domingo, 28 de maio de 2017

Guiné-Bissau

 


Guiné-Bissau


   

Localização

            Localizada na costa ocidental da África, a Guiné-Bissau faz fronteiras com o Senegal (ao norte), Guiné (ao sul e leste) e com o oceano Atlântico (a oeste).Também faz parte do território da Guiné-Bissau o arquipélago dos Bijagós, formado por mais de 80 ilhas.O território guineense abrange no total 36.125 quilômetros quadrados de área.



Relevo

         A Guiné-Bissau é um pequeno país tropical que se situa a baixa altitude.O seu ponto mais alto sobe apenas a 300 metros acima do nível do mar. O interior é composto por savanas e a linha costeira é basicamente uma planície pantanosa. A sua estação das chuvas,é  se- melhante a uma monção, alterna com períodos em que ventos quentes e secos sopram do Deserto do Saara. O arquipélago de Bijagós espalha-se pelo mar.

Clima

       Situada aproximadamente a meia distância entre o Equador e o Trópico de Câncer, a Guiné-Bissau tem clima tropical, caracteristicamente quente e húmido. Há duas estações distintas: a estação das chuvas e a estação da seca. A estação das chuvas estende-se de meados de Maio até meados de Novembro, com maior pluviosidade em Julho e Agosto. A estação seca corresponde aos restantes meses do ano. Os meses de Dezembro e Janeiro são os mais frescos. No entanto, as temperaturas são muito elevadas durante todo o ano.



Aspectos Sociais

      Colonização: O território da atual Guiné-Bissau sempre foi habitado por tribos indígenas. Em 1446, o navegador português Nuno Tristão chegou às Terras da Guiné. Estabeleceram-se, a partir de então, contatos contínuos com entrepostos na Costa Ocidental de África. A primeira povoação portuguesa nessa época foi Cacheu, fundada em 1588, mas sujeita administrativamente ao arquipélago de Cabo Verde. Após a Restauração, foi retomado o povoamento, tendo-se construído as povoações de Farim e Zinguinchor. A colonização portuguesa iniciou-se a partir da foz dos rios Casamansa, Cacheu, Geba e Buda. Durante séculos o território foi um ponto essencial para o comércio de escravos. Nos finais do século XVIII edificou-se a fortaleza de Bissau, numa altura em que os ingleses começaram a interferir-se nos tradicionais interesses portugueses na área. Foi necessária uma arbitragem internacional, resolvida a favor de Portugal, para encerrar a questão. Em 1879 foi separado administrativamente de Cabo Verde como a Guiné Portuguesa.


  
 Política: A Guiné-Bissau é um dos países mais pobres e frágeis do mundo. Após a sua independência de Portugal em 1974, a Guiné-Bissau conheceu frequentes perturbações políticas e repetidos choques econômicos, que o fizeram tombar  num ciclo  de fragilidade e pobreza que lhe tem dificultado o alcance e a manutenção de resultados de desenvolvimento.
      A Política da Guiné-Bissau ocorre em um contexto multi-partidário de uma república   semi-presidencial em uma democracia representativa em transição, por meio do qual o presidente é chefe de estado e o primeiro-ministro é chefe do governo .poder executivo é exercido pelo governo, enquanto o poder legislativo é investido tanto pelo governo quanto pela Assembleia Nacional Popular. Desde 1994, o sistema partidário é dominado pelos socialistas do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde e do Partido para Renovação Social.Poder Judiciário é independente do executivo e legislativo.                                                                                        Apesar do quadro democrático e constitucional, os militares têm exercido parcela substancial do poder e interferiram várias vezes na liderança civil desde que eleições multipartidárias foram instituídas em 1994. Nos últimos 16 anos, Guiné-Bissau sofreu dois golpes de Estado, uma guerra civil, uma tentativa de golpe, e um assassinato presidencial pelos militares.
                             Notícia de protestos recentes em Guiné-Bissau: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/protestos-contra-a-crise-politica-na-guine-bissau-acabaram-em-confrontos_v1004569

        
     Religião: Atualmente, na Guiné Bissau, cerca de 45% são muçulmanos e estão mais concentrados no interior do País do que na zona costeira. Os adeptos das religiões tradicionais são cerca de 47 a 50% e o resto da população é composta por cristãos que representam 5 a 8% da população.


