quarta-feira, 24 de maio de 2017

Senegal

SENEGAL


                   

Localização

Senegal, oficialmente República do Senegal, é um país localizado na África Ocidental. Faz fronteira com o Oceano Atlântico a oeste, com a Mauritânia ao norte e ao leste, com o Mali, a leste, e com a Guiné e a Guiné-Bissau ao sul. A Gâmbia forma um quase-enclave no Senegal, penetrando mais de 300 km para o interior. As ilhas de Cabo Verde estão localizados 560 km da costa do Senegal.
                                       

História

Apesar de já ter sido ocupado por tribos antigas, por grupos tribais convertidos ao islamismo e também por portugueses, a colonização do território que hoje corresponde ao Senegal ocorreu a partir do século XVII pela França. O país, aliás, foi a única das colônias francesas a ter os seus cidadãos reconhecidos como cidadãos da França, fato que ocorreu logo após a Revolução Francesa em conjunto com a abolição da escravatura. Em 1960, o país, enfim, conseguiu a sua independência após a realização de lutas separatistas que ocorriam desde o século XIX.
No ano de 1982, o Senegal – que havia adotado um sistema econômico e político autointitulado “socialismo islâmico” – decidiu pela união com a Gâmbia, haja vista que, juntos, os países formam uma única área, sendo o território senegalês o único a fazer fronteira com esse país. Assim, formou-se a Senegâmbia, que, no entanto, foi dissolvida em 1989 após divergências políticas entre as lideranças dos dois países.


                                      

Relevo e Hidrografia


A distância do litoral do Senegal é da ordem de 500 km de extensão. O litoral do Senegal tem as menores altitudes do país e se estende em linha reta. As cercanias dunares da foz do rio Senegal até a Península de Cabo Verde formam o litoral do Senegal. A Península do Cabo Verde é um antiga ilha que faz a união ao continente por um cinturão feito de areia. É na península de Cabo Verde que é encontrada a capital, Dakar. Dakar se localiza na extremidade ocidental da África. Desde o local onde deságua o rio Salum, o litoral é formado por recortes e pântanos. Nessa parte do Senegal existem manguezais em grande quantidade.
Uma planície dotada de sedimentos forma o território do Senegal em sua maioria. Apenas na região sudeste ocorre o aparecimento de uma plataforma de origem pré-cambriana. No maciço de Fouta Djallon as elevações são superiores a 500 metros. O maciço de Fouta Djallon se localiza na fronteira do Senegal com a Guiné. As temperaturas são dotadas de elevação. Há escassez de precipitações na quase totalidade do território. Em relação às escassas precipitações é registrada anualmente um estação úmida dotada de encurtamento. Isso dá a determinação à fraqueza de uma vegetação de savana seca. Essa formação vegetal se localiza no deserto de Ferio. Já o deserto de Ferio, por sua vez, está localizado no norte do Senegal. No sul, mais precisamente no vale do rio Casamance há queda de chuvas de grande abundância. As chuvas do rio Casamance dão favorecimento ao fato de existir um bosque tropical.
O rio Senegal nomeia o país. O rio Senegal, propriamente dito, é próprio para a navegação na época da enchente. Esse fenômeno natural permite navegar de Saint-Louis, na foz, até Kayes, no Mali. O Falémé é um afluente do Senegal. O rio Falémé delimita o Senegal e o Mali na maioria do caminho que percorre. Os demais rios que têm foz no Oceano Atlântico ao sul de Dakar são o Siné e o Salum. O desaparecimento dos rios Siné e Salum ocorre durante a estação seca. Já, o Gâmbia e o Casamance têm grande extensão e navegabilidade nas imediações da foz.

                                           
                                                                    Dakar-Capital do País

Clima e Vegetação

O clima do Senegal muda de árido para tropical. Existem duas estações de maior importância. São elas: a seca e a úmida. A variação de precipitação pluviométrica vai de 350mm ao norte até 1.500mm ao sul. Durante a estação chuvosa, há frequência de tornados. Em Dakar, a oscilação de temperatura vai de 18ºC até 27ºC em janeiro. Já, em agosto a variação de temperatura de 25°C até 33°C. De janeiro até maio, o harmatã se move com soprada no sentido leste-nordeste. O harmatã é um vento.
A fauna do Senegal tem mamíferos dotados de grandeza, como elefantes, antílopes, leões, panteras e hienas. A distribuição geográfica desses mamíferos reside no interior do país. Enquanto isso, nos vales dos rios Gâmbia e Casamance vivem uma grande quantidade de espécies de macacos. Com igual abundância vivem os répteis, especialmente pítons, cobras e demais serpentes dotadas de veneno. Crocodilos, hipopótamos e tartarugas são habitantes dos rios. As águas dos rios também têm grande quantidade de peixes e crustáceos.



Cultura Senegalesa


O senegal é um pais com grande variedade em sua cultura. No Folclore: Lendas, danças, ritos, canções e usos populares são a manifestação mais espontânea do povo senegalês. No artesanato: O algodão e a lã são utilizados para bordados no batik e na confecção de tapetes. Nas artes: O Renascimento Artístico, movimento que se iniciou após a independência e que procura manifestar as aspirações profundas do povo, suas crenças religiosas e místicas, suas lendas e seu passado. Nesse renascimento é importante a criação do Instituto Nacional das Artes; a construção de um moderno teatro em Dakar; a criação do Museu Dinâmico, moderno e funcional, uma grande amostra da arte negra no mundo. MUSEU : Mencionando arte em Dakar, não poderíamos deixar de reafirmar o valor do Museu Dinâmico, onde de encontra a maior e mais suntuosa exposição de arte negra já realizada no mundo e única em seu gênero, tanto pela qualidade, quanto pela quantidade de objetos expostos.




Línguas Senegalesa

O Senegal tem o francês como língua oficial, mas só é falado de forma corrente por uma minoria da população do país educada nas escolas da era colonial de origem francesa (escolas corânicas são ainda mais populares, mas o árabe não é muito falado fora deste contexto). Enquanto, a maioria dos habitantes falam na sua própria língua étnica. O Senegal é um país multilíngue, o Ethnologue lista 36 línguas faladas no país.
Em termos de uso, o wolof é a língua franca e a língua mais falada no Senegal, como primeira ou segunda língua (80%).
Na educação para deficiente auditivo no Senegal usa a língua de sinais americana, introduzida pelo missionário estadunidense surdo Andrew Foster. A língua local é a língua de sinais de Mbour.

O Wolf, língua falada em Senegal:


O idioma wolof, também chamado «uolofe», «uólofe», «jalofo» ou língua «jalofa», fala-se na África Ocidental e principalmente no Senegal, mas também em Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia ou Maurícia, e mesmo na República Dominicana, nas suas aldeias de Jarabacoa, onde moram os herdeiros dos senegaleses escravos levados ao porto de Santo Domingo para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. Com o tempo formaram comunidades «wolof», conseguindo manter viva a sua língua, a sua herança e a sua cultura.
No Senegal uns 32 milhões de pessoas (40 % da população) têm o «wolof» como língua mãe, mesmo sendo o francês a língua oficial do país. Para outro 40 % da população o «wolof» é um idioma adquirido, sendo a sua segunda língua. O «wolof» domina toda a região entre Dacar e Saint Louis, mais ainda a Oeste e Sudoeste de Kaolack. Existe ademais o dialeto «Dacar-Wolof», uma mistura urbana de «wolof» com o francês, o inglês e o árabe, que se fala na capital Dacar. O «wolof», no entanto, é usado em todas as capitais regionais do Senegal, e, nos locais onde convivem dous ou mais grupos étnicos, a língua veicular é o wolof.

Politica 

O Islã, a religião dominante de Senegal, chegou primeiro a esta região no século XI. Dos reinos nativos, o império Jolof do século XIV foi o mais poderoso. Várias potências européias chegaram à área desde o século XV, até que França acabou controlando do que se tinha convertido num importante ponto de saída para o comércio de escravos.
Dakar se converteu na capital da colônia francesa de África Ocidental Francesa em 1902. Em janeiro de 1959, Senegal e o Sudão Francês se uniram para formar a Federação de Mali, a qual se voltou totalmente independente o 20 de junho de 1960, como resultado da independência e a transferência do poder, acordo assinado com França o 4 de abril de 1960. Devido a dificuldades políticas internas, a federação se dissolveu o 20 de agosto de 1960. Senegal e o Sudão Francês (renomeado como a República de Mali) proclamaram sua independência individualmente.
Senegal se uniu com Gâmbia para formar a confederação nominal de Senegambia em 1982. No entanto, a integração concebida dos dois países nunca se levou a cabo e a união foi dissolvida em 1989. Apesar das conversas de paz, um grupo separatista na região de Casamance chocou esporadicamente com as forças do governo desde 1982. Senegal tem uma longa história de participações na pacificação internacional.


Economia


Em janeiro de 1994 o Senegal adotou um profundo programa de reforma econômica com o apoio da comunidade de doadores internacionais. Esta reforma começou com uma desvalorização em 50% da moeda senegalesa, o Franco CFA, que era mantido a uma taxa de câmbio fixa em relação ao franco francês. Os controles de preços do governo e os subsídios foram desmantelados. Após disto, o país teve uma grande mudança graças a este programa de reformas, com o PIB real crescendo a médias superiores a 5% ao ano entre 1995 e 2004. A inflação anual foi reduzida para um dígito. Como Membro da União Econômica e Monetária do Oeste da África (WAEMU), o Senegal tem trabalhado pela integração econômica regional com uma tarifa externa única e uma política monetária mais estável. No entanto, o país ainda depende de doadores internacionais. Sob o programa do Fundo Monetário Internacional para a dívida dos países pobres, o Senegal se beneficiará da erradicação de dois terços de suas dívidas bilaterais, multilaterais, e do setor privado.

A pesca é o setor líder das exportações do Senegal. Suas receitas atingiram US$239 milhões em 2000. As operações de industrialização pesqueira lutam contra os altos custos, e o atum senegalês tem perdido o mercado francês para os competidores asiáticos, mais eficientes. As exportações de fosfato, o segundo produto da economia, têm permanecido estáveis, em torno de US$ 95 milhões anuais.



Economia de Senegal atualizada:


Cidades mais populosas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário