domingo, 28 de maio de 2017

Mali

Mali
Mali é um país que se localiza na África Ocidental, com área de 1 240 000 km², o qual não possui saída para o mar, abrangendo a parte sul do deserto do Saara tendo a maior parte do seu território na faixa do Sahel. O Mali faz fronteira com o Burkina Fasoa Cote d'Ivoirea Argéliaa Guinéa Mauritâniao Níger e o Senegal. Mali foi colonizado pela França, conquistando sua independência em 1960. Sua capital é Bamaco e é um país, segundo a DIT, subdesenvolvido não - industrializado.
Relevo

O relevo do Mali é formado principalmente por planícies e planaltos, tendo um território essencialmente plano, com poucas regiões montanhosas: o Adrar des Ifoghas se localiza no nordeste, e tendo as maiores altitudes as Montanhas​ Hombori, que chegam a ultrapassar a altitude de 1000 metros a sudeste, e as Montanhas Bambuque a sudoeste. O Mali é um país que possui recursos naturais consideráveis como: urânio, ouro, sal, calcário, fosfato e caulim sendo os recursos mais explorados. Este país vem a enfrentar alguns problemas ambientais, como a desertificação.

Clima

O clima do Mali varia de subtropical, na região sul, a árido, na região norte. A estação, na qual se tem chuvas, vai do final de Junho a Dezembro. Durante este período pode – se ter inundações no rio Níger em parte da região. Sendo o mês mais seco Junho e se tem 299 mm de precipitação.


Hidrografia
O Mali possui uma quantidade pequena de rios sendo eles rios pouco extensos e pouco volumosos. Dentre eles o que tem uma especie de destaque é o rio Niger cortando de oeste a leste do país passando pela capital Bamaco. Praticamente todos os rios desaguam no rio Niger sendo ele o terceiro maior rio da Africa Ocidental com cerca de 4180 km de comprimento e uma bacia hidrográfica de 2,2 milhões de km². Este tem nascentes nas montanhas na fronteira entre Guiné e Serra Leoa.
Economia

O Mali é um dos países mais pobres do mundo, tendo o salário médio anual a cerca de  1500 dólares. Entre 1992 e 1995, Mali implementou um programa de ajuste econômico que resultou no crescimento de sua economia e redução dos saldos negativos. Sua principal fonte econômica, assim como nos outros países africanos  é a agricultura, dependendo da irrigação ou de inundações do rio Níger e seus afluentes que cortam o país. Além da atividade agrícola temos a pesca e a exploração dos recursos minerais, que ainda não explorou os minérios por completo. Em relação ao cultivo agrícola, são painço, arroz, sorgo, milho, amendoim e cana de açúcar os principais produtos. A área pecuária também é importante, tendo o gado em 2005 7,68 milhões de cabeças de bovinos, ovinos 8,40 milhões, 12 milhões de caprinos e 31 milhões de aves. 
A moeda é o franco CPA, dividido em 100 centavos. Em 1984, o Banco Central dos Estados Oeste Africano assumiu o papel de banco central no Mali.As principais exportações são o algodão, gado, amendoim e peixes. O valor total das exportações em 2001 foi de 519 milhões.
Encontre mais dados sobre a economia em : http://www.portalbrasil.net/africa_mali.htm
Etnias

Vários povos étnicos habitam o território do Mali, tendo hábitos, línguas e crenças próprias. Os povos islamizados são fechados e labirínticos. 
  • grupo Bambara-Mandingas- Dyula representa 50% da população, sendo um dos povos mais importantes. Este se localiza no vale do médio do rio Níger, com o idioma bamana que é uma das línguas mandinga. A maioria de seus membros  afirmam ser muçulmanos, enquanto outras pessoas mantêm suas crenças tradicionais de culto aos antepassados.O lar ou gwa é responsável por prover para todos os seus membros, assim como para ajudá - los em suas tarefas agrícolas, que a principal atividade desta etnia. 
  • Os tuareg são povos nômades que se dedicam, principalmente, da criação de ovelhas, camelos e cabras. Os homens são conhecidos como "homens azuis do deserto", por conta do véu azul que eles utilizam para cobrir o rosto. Estes percorrem o deserto atrás de água e de pasto para o seu gado.
  • Os dogones são povos étnicos que conservam uma identidade alheia a qualquer fronteira. Estes possuem uma variação linguística própria e uma religião tradicional animista que eles firmam a séculos.
Para obter mais informações sobre outros povos veja em: http://operamundi.uol.com.br/dialogosdosul/um-olhar-sobre-o-povo-e-os-costumes-do-mali/06112013/

Cultura
  •        Musica: Mali ainda possui grande diversidade em instrumentos musicais, como por exemplo, o akonting, que se acredita ser o instrumento do qual se originou o banjo, sendo o instrumento mais típico do país o kora, resultado da união entre um bandolim e um berimbau que pelo fato de ecoar apenas melodias de um acorde, pode ser tocado por qualquer pessoa.
  • ·         Vestuário: No norte do Mali predominam os tuaregues, que são beduínos andarilhos do deserto, e eles são amplamente reconhecidos e caracterizados por vestirem trapos de pele de dromedário com turbantes. Ao sul de Mali há humanos mais relativamente normais, estas costumam se vestir de uma maneira mais tradicionalmente africana, ou seja, com espalhafatosos e multicoloridos panos de mesa.
  • ·         Religião: A religião oficial do Mali é o islamismo o qual está ligado ao estudo, não só do Corão, mas ao ensino em geral. Na religião várias influências especialmente pagãs tanto que as crianças aprendiam o Corão, mas ainda havia muito de feitiçaria nas crenças populares.

Curiosidades
Mali teve um rei que incentivou a cultura, o ensino e a expansão do Islã cujo nome era Mansa Mussa. Na sua famosa peregrinação a Meca, ele trouxe para o Mali, mercadores e sábios, além de divulgar a religião islâmica. O imperador também trouxe consigo um poeta-arquiteto, Abu Issak, mais conhecido como Essaheli, ou Ibrahim Abû Ishaq Essaheli. Foi ele quem planejou a grande mesquita de Djingareiber. Uma bela arquitetura que começou a ser construída em 1325 e foi terminada por Kandu Mussa. Esse rei também enviou estudiosos para o Marrocos, para estudar na universidade de Fez. Esses sábios voltaram ao Mali e lá fundaram seus centros de ensino e estudo corânico. Timbuktu se tornou um centro de difusão de conhecimento para comerciantes e para estudiosos. 
Referencias bibliográficas








Nenhum comentário:

Postar um comentário