sábado, 13 de maio de 2017

Botsuana


   Localização e aspectos físicos 

Botswana (em inglês: Republic of Botswana; em tsuana: Lefatshe la Botswana) é um país localizado na África meridional, com um território de 581.730 km2, equivalente às dimensões do estado de Minas Gerais. País sem saída para o mar, sua capital é Gaborone. As fronteiras de Botswana são a norte e oeste a Namíbia, a nordeste o Zimbábue, e a sul e sudeste a África do Sul.





 A população de Botsuana é composta por 1.977.569 habitantes, sendo que a maioria reside em áreas urbanas: 61,1%. O país apresenta grandes vazios populacionais, visto que sua densidade demográfica é de apenas 3,4 habitantes por quilômetro quadrado. Gaborone é a cidade mais populosa, com 224 mil habitantes. Apresenta um clima semiárido e árido, o relevo é ocupado quase por completo por um planalto com altitudes entre os 700 e os 1200 m.



Aspectos sociais 

De acordo com dados divulgados em 2010 pela das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) de Botsuana é de 0,633, ocupando o 98° lugar no ranking mundial, composto por 169 países. Um dos grandes problemas é a baixa expectativa de vida, influenciada diretamente pelo grande número de portadores do vírus HIV – cerca de 40% dos adultos estão contaminados pela AIDS.


Metade da população do Botswana se consideram cristãos. Este 50 por cento é dividido em anglicanos, metodistas, luteranos, católicos, mórmons Testemunhas de Jeová, Adventistas, Batistas e de outras denominações cristãs. A maioria das outras práticas tradicionais crenças religiosas de 50 por cento, enquanto dois ou três por cento desse percentual é muçulmana. O nível do ateísmo, que é muito impopular, permanece desconhecida.


Botswana é um bom exemplo de um país que respeita o direito de liberdade religiosa. Ao instituir mecanismos pelos quais esse direito está protegido para todos os seus cidadãos, o governo de Botsuana tem sido capaz de manter boas relações entre os grupos religiosos, contribuindo grandemente para a estabilidade do país.

Aspectos econômicos 

Desde sua independência, a economia do Botsuana tem mantido uma das mais altas taxas de crescimento do mundo: entre 1966 e 1999, por exemplo, o país cresceu em média 9% ao ano. Apesar disso, em 2009 o crescimento econômico foi negativo, tendo o setor industrial apresentado uma retração de 30%, após a queda da demanda mundial pelos diamantes produzidos no país. Apesar de uma recuperação em 2010 o ritmo da economia voltou a cair.


A base da economia botsuanesa é a extração de diamantes: Botsuana é o maior produtor mundial de diamantes. Tal atividade é a principal responsável por Botsuana possuir o terceiro maior PIB per capita do continente africano (dados de 2008). A receita obtida pelo governo botsuano com a venda de diamantes permite-lhe investir na infraestrutura de transportes, saúde, saneamento, educação etc.

A criação de gado é uma atividade tradicional no país, assim como a plantação de sorgo, um cereal de origem africana. Ambas as atividades estão representadas no brasão do país. É expressiva a exportação de carne bovina de Botsuana para a Europa.

Um setor de grande potencial econômico e que começa a ser explorado mais intensamente no país é o turismo, que tem como principal atrativo a exuberância da vida animal no país, especialmente nos parques naturais. 

Mina de diamante Jwaneng

Moeda: Pula ("chuva" em língua tswana)
Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, SADC, UA.

Cultura 

Além de ser usado para se referir à segunda língua mais falada pelos habitantes, o setswana é o termo utilizado para descrever a cultura do Botswana.

Os principais grupos étnicos do Botsuana são Tsuana, Kalanga, Khoisan ou AbaThwa, entre outros. Outros grupos étnicos no Botsuana incluem brancos e indianos, que são considerados poucos.
A população indiana do Botsuana é composta por muitos indiano-africanos de várias gerações, do Quênia, Zâmbia, Tanzânia, Maurício, África do Sul, etc. bem como por imigrantes indianos de primeira geração.


 A música popular no Botswana ainda vem da África do Sul, Estados Unidos, Europa ou em outro lugar na África. Gumba-Gumba é uma forma de modernizar a música Zulu e Tswana, misturada com jazz tradicional. A palavra Gumba deriva de gíria township para "party". Outros estilos musicais folclóricos comuns são Borankana, Chesa, Huru e Mokomot.

Curiosidades

O maior delta interno do mundo é o Delta do Okavango, em Botswana. O Okavango é um rio sazonal, que perde totalmente suas águas durante a estiagem. É muito plano, com profundidade máxima de apenas 2 metros. Durante os períodos de chuva, atrai milhares de animais de dezenas de espécies – zebras, girafas, búfalos, leões.


Devido às cheias do Okavango, os leões de Botswana são nadadores muito exímios.
A população costuma compartilhar táxis e, uma vez que eles possuem rota pré-definida, as pessoas podem descer no local que bem desejarem.

Hino nacional: Fatshe leno la rona (Que esta Terra Nobre seja abençoada)


                  



Gilca Alice, 9° ano A


Referências:

https://www.google.com.br/amp/www.infoescola.com/africa/botswana/amp/
https://www.google.com.br/amp/m.brasilescola.uol.com.br/amp/geografia/botsuana.htm
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Botswana
http://popero.net/religioes-em-botswana/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Economia_do_Botswana#
https://pt.m.wikibooks.org/wiki/Botsuana/Economia
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pula_(moeda)
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Botswana
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Demografia_do_Botsuana
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_do_Botswana
http://www.maiscuriosidade.com.br/12-curiosidades-sobre-um-pais-desconhecido-dos-brasileiros-botswana/

Nenhum comentário:

Postar um comentário