 Guerra Civil: Guerra civil em Guiné-Bissau foi desencadeada por um golpe de Estado contra o Presidente João Bernardo Vieira, liderado pelo Ansumane Mané em junho de 1998. Confrontos entre as forças governamentais, apoiadas por estados vizinhos, e os rebeldes finalmente resultaram em um acordo de paz em novembro de 1998, que previa um governo de unidade nacional e novas eleições no próximo ano. Um surto posterior de breves combates em maio de 1999 terminou com a queda de Vieira.
                                 
   

                                      Aspectos culturais

   Guiné-Bissau possui uma herança cultural bastante rica e diversificada. Esta cultura, que varia de etnia para etnia, passando desde a diferença linguística, a dança, a expressão artística, a profissão, a tradição musical até as manifestações culturais.
A dança é, contudo, uma verdadeira expressão artística dos diferentes grupos étnicos.
   Os povos animistas caracterizam-se pelas suas belas e coloridas coreografias. No dia a dia, estas fantásticas manifestações culturais podem ser observadas na altura das colheitas, dos casamentos, dos funerais, das cerimônias de iniciação.
Nas cidades, a música é dominada pelo conhecido gumbé guineense.
     O carnaval guineense é completamente original, com características próprias, e tem evoluído bastante, constituindo uma das maiores manifestações culturais do país.

  
Dança tipica guineense:

Aspectos Econômicos

         A Guiné-Bissau é um dos cinco países mais pobres do mundo, que depende, essencialmente, da pesca e da agricultura.                                                                                                                                  A cultura de castanha-de-caju aumentou consideravelmente nos últimos anos, e fez com que o país alcançasse o sexto lugar no ranking de produção do caju. Esta atividade é a que proporciona maior rendimento às famílias e comunidades rurais e é o produto mais exportado. E por isso, o desempenho neste setor determina a situação econômica global das zonas rurais do país, bem como da sua segurança alimentar.  A Guiné-Bissau exporta peixe e mariscos, pequenas quantidades de amendoins, semente de palma e madeira. O arroz é a principal colheita e o alimento mais importante para a população guineense.                                                                                                  A luta intermitente entre tropas do governo e uma junta militar destruiu a maior parte da infra-estrutura do país e causou um grande dano à economia em 1998. A guerra civil levou à queda de 28 por cento do PIB naquele ano, com a recuperação parcial em 1999-2002. Antes da guerra, a reforma comercial e a liberalização dos preços foram a parte mais próspera do programa de ajuste estrutural do país, no âmbito do apoio por parte do Fundo Monetário Internacional.

Curiosidades  

       O português é falado por 11% da população, o crioulo por 44%, sendo 46% poliglotas.

         A gastronomia tradicional guineense é caracterizada por paladares intensos e apimentada, mistura de portuguesa e africana, na qual destacam os produtos do mar, onde o limão e a malagueta são condimentos indispensáveis. Entre os pratos mais típicos há que mencionar o cachupa, carne de porco com milho e feijão e o arroz com peixe, frango ou vitela; omafé, nome atribuído aos molhos e caldos, geralmente feitos com peixe, mariscos, galinha ou carne; o chabéu e o óleo de palma são as gorduras vegetais de eleição, utilizadas por todas as etnias da Guiné-Bissau; a mancarra é outra oleaginosa empregue frequentemente em molhos. No que diz respeito aos legumes, recorre-se geralmente ao baguitche, àcandja  ao djagatu para acompanhar o arroz e o mafé. Como curiosidade o visitante tem a oportunidade de experimentar a carne de macaco.
          A maior cultura do guiné é o artesanato na arte Bijagós se encontra o expoente Máximo da originalidade, sendo um dos atrativos turísticos tem grande tradição. Metal, Joia, cerâmica, pesca artesanal são únicos e jamais encontrados em outros países.


       Vídeo que retrata muito bem a atual situação vivida na Guíne-Bissau:https://www.youtube.com/watch?v=dTV01WopYfo&t=440s

                                           Referências Bibliográficas

   
João Vitor Lins e Castro
9ºB
       











Um comentário: