quinta-feira, 25 de maio de 2017

Libéria





Localização e aspectos físicos:

A Republica da Libéria (em Inglês: Republic of Liberia) é um pequeno pais localizado na Africa Ocidental com um território de 111.369 km um pouco maior que o Estado de Pernambuco.A capital e principal cidade do pais e Monróvia batizada em homenagem ao presidente Norte-Americano James Monroe.A Libéria faz fronteira com Guine ao Norte, Serra Leoa a Noroeste e Costa do Marfim a Leste e o Litoral e banhado pelo Oceano Atlântico.

Mapa



A língua oficial é o inglês e com outras 16 línguas nacionais faladas pelas diversas etnias que compõem o país com a população de cerca de 3.786.000 indivíduos, a maioria dos liberianos cerca de 85% seguem a religião católica com 12% de muçulmanos e o restante adeptos de religiões tradicionais africanas.


Aspectos culturais:


Arquitetura:Com uma arquitetura clássica, a Libéria e reconhecida por suas tradicionais ocas feitas de palha seca nas aldeias adjacentes a capital Monróvia .







Arte: Basicamente a arte da Libéria consiste na confecção manufaturada de sinistras esculturas de rostos humanos talhados em madeira geralmente com expressões de seriedade e também a arte milenar de fabricar bonequinhos de vudu a partir dos restos de folhas e espigas de milho.








Vestuário: Aceitando-se que a Libéria e um pais da Africa que não conhece ate hoje a tecnologia do tecido, usando todos os retalhos de pele de texugo. Outra peculiaridade da indumentaria Liberiana e o acréscimo de uma AK-47 de boleira nos ombros, no pais isso e considerado acessório não uma arma de fogo.








Economia


A  economia da Libéria assenta na agricultura, setor do qual vive a maioria da população, os principais produtos são arroz, mandioca, café e cacau. O café e o cacau são as principais exportações agrícolas de lá.
A indústria liberiana é de pequena escala e inclui unidades de esfarelamento e lavagem de ferro, fábricas para a transformação da borracha, bem como f´brica de materiais de construção e bens de consumo ( 77% do PIB e agropecuária).



Arroz

Religião:

Aproximadamente 40% dos habitantes da Libéria são cristãos, na sua maioria protestantes, outros 40% são animistas, e 20% são muçulmanos. Os cristãos encontram-se principalmente na etnia do Kpelle e os Basa, enquanto os muçulmanos entre os mandes.
Entretanto, de acordo com o senso de 2008 promovido pela Cia World Factbook 85,6% da população é cristão, 12,2% muçulmanos, 0,6 seguem religiões tradicionais, 0,2% outras religiões e 1,4% não tem religiões.


Liberianas


Política:



 A Libéria e uma republica governada pela constituição de 6 de janeiro de 1986 que substituiu a constituição de 1847. O chefe de Estado e o presidente, eleito para um mandato de 6 anos, sendo também o chefe de governo. O presidente nomeia os membros de seu governo, que devem ser confirmados pelo senado.
O poder legislativo e exercido pela assembleia nacional, parlamento bica moral  constituído pelo senado e pelas câmara dos representantes. O senado e composto por  30 membros eleitos para um mandato de 9 anos e a Câmara dos representantes por 64 membros eleitos para 6 anos 
A constituição de 1986 instituiu um regime multipartidário. Os principais partidos Liberianos são: Alance for Peace and Democracy (LAP), Congress for Democraty  change (CDC), Coalition for the transformation pf Liberia, Liberian actions party (LAP), Liberty party (LP), National Patrotic party (NPP) e Unity party (UP).



Educação:


A Universidade da Libéria  é a maior universidade  do país e está sediada em Monróvia  Inaugurada em 1862, é um dos mais antigos institutos de educação superior da Africa , organizada com base no modelo ocidental. A segunda guerra civil , ocorrida entre 1989 e 1996, danificou severamente a universidade. A reconstrução da instituição iniciou somente após a restauração da paz. A universidade conta com seis institutos, incluindo uma faculdade de medicina e faculdade de direito.
A universidade Cuttigton  foi criada pela igreja  Episcopal  dos Estados Unidos  em 1889, por meio de Samuel David Ferguson. A instituição foi estabelecida para o ensino dos filhos dos colonos Africano-Americanos e liberianos indígenas. Sua sede está localizada em Suakoko no condado de Bong, 190 quilômetros ao norte de Monróvia . É a a mais antiga faculdade particular na Libéria.
Em 2009, foi refundada a Universidade Tubman , por Ellen Johnson-Sirleaf , no condado  de Maryland  tornando-se a segunda universidade pública na Libéria. Seu nome é uma homenagem a William  Tubman , ex-presidente da Libéria.
Segundo estatísticas publicadas pela UNESCO em 2004, 65 % das crianças em idade escolar estavam matriculadas em escolas de ensino primário, um aumento significativo comparado ao ano anterior da estatística. Estatísticas também mostram um número substancial de crianças mais velhas voltando aos estudos primários. Em média, as crianças atingem 10 anos de escolaridade, sendo 11 anos para meninos e 8 para as meninas. Por lei, crianças dos 5 aos 11 anos são obrigados a frequentar a escola.









Nenhum comentário:

Postar um comentário