sábado, 27 de maio de 2017

COSTA DO MARFIM






   Resultado de imagem para bandeira da costa do marfim






                                                       Localização   

Costa do Marfim (em francês: Côte d'Ivoire), oficialmente République de Côte d'Ivoire, é limitado ao norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Yamoussoukro, mas a maior cidade é Abidjan. Tem uma área equivalente a 322.463 km², possui 20.179.602 habitantes em seu território e é classificado pela DIT como um país subdesenvolvido não industrializado.
Resultado de imagem para costa do marfim
                                   Clima

  A Costa do Marfim situa-se em plena região tropical, com o   clima habitual destas zonas; a temperatura média situa-se     nos 30°C (descendo ligeiramente à noite) durante                 praticamente todo o ano, com exceção da estação das           chuvas onde a temperatura baixa para os 25°C. Há duas       estações de chuvas (de Maio a agosto e, com menos             intensidade, em novembro). Há duas grandes zonas             climáticas; no Norte a paisagem é árida sendo o clima           quente e seco; o Sul é bastante úmido com vegetação           muito rica.
                                               Relevo


O relevo é de planície, importante para a pluviosidade, pois não apresenta barreiras geográficas, (como as montanhas, características de áreas planálticas) para impedir a penetração de massas de ar e a ocorrência de chuvas.

Resultado de imagem para relevo da costa do marfim


                              Vegetação

Ao sul há bosques com 130 espécies de árvores que atingem até 40 metros de altura e 125 espécies que atingem 25 metros. Ao norte, encontra-se a savana arbórea e herbácea que desaparece aos poucos com a proximidade das montanhas.

Resultado de imagem para vegetação da costa do marfim


                                    Aspectos Sociais 
A Costa do Marfim possui um IDH equivalente a 0,462, sendo considerado um IDH baixo, visto que esta na posição 172 entre 188 países de acordo com a DIT. No país 42% da população  vive abaixo da linha da pobreza que é considerado muito alto. Além disso, o país possui uma taxa de mortalidade infantil igual a cerca de 116 mortes para cada mil nascidos, tem uma taxa de analfabetismo igual a 51,3 sendo que esta em 161° no ranking mundial, ou seja, possui uma taxa elevada. Ademais a expectativa de vida no país é muito baixa comparada a outros países, dado que é apenas de 48 anos em 2007.


Resultado de imagem para grafico de crescimento do IDH da costa do marfim

Resultado de imagem para pessoas na costa do marfim




                            Guerra Civil
Guerra Civil de Costa do Marfim foi um conflito iniciado em 19 de setembro de 2002, na Costa do Marfim, quando soldados rebeldes vindos do Burkina Faso tentam tomar o controle da capital do país, Abidjan, e das cidades de Bouaké e Korhogo. Os rebeldes não conseguem tomar Abidjan mas ocupam as outras duas cidades, respectivamente no centro e no norte do país.
A rebelião, que mais tarde será chamada de Forces Nouvelles("Forças Novas") ocupa progressivamente a metade do norte do país, cortando-o assim em duas zonas geográficas distintas: o sul, controlado pelas Forças Armadas Nacionais da Costa do Marfim (FANCI), e o norte, controlado pelas Forces Nouvelles
Um início de solução se delineou em 24 de janeiro de 2003, com a assinatura do Acordo de Linas-Marcoussis. Entretanto, uma brusca retomada das hostilidades, em novembro de 2004, comprometeu todos os progressos obtidos até então.
Embora a maioria dos combates tenha terminado no final de 2004, o país continuou dividido, com os rebeldes dominando o norte e o governo comandando o sul. Tropas francesas foram enviadas à Costa do Marfim para ajudar a resolver a situação. No entanto, verificou-se um aumento das hostilidades e dos ataques a tropas estrangeiras e civis.
A partir de 2006, a região ainda estava tensa. As Nações Unidas e os militares franceses não tinham conseguido controlar a guerra civil. A Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim  começou depois que a guerra civil se acalmou, mas as forças de paz eram ultrapassadas por ações de civis e rebeldes.


Confira essa reportagem do R7:
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/onu-denuncia-violacoes-contra-os-direitos-humanos-na-costa-do-marfim-20101231.html  


Veja também: http://cintiakaneshigue.blogspot.com.br/2011/04/pessoas-queimadas-vivas-na-costa-do.html

Resultado de imagem para pessoas na costa do marfim



Resultado de imagem para pessoas na costa do marfim



Resultado de imagem para pessoas na costa do marfim




                                     Religião
Na Costa do Marfim 37,6% da população tem como religião as crenças tradicionais, enquanto que 31,8% segue o cristianismo, sendo que 14,8 são católicos, 9,3% independentes e outros 7,7%, 30,1% das pessoas são do islamismo, 0,2% sem religião e 0,3% outros. 

Resultado de imagem para igreja costa do marfim

                           Aspectos Culturais

São mais de sessenta grupos étnicos, é um inesgotável tesouro de tradições, com várias danças, máscaras, cores, sons e músicas... Os espetáculos mais importantes do país são: festa das gerações nas aldeias Ebrié, Goli e Zaouli, no centro do país; festa das máscaras a Guiglo, o Niyogu a Boundiali, Koman a Odienné, o Homem de Perna de Pau ou a Dança da Faca a Man, os ritos e cerimônias dos reinados Indénié e Abron, cuidadosamente seguidos.Estas manifestações são únicas. Elas só podem ser vistas em Côte d'Ivoire e mostram plenamente tanto o folclore quanto o artesanato, nas estátuas e máscaras.Se você for visitar alguma cidade deste país, vai se deparar com aldeias cheias de charme e hotelzinhos perdidos na natureza, propícios para relaxar e esquecer da vida. Agora se o que você quer é estar em contato com a natureza visite todo o continente africano, pois por lá é fácil ver elefantes, búfalos, girafas, macacos, leões...todos em reservas ambientais. Existem no país florestas primárias únicas, registradas no patrimônio mundial.
Outra característica de lá são as dezenas de quilômetros de oceano de águas mornas o ano inteiro localizada na região sul. Destaque para Sassandra, mais conhecida por suas praias paradisíacas, é na verdade uma idílica vila de pescadores da etnia Fanti, onde se pode degustar o melhor Bangui, um vinho feito de uma palmeira local. E, falando em degustar...na culinária marfinês o destaque é para a yassa, uma espécie de manjar à base de frango com molho de cebola, limão e pimentões e servido com arroz fervido.
Resultado de imagem para cultura da costa do marfim






















                        Aspectos Econômicos


A economia da Costa do Marfim é baseada na agricultura, que emprega 68% da população, principalmente no cultivo do cacau é um dos maiores exportadores do mundo,mas sua dívida externa chega a US$ 14,46 bilhões. O país também é atualmente o maior exportador de óleo de palma - 256 mil toneladas - e o terceiro produtor de algodão (106 mil toneladas de fibras em 1995). A produção de borracha (83 mil toneladas em 1995) e de copra (43 mil toneladas em 1995), inexistentes antes 1960, bem como as lavouras de abacaxi (170 mil toneladas em 1995), bananas (211 mil toneladas em 1995) e açúcar (125 mil toneladas em 1995), se tornaram itens importantes da balança comercial. A recuperação do setor de madeira, que, em 1988, correspondia a um terço da receita de exportação, é mais recente.
No setor da pecuária e diante do problema de abastecimento em proteínas animais, a Costa do Marfim é obrigada a importar grandes quantidades de carne. Portanto, um amplo programa visando a desenvolver o potencial nacional foi lançado.
A economia também é baseada nas 1.600 industrias do país, no total em todos os setores são 2.283 empresas privadas e 140 em que o estado é acionista majoritário. 74% das empresas se encontram na região de Abidjan 4% em Bouaké e 2% em San Pedro, 20% em outras regiões.O sistema bancário marfinense é um dos mais desenvolvidos da África. Ele é composto de um banco de desenvolvimento, de dezesseis bancos comerciais, de uma dezena de representações internacionais e de dezesseis estabelecimentos financeiros. A Côte d'Ivoire pertence à “zona franca” , institucionalizada pela União Monetária Oeste Africana. Os sete estados membros (Benim, Burkina Faso, Côte d'Ivoire, Mali, Níger, Senegal e Togo) entregaram a emissão da moeda, o Franco CFA, e de maneira geral, as suas políticas monetárias a uma instituição, o Banco Central dos Estados da África do Oeste, cuja sede fica em Dacar (Senegal).

PIB:36,07 bilhões 

Resultado de imagem para moeda da costa do marfim






Resultado de imagem para grafico de crescimento do PIB da costa do marfim






                                                          Curiosidades
  • O nome da Costa do Marfim foi dado pelos portugueses, sendo uma referência ao grande número de elefantes que existia na região na época colonial.
  • Quem nasce na Costa do Marfim é marfinês, costa-marfinenses, costa-marfinês ou ebúrneo
  • O país possui duas capitais: Yamoussoukro (Capital Constitucional) e Abidjan (sede do governo).
  • O nome do Hino Oficial da Costa do Marfim é A Abidjanesa
  • A bandeira da Costa do Marfim é idêntica a da Irlanda. Apenas as cores se invertem.
  • A seleção costa-marfinense foi apelidada de Os Elefantes.
  • O mais conhecido jogador da Costa do Marfim na Copa do Mundo de 2010 foi Didier Drogba, que jogou no Chelsea da Inglaterra.
  • O time da Costa do Marfim é o 27º colocado no ranking da FIFA.

 Apesar de ser uma das grandes seleções da África, teve sempre problemas para se qualificar para as Copas do mundo. A marca da evolução de seu futebol é de ter muitos de seus principais jogadores atuando em grandes clubes europeus, como é o caso de Salomon Kalou, Emmanuel Eboué e Kolo Touré, Yaya Touré e Didier Drogba todos na Premier League, Seu último jogo antes da Copa do mundo de 2006 foi no começo de março, contra a Espanha em Valladolid, na qual esta ganhou de 3 a 2. Em 2006, a seleção Marfinesa estreou em copas do mundo, no chamado "Grupo da Morte", com Argentina,Países Baixos e Sérvia e Montenegro, e acabou sendo eliminada já na primeira fase, ficando em 19º lugar na classificação geral do Copa do Mundo de 2006
Já na Copa do Mundo de 2010, mais uma vez foi eliminada na primeira fase, novamente no "Grupo da Morte" enfrentando, no Grupo G, Brasil, Portugal e Coreia do Norte, obtendo uma vitória, um empate e uma derrota.
Nos Jogos da Francofonia, conquistou a medalha de ouro em 2005 e uma de prata em 2009
Já na Copa do Mundo de 2014, foi eliminada de novo na fase de grupos contra a Colômbia, Grécia e Japão, obtendo uma vitória e duas derrotas.











Lucas Melo de Almeida Leite 9 ano B
27/05/2017

Referencias bibliográficas:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário