segunda-feira, 22 de maio de 2017

Chade




  Localização:



Localiza-se no Centro-Norte do continente africano, na área de transição entre a África Mediterrânea e a África Subsaariana, o Chade tem 75% de seu território coberto pelo deserto do Saara. Não possuindo saída para o mar, o país limita-se com a Líbia no norte, Níger no oeste, Nigéria no oeste, Camarões no sudoeste, República Centro- Africana ao sul e Sudão a leste.



Clima:



  •   O clima de Chade prevalecente é conhecido com um clima de estepe local. Ao longo do ano existe pouca pluviosidade em Chade. Ela tem uma temperatura média de 23.8 °C. A média anual de pluviosidade é de 470 mm.

                                      

                                           Vegetação:



  • Vegetação estende-se ao deserto do Saara até zonas de savana.O extremo oriental do país toca com o deserto e ao sul de mesmo aparece à estepe; nas zonas centrais, ao longo das beiras dos rios, desenvolvem-se os bosques. Na zona meridional a vegetação se converte em savana arbórea.
    Ao norte do Lago Chade aparece a estepe e à continuação o deserto sahariano com alguns maciços montanhosos. Na zona sul do lago há pastos, enquanto que no norte é raro este tipo de vegetação; nas montanhas há a vegetação típica de arbustos.
                                                                     

Fauna:



  • A fauna selvagem está composta por elefantes, rinocerontes, girafas, avestruzes, leões e búfalos. Na zona do Lago Chade vivem os hipopótamos, e no deserto, ao norte, diferentes espécies de répteis.                                                         

Economia:

Imagem relacionada

  • Economia do Chade depende consideravelmente da agricultura de subsistência: pelo menos 80% da população do Chade continuam praticando o cultivo do milhete, mandioca, sorgo, amendoim, arroz, algodão e cana-de-açúcar. O Chade necessita de ajuda e de capital estrangeiro para a maioria dos projetos de investimentos públicos e privados. Um consórcio de empresas norte-americanas está investindo US$ 3,7 bilhões no país para explorar petróleo. Há planos de construção de uma refinaria.


Cultura:


Imagem relacionada


  Culinária:

  
Resultado de imagem para comidas da africa
  • Na cozinha do Chade utiliza-se tanto a carne como o peixe. O peixe é de água doce, obtido no lago ou em rios, bastante ricos em pesca; prepara-se também em salgação. Aconselhamos a parca, as brochetas de carne de vitela acompanhadas de um prato de arroz e a carne de cordeiro.
Referências Bibliográficas: 
www.portalsaofrancisco.com.br  
https://pt.wikipedia.org
                                                                              
Aluna: Julia Biancini 

Série: 9 ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário