sexta-feira, 26 de maio de 2017

Serra Leoa



Resultado de imagem para imagens da populacao da Serra leoa
 Serra Leoa



Localização 

Serra leoa, é um pais da Africa Ocidental. É delimitada pela Guiné a norte e nordeste, pela Libéria a sudeste, e pelo Oceano Atlântico a sudoeste. Abrange uma área total de 71 740 km² e sua população em 2015 era estimada em 5.879.098 habitantes, de acordo com dados da CIA.
                                  Resultado de imagem para imagens da Serra leoa

                                                                  Fonte: Google Imagens


             Imagem relacionada
Fonte: Google Imagens

Aspectos físicos
No leste o relevo predominante são planaltos, intercalado por altas montanhas, ponto mais elevado do pais atinge 1.948 metros, o centro do pais é uma região de planícies de baixa altitude, é composta por florestas, também é composta por grandes áreas de matas e campos agrícolas, que ocupam cerca de 43% do pais.
Extensão territorial: 71.740 km²
Relevo 
A linha costeira da serra leoa é o ocupada por mangais, a o pais é completamente, com aproximadamente 300 m de altitude, coberto por florestas, o seu ponto mais alto é Monte Bitumani com 1948 metros.
Clima
 Serra Leoa é um pais que possui clima tropical onde a humidade é elevada e as chuvas terronciais são frequentes. A temperatura média situa-se acima de 25 graus no litoral e 14 no interior, a época mais chuvosa vai desde o mês de abril ao mês de novembro, enquanto as restantes épocas são mais secas, sendo que o mês de julho, Agosto e setembro, são os meses onde chove menos.
Hidrografia
A Serra Leoa não tem muita extensão hidrografia tendo 120 km², os principais rios são: Moa, Rockel, Littles Scarcies, a maioria só são navegáveis durante a estação chuvosa.
Image 
Rio Moa
O pais é banhado pelo oceano Atlântico, tendo aproximadamente 400 quilômetros de conato com o oceano, trazendo grande abundancia de produtos marítimos.
vegetação 
A Serra leoa é praticamente coberta por florestas, mas também é composta por matas e campos agricola, a parte norte desse pais foi classificado pelo o world wildlife fund, como parte da ecorregião guineense mosaico floresta-savana.
a Serra Leoa não dispunha de um sistema de manejo florestal devido à guerra civil que causou dezenas de milhares de mortes. As taxas de desmatamento aumentaram 7,3% desde o fim da guerra civil. Por força de lei, desde 2003 há 55 áreas protegidas, encobrindo 4,5% do território de Serra Leoa.O país tem 2.090 espécies conhecidas de plantas superiores, 147 mamíferos, 626 aves, 67 répteis, 35 anfíbios e 99 espécies de peixes.
               Resultado de imagem para imagem da vegetação da serra leoa
Economia
Moeda: Leone
PIB: estimativa de 2017
         US$ 4,882 Bilhões
Per capita: US$692
Ela é rica em recursos minerais como o ferro, platina, bauxita e o diamante, mas as atividades extrativista é feita por outros paises, mesmo tendo esses recursos minerais, a Serra Leoa é o 7º pais mais pobre do mundo e tem um dos mais baixos IDH (0,413).
A população vive em total miséria, com falta de recursos para sobreviver, como por exemplo a falta de dinheiro para a compra de comida.
O pais recebe muitas doações de outros países, mas devido  a guerra civil que la acontece muitas dessas doações não chegam as familias porque os soldados não deixam que passem.
Resultado de imagem para imagens da guerra civil na Serra Leoa
                                 Fonte:Google Imagens
                         Resultado de imagem para imagens da guerra civil na Serra Leoa
                          Fonte: Google Imagens
Sociais
O pais está em uma guerra civil, devido a diferenças étnicas e também por causa de problemas governamentais, o seu maior problema social é a falta de escolaridade, 67% das crianças não tem uma vida de estudos correta por causa principalmente da guerra civil, o pais tem o pior IDH do mundo.
tem problemas com a saúde, com baixa qualidade, com grande indice de Ébola e variasoutras doenças, que são desvastadores, que vai matando a população aos poucos, por causa que la tem a falta de médicos .
                             Resultado de imagem para imagens da populacao da Serra leoa
                              Resultado de imagem para imagens da populacao da Serra leoa
                    Fonte: Google Imagens 
Bibliografia: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_Leoa
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/serra-leoa.htm

Aluno:Vinicius Matos da Cruz
9º ano A

Um comentário: