma republica parlamentar federal,no qual o primeiro-ministro é o chefe do governo. O poder executivo é exercido pelo governo, e o poder legislativo federal é investido tanto no governo quanto nas duas câmaras do parlamento etíope. O poder judiciário é relativamente independente do executivo e do legislativo. O Chefe de governo e mandatário de fato, igualmente designado pelo Parlamento, é o Primeiro-Ministro, Hailemariam Desaleng, no poder desde Agosto de 2012.                                                                     

  • Economia 
                                                                           
A agricultura é a espinha dorsal da economia etíope, respondendo por cerca de 90% do PIB. As exportações principais do setor são café, sementes oleaginosas, leguminosas (feijão), flores, cana-de-açúcar, forragem para animais, e uma planta conhecida por qat, que possui propriedades psicotrópicas quando mascada. Outros produtos agrícolas importantes são cereais: trigo, milho, sorgo, cevada e o teff, cereal nativo que constitui a base da alimentação no país. As condições naturais são favoráveis à agricultura, mas as técnicas agrícolas são arcaicas. A pesca, a pecuária e as atividades extrativas também apresentam problemas relacionados com métodos ainda rudimentares de produção. O setor industrial (alimentos, couro, calçados, produtos têxteis, metalúrgicos e químicos) é incipiente. O governo incentivou também o turismo. Para isso melhorou os parques nacionais e a infraestrutura hoteleira. 

  • Cultura


A Etiópia tem uma cultura predominantemente marcada pelas religiões professadas pelos seus vários povos (pelo que é designada frequentemente como "Museu de Povos"). Local onde se cruzaram tendências religiosas judaicas, cristãs (coptas) e muçulmanas, a religião é quase sempre o ponto de referência para a produção cultural, da qual se destaca a música que recebeu influências das tribos circundantes e do Egito - como o uso de sistros e tambores deixa perceber.


  • Culinária

Injera é um prato típico da culinária da Etiópia. As injeras são grandes crepes feitos com farinha fermentada em água durante 2-3 dias e depois assados numa chapa de ferro ou numa placa de barro, que se colocam sobre um fogão; devido à fermentação, as injeras são úmidas e fofas e são colocadas sobre um prato onde se serve o wot ou outra comida da culinária da Etiópia. A forma de comer é também especial: o prato pode ser individual ou servir várias pessoas, que vão tirando pedaços da injera, com esse pedaço, agarram uma porção de comida para a levarem à boca.Tradicionalmente, as injeras eram feitas com farinha de teff.
  • Referências 
Mundo Educação
Wikipédia
Sua Pesquisa

Aluna: Júlia Raabe de S. V. Silva
Turma: 9º A


Nenhum comentário:

Postar um comentário