sexta-feira, 26 de maio de 2017

Gana




        


                     Resultado de imagem para GANA

 GANA :

A escolha por Gana não foi difícil. Na verdade, pela sua relativa estabilidade e segurança, o país é um bom destino para principiantes no continente africano. No meu caso, Acra tornou-se o destino certo por sediar o Escritório Regional para a África da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Naturalmente, para quem lida com cooperação para o desenvolvimento, a proximidade com os projetos de campo torna-se essencial para entender as dinâmicas locais, os desafios dos países e os elementos socioeconômicos que influenciam um determinado fenômeno. Por isso, me mudar para Gana foi como uma brisa de energia pessoal e profissional.

localização;

O Gana situa-se na África, apenas alguns graus a norte do Equador. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883 m. Os 537 quilómetros de costa são compostos principalmente por litorais baixos e arenosos, atrás dos quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, interceptada por vários rios e ribeiros, a maioria dos quais só é navegável em cruzeiro de luxo . Esta área, conhecida como Ashanti, produz muito cacau, minerais e madeira do país. O clima é equatorial (Gana fica na linha do equador). A faixa costeira ocidental é morna e comparativamente seca; o canto sudoeste é quente e úmido; o norte é quente e seco. O lago Volta, o maior lago artificial do mundo, estende-se desde a barragem de Akosombo, no sueste do Gana, até à cidade de Yapei, 520 quilómetros para norte. 
Resultado de imagem para GANA        

                                        
aspectos fisicos:

    
Gana é um país localizado na África Ocidental que faz fronteira com a Costa do Marfim, a oeste, com Burkina Faso, ao norte, e com Togo, a leste. Ao sul, é banhado pelo Golfo da Guiné, situado no Oceano Atlântico. Possui uma área territorial total de 238.540 km², onde habitam 25.545.939 pessoas, o que perfaz uma densidade demográfica de 107 habitantes para cada quilômetro quadrado.
O território atualmente correspondente a Gana foi dominado pelos portugueses durante o século XVI e serviu como mão de obra escrava para as terras portuguesas na América do Sul, o Brasil. Parte de sua costa marítima também foi comandada por holandeses, ingleses, suecos, dinamarqueses e alemães.
Já no século XIX, o Reino Unido passou a ter o domínio da região, exercendo sobre ela o seu controle até a sua independência no ano de 1957, quando foram incorporadas as antigas províncias da Costa do Ouro e de Togolândia para dar surgimento à atual Gana.
Após a abolição da escravidão no Brasil, uma parte dos escravos oriundos da região voltou para as suas terras de origem, constituindo o grupo afro-brasileiro Tabon, que ainda hoje mantém laços étnicos e históricos com a cultura brasileira.

Resultado de imagem para aspectos fisicos gana africa

Nenhum comentário:

Postar um comentário