sexta-feira, 26 de maio de 2017

Madagascar

onde se localiza:

Resultado de imagem para madagascar localização 

 

Madagascar é uma ilha que fica localizada no Oceano Índico, na Costa Leste africana, sendo considerada a quarta maior ilha do mundo. Esta porção de terra foi separada do restante do continente há mais de 150 milhões de anos e, por este motivo, a maioria das plantas e animais que são encontrados no local não existem em nenhum outro lugar do mundo.

A ilha é muito remota e passou a ser povoada por humanos apenas nos últimos 2 mil anos o que é considerado muito recente para a história da humanidade.

habitantes da ilha:


Ninguém sabe ao certo quem foram os primeiros a chegar em Madagascar. Alguns antropólogos acreditam que os primeiros habitantes da ilha chegaram há 2 mil anos vindos da Indonésia e que os primeiros africanos só vieram do continente para a ilha muito depois disso.


Imagem relacionadaOutros antropólogos sugerem que o povo de Madagascar descende de uma mistura de africanos e indonésios que aconteceu antes mesmo desses povos chegarem à ilha.


Mas um ponto onde a maioria dos estudiosos concorda é que independentemente de quem chegou primeiro, fato é que a ilha só foi ocupada recentemente (a idade da pedra não aconteceu em Madagascar) e que migrações posteriores trouxeram árabes e indianos que se juntaram à mistura que hoje compõe a população da ilha.


Essa mistura que deu origem aos Malagasy (como são chamados os habitantes de Madagascar) produziu uma cultura que incorpora elementos da Ásia, da África e do Oriente Médio. A influência indonésia na cultura Malagasy é bastante evidente na lingual, que é muito parecida com o dialeto falado em Boréu, uma das ilhas da Indonésia. O arroz é a comida mais tradicional de Madagascar e várias pessoas comem arroz em todas as refeições! A carne também é um prato tradicional, mas caro. O gado de Madagascar veio da Índia, mas reflete a influência africana na cultura, já que amaioria dos indianos não come carne.


A população de Madagascar é de aproximadamente 10 milhões de habitantes e a aparência das pesosas, assim como suas tradições e hábitos religiosos, variam muito de uma região para a outra. Assim como acontece no Brasil, apesar das diversidades regionais, o povo Malagasy é unido por uma só língua.


Madagascar tem uma grande riqueza cultural. Existem mais de 20 grupos étnicos, desde os Merina que descendem dos indonésios e vivam nas montanhas, até os Sakalava que vieram da África e vivem na costa oeste e os Antaimoro, que vivem no outro lado da ilha e são descendentes de povos árabes.


Em Madagascar os ancestrais são parte do presente e não só do passado; em várias regiões a tradição e os costumes são colocados acima da lei e religiões do ocidente se misturam com magia.

cultura:

Resultado de imagem para cultura de madagascar 

Madagascar é um país com um grande número de comemorações, festas, festivais e datas em sua agenda que não se deve esquecer.
A cultura é basicamente indonésia, com algumas contribuições árabes e muçulmanas, sobretudo no norte.
As formas artísticas predominantes em todo o país são a música e a dança.
A literatura popular compõe-se de narrativas e poemas.

animais habitantes da ilha:

 Famoso graças ao filme “Madagascar”, produzido pela Dreamworks, o Lêmure da espécie sifaca-de-verreaux apresenta coloração predominantemente branca, com detalhes em amarelo e rosto preto sem pelos na face. Este animal faz movimentos que se assemelham muito a uma dança e, por isso, esta referência ficou tão popular no cinema.

bandeira:

Resultado de imagem para bandera de madagascar

 

A bandeira de Madagascar foi aprovada em 14 de Outubro de 1958, dois anos antes da independência da nação, como Madagascar preparado para um referendo sobre o seu estatuto na Comunidade Francesa.

As cores da bandeira representam a história de Madagascar, desejo de independência, e as aulas tradicionais.

Vermelha e branco foram as cores do reino Merina , que sucumbiram à França em 1896. Eles foram usados na bandeira da última Merina monarca, a Rainha Ranavalona III.

Eles podem indicar as origens étnicas dos malgaxes no Sudeste da Ásia, e são compartilhados pela bandeira da Indonésia. Verde era a cor do Hova, a maior classe de plebeus camponeses, que desempenhou um papel significativo na agitação anti-francês eo movimento de independência. 

pontos turísticos: 

um dos lugares turísticos e Antananarivo que e Conhecido como Tana, é uma população de 1.052.000 habitantes, composta principalmente pela etnia merina. As casas desta cidade são bastante amplas, com tetos de terracota e balcões de madeira muito enfeitados. Entre as casas levantam-se numerosas igrejas. Cruzando por estas ruas encontra-se o Palácio da Rainha Ranavalona I.

O grande mercado popular de Tana (nas sextas-feiras) é o Zoma, que extende-se desde Fahaleovantena até diversas ruas.

O Parque Botânico e Zoológico de Tsimbazaza é uma das visitas obrigatórias: existem lemures, incluindo um aye-aye, além de uma grande variedade de pássaros, répteis e plantas. O Museu da Academia Malgache, também nas terras do zoo, oferece mostras naturais e culturais, incluindo a arte funerária. O Rova, palácio da rainha, é o lugar mais alto de Tana, do qual visualiza-se toda a cidade.

clima:

 Devido à sua geografia, o clima de Madagáscar é bastante variado. De forma geral, Madagáscar tem duas estações: uma estação quente e chuvosa de Novembro a Abril e uma mais fresca e mais seca de Maio a Outubro.

 

A costa leste é a zona mais húmida do país e, por isso, onde se encontram as florestas tropicais da ilha. Esta área é também atingida regularmente por tempestades tropicais e ciclones devastadores.

Os planaltos centrais são consideravelmente mais frecos e secos, e onde se pratica a grande parte da agricultura do país, nomeadamente do arroz.
A costa ocidental é onde se situam as secas florestas decíduas. As árvores decíduas perdem toda a sua folhagem durante os 6 a 8 meses da estação seca.

Quando as chuvas regressam, as florestas florescem num mar de folhas de um verde vivo. O sudoeste de Madagáscar tem o clima mais seco da ilha. Partes desta zona podem ser consideradas deserto devido aos escassos períodos de chuva.

 aspectos econômicos:


Madagascar é um dos países mais pobres do mundo. A sua economia se baseia principalmente na agricultura, mineração, pesca e produção de roupas. Um dos produtos mais conhecidos de Madagascar é a baunilha, que vem de uma orquídea e é usada no mundo inteiro pra dar sabor à alimentos. Os grãos de baunilha precisam de pelo menos 2 anos para crescer, o que faz do produto uma especiaria cara.


Resultado de imagem para aspectos economicos de madagascar 

Apesar dos preços relativamente altos da baunilha, um Malagasy ganha em média 1 dólar por dia. 70% da população do país está abaixo da linha da pobreza e quase metade das crianças menores de 5 anos sofrem de desnutrição.


Por que Madagscar é tão pobre? Existem várias razões. Nos tempos do ditador Didier Ratsiraka o governo era extremamente corrupto e roubou grande parte do dinheiro país. Madagascar era uma colônia de exploração, o que signifca extração dos recursos naturais ao máximo, e nenhum investimento e crescimento econômico. A falta de infra-estrutura, especialmente estradas, dificulta a vida dos fazendeiros, que não tem como transportar a sua produção, o que é agravado pelo fato de Madagascar ser uma ilha e estar isolada, o que aumenta os preços e dificulta o comércio. Tudo que Madagascra quer importar ou exportar fica mais caro. Um sistema de educação fraco impede que os ovens Malagasy consigam bons empregos e poucas pessoas têm acesso à tecnologias ou à internet. A além de tudo isso, a destruição do meio-ambiente reduz a capacidade dos agricultores de produzir comida. Todos esses fatores contribuem para a pobreza de Madagascar. 

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Madagáscar

www.wildmadagascar.org/brazilian-portuguese/kids/04-people.html 

 afrikander.blogspot.com/2012/11/cultura-de-madagascar.html

www.adventureclub.com.br › Blog › Curiosidades 

www.portalsaofrancisco.com.br › Turismo 

www.portalsaofrancisco.com.br › Turismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Culinária_de_Madagascar 

 www.wildmadagascar.org/portuguese/kids/03-climate.html

www.wildmadagascar.org/brazilian-portuguese/kids/06-economy.html 

aluno: Iuri Leone  Kunz

ano: 9 turma: A

Um comentário: