sexta-feira, 26 de maio de 2017

Tanzânia

 A Tanzânia, oficialmente República Unida da Tanzânia é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Uganda e pelo Quênia, a leste pelo Oceano Índico, a sul por Moçambique, pelo Malaui e pela Zâmbia, e a oeste pelo Burúndi, por Ruanda e pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente lacustre, através do lago Tanganica). Ademais de sua parte continental, a Tanzânia inclui o arquipélago de Zanzibar, no Oceano Índico.
A República Unida da Tanzânia é um estado unitário composto por 26 regiões. O atual chefe de estado é o presidente Jakaya Kikwete, eleito em 2005. A capital é Dodoma, sede oficial do governo e do parlamento. Entre a independência e 1996, Dar es Salaam, a maior cidade do país, foi a capital, e continua sendo a principal cidade e o local de facto da maioria das instituições governamentais.
O nome Tanzania é um portmanteau de "Tanganica" e "Zanzibar". Os dois estados foram unidos em 1964, formando a República Unidade de Tanganica e Zanzibar, que posteriormente no mesmo ano foi renomeado para o atual nome.
Um pouco de História:
A Tanzânia é o lar de alguns dos mais antigos assentamentos humanos, com fósseis dos primeiros seres humanos, encontrados próximos da Garganta de Olduvai, no norte da Tanzânia, uma área muitas vezes referida como "o berço da Humanidade". Estes incluem ossos fósseis de Paranthropus que se pensa ter mais de 2 milhões de anos, e as pegadas mais antigas conhecidas.
A Tanzânia foi uma colônia alemã desde a década de 1880 até 1919. Foi colônia britânica entre 1919 e 1961. Pouco depois da independência, Tanganica e Zanzibar fundiram-se para criar a nação da Tanzânia, a 26 de Abril de 1964. O regime de partido único chegou ao fim em 1995, ano em que se realizaram as primeiras eleições democráticas no país desde a década de 1970.
Cultura:A Tanzânia é o lar de algumas das mais incríveis diversidades tribais na África. O país inclui todos os grandes grupos étnicos e linguísticos do continente - uma população incrivelmente variada que habita um único país.
Cerca de 120 grupos tribais, na maioria pequenas comunidades, estão sendo assimilados gradualmente à população maior devido as mudanças no uso da terra e estilo de vida econômico nas cidades. A diversidade tribal é valorizada e está longe de ser uma fonte de divisão no país. Os Tanzanianos dão muito valor ao seu patrimonio multicultural. Ao longo dos últimos anos o turismo cultural se tornou uma atração cada vez mais procurada pelos visitantes ao redor do mundo. Visitas as aldeias são muitas vezes o destaque principal dos safaris.
Os Masaais são, talvez, o grupo tribal mais conhecido da Tanzânia. Eles habitam as regiões ao norte do país. Os Masaais guardam com muita força sua cultura e tradições. A vida tribal deste grupo gira em torno de cuidar e proteger seus rebanhos de gado e encontrar pastos em condições ideias na região que habitam.
As tribos vivem em locais de forma circular chamado de manyatas. Cabanas de barro circundam um espaço circular aberto que é seguro ao rebanho, ali eles podem dormir protegidos durante a noite. Arbustos espinhosos formam uma cerca de grossa espessura ao redor do local para proteger os rebanhos do ataque de leões e outros predadores.
Porque a terra boa para pastagem varia de acordo com as estações do ano e chuvas anuais, os assentamentos de Masaais são temporários e facilmente relocados para terras melhores e com maior acesso a água.
A tradição tribal separa homens e mulheres em diferentes grupos por faixa etária: os mais jovens cuidam do rebanho mais jovem de ovelhas e cabras, os jovens guerreiros do sexo masculino, ou Moran, são responsáveis pela segurança do gado e de sua família. Os anciãos tem uma posição de respeito na sociedade Masaai. Quando um guerreiro se torna ancião ele está apto a começar sua própria família.
As 'Ilhas das Especiarias' no Arquipélago de Zanzibar, Pemba, Mafia e ao longo da costa continental é o lar do povo Swahili, uma vibrante mistura de Árabes, Indianos e Buntus que viveram aqui em função do comércio ao redor do Oceano Índico.

Seus aspectos físicos:Situada na região denominada África Subsaariana, a Tanzânia possui fronteiras com o Quênia (ao norte), Ruanda, Uganda e Burundi (a noroeste), República Democrática do Congo (a oeste, através do Lago Tanganica), Zâmbia (a sudoeste), Malauí e Moçambique (ao sul), além de ser banhada pelo Oceano Índico, onde está localizada uma ilha que pertence ao país, Zanzibar.
A Tanzânia é um dos países africanos com maior disponibilidade de água, visto que em seu território estão os três maiores lagos do continente: Vitória, Tanganica e Malauí. A porção noroeste é bastante montanhosa, abrigando o ponto mais alto da África, o monte Kilimanjaro, com 5.895 metros acima do nível do mar. Os parques nacionais são outro grande destaque do país, fato que atrai milhares de turistas.
A economia nacional é pouco desenvolvida, sendo a agricultura a principal fonte de receitas, correspondendo a 85% das exportações. Aproximadamente 80% dos habitantes desempenham atividades no campo. O setor industrial atua nos seguintes segmentos: alimentício, mineração (com destaque para o ouro), petroquímico, têxtil, madeireiro, fertilizantes, etc.
A população, composta por vários grupos étnicos, enfrenta diversos problemas socioeconômicos. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Tanzânia é de apenas 0,398. Entre os fatores responsáveis por essa média estão: baixa expectativa de vida (51,6 anos); elevada taxa de mortalidade infantil (62 para cada mil nascidos vivos); mais da metade dos tanzanianos vivem abaixo da linha de pobreza (com menos de 1,25 dólar por dia); aproximadamente 28% dos habitantes são analfabetos e 35%, subnutridos.
Dados da Tanzânia:
- Extensão territorial: 945.087 km².
- Localização: África.
- Capital: Dodoma.
- Clima: Tropical.
- Governo: República presidencialista.
- Divisão administrativa: 26 regiões.
- Idiomas: Inglês e kiswahili (oficiais), línguas regionais.
- Religiões: Cristianismo 53,3% (católicos 28%, protestantes 18,6%, outros 6,7%), islamismo 30,1%, crenças tradicionais 14,8%, outras 1,5%, sem religião e ateísmo 0,3%.
- População: 43.739.051 habitantes. (Homens: 21.806.639; Mulheres: 21.932.412).
- Composição: Nianveses e sucumas 26,3%, suaíles 8,8%, haias 5,3%, hehes e benas 5%, outros 54,6%.
- Densidade demográfica: 46,2 hab/km².
- Taxa média anual de crescimento populacional: 2,8%.
- População residente em área urbana: 25,92%.
- População residente em área rural: 74,08%.
- População subnutrida: 35%.
- Esperança de vida ao nascer: 51,6 anos.
- Domicílios com acesso a água potável: 55%.
- Domicílios com acesso a rede sanitária: 33%.
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,398 (baixo).
- Moeda: Xelim tanzaniano.
- Produto Interno Bruto (PIB): 20,5 bilhões de dólares.
- PIB per capita: 368 dólares.
Referências bibliográficas:

Ana Catarina Carvalho Libarino Rocha 9A

Nenhum comentário:

Postar um comentário