sábado, 20 de maio de 2017

Gabão

Gabão



Localização



República Ganesa, também conhecida somente por Gabão, é um país africano, localizado no oeste da África,  limitado a norte pelo território do Rio Muni (Guiné Equatorial) e por Camarões, a leste e a sul pelo Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico e pelo Golfo da Guiné. Ocupa uma área de 267.668 km2. Sua capital é Librevalle, nome dado pelos africanos libertos por franceses de um navio negreiro que significa "Cidade Livre", tem colo língua oficial o francês e uma população de 1,7 milhões de habitantes. 

RELEVO


O território apresenta grandes vazios demográficos, sendo, portanto, pouco povoado, no oeste se estende a planície costeira com largura entre 20 e 300 km a partir do litoral. O rio Ogooué forma, na altura Lambaréné, um delta interior definindo uma área de lagos e a foz do rio é um delta marinho muito grande, pantanoso e de difícil acesso, em torno da península onde está localizado Port-Gentil. No norte, a planície costeira é pontilhada estuários. No interior há um extenso planalto com altitudes acima de 500 m que se elevam em diversas colinas. No nordeste de Libreville se elevam os Montes de Cristal, no centro o Maciço de Chaillu e no nordeste os montes de Bélinga, formações que chegam a ultrapassar 1.000 metros de altitude.


Hidrografia


O litoral, em linha reta alinhada lagoas, norte é cortada por rias profundas (Estuário do Gabão). Mais ao sul, a península de Cabo Lopez avanços na vanguarda do oceano. O grande rio Ogooué, que tem a sua fonte no Congo, a maioria (1.170 km) de seu curso no Gabão. É cortado corredeiras e estreita. Águas separadas, a jusante da Lambaréné, em um delta interior, com lagos, antes de estabelecer um delta marítimo encerrando a península de Cabo Lopez. O Ogooué é navegável durante todo o ano a jusante N’Djolé (250 km).

Clima

Equatorial, quente e úmido, com pouca variação de temperaturas ao longo do ano e com  estações secas e chuvosas sendo constantemente alternadas. Há duas estações chuvosas (fevereiro a maio, longo período de chuvas, e de setembro a dezembro, chuvas de curta duração) e duas estações de seca (maio a setembro, a longa estação seca, e de dezembro a janeiro, curta estação seca).



Vegetação, Fauna e Flora


Cerca de 80% da sua área é coberta por florestas tropicais, onde vivem diversos animais, como por exemplo, leões e elefantes.No leste e sul, em meio à floresta, aparece a savana nas colinas da fronteira com o Congo. O litoral centro-norte é dominado por manguezais. No país são encontradas cerca de 10 mil espécies de plantas e mais de 400 de árvores.
Gabão é um país densamente boscoso e suas selvas abrigam grande quantidade de vida animal selvagem: chimpanzés, gorilas, hipopótamos, crocodilos, leopardos, mandriles e antílopes são vistas habituais de suas reservas naturais. Além de ser recheado por flores de diversas espécies e árvores de grande porte.


  





Economia

A economia do Gabão tem na extração de petróleo sua principal fonte, sendo responsável por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 80% das exportações. A nação também se apoia na produção de manganês e na agricultura – atividade desenvolvida por 60% da população local. O país possui a terceira maior renda per capita do continente africano, no entanto, a distribuição de renda ocorre de forma extremamente desigual, pois a elite concentra as riquezas geradas pelo petróleo, e a maioria da população é pobre.
Tem seu PIB estimado em 30,06 bilhões de dólares (2013) e a 3ª maior renda per-capita da África com US$ 19.200. Sua moeda é a Franco CFA Central, e desemprego de 21%.

Alguns dados:

Uso da Terra:
Florestas: 85% – 6ª maior taxa do mundoTerras Aráveis: 1,21%Terras Agrícolas: 19,28%Culturas Permanentes: 0,64%Pastagens: 17,43%

Principais Produtos Exportados: Petróleo bruto (81% das exportações)madeira (13%)manganês (6%) e urânio.
Principais Parceiros nas Exportações: Japão (24,1% das exportações em 2012), Estados Unidos (17%), Austrália (11,3%), Índia (7,4%), China (5,4%) e Espanha (4,1%)Importação: 3,937 bilhões de dólares (2013)
Principais Produtos Importados: Alimentos (19% das importações de 2004), máquinas e equipamentos, produtos químicos, materiais de construção.
Principais Parceiros nas Importações: França (28,2% das importações em 2012), China (12,6%), Estados Unidos (9,4%), Bélgica (5,8%) e Camarões (4,3%).





 







Cultura

Para desfrutar das expressões artísticas e culturais do Gabão, o melhor lugar é sua capital. Ali aconselhamos a visita à Igreja de Saint-Michel, com formosos mosaicos e talhas de madeira sobre cenas da Bíblia e ao Museu de Artes e Tradições, com numerosos exemplos da arte indígena. O entretenimento no Gabão vem do encanto da população e da natureza: seus rios e a selva. O país oferece uma modesta, mas boa seleção de atividades, especialmente as náuticas. Para os amantes da natureza, nada melhor que as excursões aos parques nacionais, para desfrutar de uma fauna e flora únicas. 
As festas oficiais em Gabão são: 1 de Janeiro, 12 de Março, 1 de Maio, 17 de Agosto (Dia da Independência), 25 de Dezembro, Segunda-feira de Páscoa, além de algumas festas tribais. O casamento no Gabão é uma das coisas mais interessantes da sua cultura, segue link pra se entrar : http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2013/09/mariage-coutumier-o-casamento.html 



DataNome em português
1 de JaneiroDia de ano novo
1 de MaioDia do Trabalhador
15 de AgostoAssunção
16 de AgostoDia Nacional
17 de AgostoDia da Independência
1 de NovembroDia de Todos-os-Santos
25 de DezembroNatal

 




Curiosidades

 1-Devido à pequena população, o país 
tem conseguido conservar sua vida selvagem quase intacta. Lá se encontram fácilmente desde chimpanzés a elefantes, especialmente nos parques nacionais: o Parque Nacional de l'Okanda, o Parque Nacional de Wonga-Wongué e o Parque Nacional de Petit Loango. 

2-O artesanato local é muito apreciado pelos visitantes. As talhas em madeira, as máscaras decoradas, os instrumentos musicais, facas e utensílios em pedra estão entre os artigos mais procurados. 

3-Libreville, a capital gabonesa, possui 2 universidades e um complexo de Hospitais que garantem um atendimento médico decente à população. 

4-Ainda na capital, pode-se visitar o Museu de Artes e tradições com numerosos exemplares da arte indígena. 

5-Durante o período da escravidão no Brasil (Século XVII), vários gaboneses foram enviados como escravos, e são alguns dos principais responsáveis pela construção da identidade cultural baiana, já que a maioria foi enviada para a Bahia. 

6- Foi duas vezes afetada pelo Ebola.

Referências Bibliográficas







https://www.google.com.br/search?q=gab%C3%A3o+cultura&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiS6PDL8__TAhWCEJAKHesHB6QQ_AUIBigB&biw=1366&bih=662#imgrc=0YyO3ebQMWyJ7M:

http://diplomatrizzando.blogspot.com.br/2013/09/mariage-coutumier-o-casamento.html

Aluna: Sofia Ferreira de Carvalho
Série: 9º ano B





Nenhum comentário:

Postar um comentário