quarta-feira, 24 de maio de 2017

NIGÉRIA


Sobre o país africano Nigéria esta postagem fornecerá :


Localização
Aspectos Físicos
Sociais
Econômicos
Culturais
Conflitos


bandeira-nigeria-imagem-animada-0010
Primeiramente temos aqui a bandeira da Nigéria
             A Nigéria é o país mais populoso do continente africano. É rico em recursos naturais, principalmente petróleo, porém, essa riqueza não é distribuída de forma igualitária para a população, visto que grande parte dela vive abaixo da linha de pobreza. A cidade de Lagos, maior aglomeração urbana do país, sofre com a falta de serviços públicos e de infraestrutura, como moradia, alimentação, saúde, educação, transportes, entre outros.
O país apresenta um quadro natural muito favorável às atividades humanas.  

           Grande parte do seu território é abrangido pela bacia do Rio Níger, cujos vales fluviais oferecem bons solos para o uso agrícola.
Nesse ambiente, que permite o cultivo das mais variadas plantas tropicais, favoreceu muito antes da era cristã uma admirável civilização, da qual descendem os iorubás do sul, um dos principais grupos étnicos entre os mais de 250 existentes no país, cuja cultura tem traços no Brasil.

           Muito antes de os colonizadores europeus, vindos pela costa, introduzirem o cristianismo e seduzirem as populações do sul, os povos do norte converteram-se ao islamismo, no século XI, por influência dos mercadores árabes, vindos do norte. Entre eles, os hauçás são os mais expressivos. Por outro lado, grupos minoritários do leste, como os ibos, permaneceram fiéis a suas crenças tradicionais.
 
LOCALIZAÇÃO:

              O país está localizado na Africa Ocidental e compartilha fronteiras terrestres com a República do Benin a oeste; com Chade e Camarões a leste e com o Níger ao norte. Sua costa encontra-se ao sul, no Golfo da Guiné, no Oceano Atlantico.

Localização  República Federal da NigériaLocalização de Baga, local dos ataques do Boko Haram, perto da fronteira com Camarões e Chade





CAPITAL: ABUJO





ASPECTOS FÍSICOS:


Relevo: Planaltos e colinas na região central; montanhas no Sudeste; planícies no norte e terras baixas no sul.



Coordenadas Geográficas: 10 00 N, 8 00 E
Limites geográficos: Níger (norte); Golfo da Guiana (sul); Chade e Camarões (leste); Benin (oeste)
Área: 923.768 km²
Fronteiras com os seguintes países: Benin, Camarões, Chade e Níger.
Extensão do litoral: 4.047 km
Principais recursos naturais: gás natural,, petróleo, estanho, minério de ferro, carvão mineral e zinco.



Uso da terra: terra arável (33,02%), culturas permanentes (3,14%) e outros (63,84%)

Principais problemas ambientais: desmatamento, degradação do solo, poluição da água e desertificação.

Clima: Tropical ao norte e equatorial ao sul.







Hidrografia:As três maiores bacias de drenagem em território Nigeriano são a do Níger-Benuê, a do lago Tchad, e a costeira, do golfo da Guiné. O Níger e seu maior tributário, o Benuê, são os maiores rios do país. O Níger tem muitas corredeiras e quedas d'água; o Benuê é navegável em toda a extensão, exceto no verão. Os principais rios da área norte da bacia Níger-Benuê são o Sokoto, o Kaduna e o Gongola, e os rios que deságuam no lago Tchad. Rios de pequeno curso, que desembocam no golfo da Guiné, banham as áreas costeiras. Projetos de aproveitamento das bacias acabaram por criar grandes lagos artificiais, como o Kainji, no Níger, e o Bakolori, no Rima.
O delta do Níger é uma imensa região de planícies, através da qual as águas desembocam no golfo da Guiné. Lagos formado por cotovelos de rio, meandros e barragens formam a paisagem local. Há grandes pântanos de água doce com manguezais perto do litoral.


Vegetação da Nigéria:


A Nigéria é coberta por três tipos de vegetação: florestas (onde não há cobertura florestal significativa), savanas (cover árvore insignificante, com relva e flores localizado entre as árvores), e montana terra. (O último é o menos comum, e é encontrada principalmente nas montanhas perto da fronteira com Camarões.) Tanto a zona da mata e da zona de savana são divididos em três partes.
Algumas das mais parte do sul da Zona da Mata, especialmente em torno do rio Níger e Cross River deltas, é mangue mangue (ver manguezais Central Africano ). Norte do presente é de água doce pântano, com vegetação diferente do sal mangues de água, e ao norte do que é floresta tropical.
A zona de cerrado de três categorias são divididas em mm ' mosaico de savana da floresta da Guiné , composto por planícies de capim alto que são interrompidos por árvores, o mais comum em todo o país, Sudão savana, semelhante, mas com gramíneas curtas e árvores menores e Sahel manchas de savana de grama e areia, encontrado no nordeste.
    
 

ASPECTOS SOCIAIS:

PIB (FMI - 2013): U$ 272,550 bilhões (36º)

IDH: 0,439 (2014)

EXPECTATIVA DE VIDA (ONU - 2005/2010): 50,26 anos (181º)

CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU - 2005-2010): 2,27% ao ano (39º)

MORTALIDADE INFANTIL (CIA World Factbook - 2012): 74,36/mil (207º)
 
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook - 2011): 48% (119º)

TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (Pnud - 2009/2010): 69,1% (138º)

PIB PER CAPITA (FMI - 2011): U$ 1.490 (134º)

MOEDA: Naira

RELIGIÃO: cristianismo (47,2%), islamismo (42%), crenças tradicionais (10,5%), sem religião (0,3%).

DIVISÃO: a Nigéria é um Estado federal constituído por 36 estados. A capital, Abuja, localiza-se no território da Capital Federal, que não pertence a nenhum estado. Os estados são subdivididos em 774 Áreas de Governo Local (LGAs). O número em negrito corresponde ao estado. 1. Abia 2. Adamawa 3. Akwa Ibom 4. Anambra 5. Bauchi 6. Bayelsa 7. Benue 8. Borno 9. Cross River 10. Delta 11. Ebonvi 12. Edo 13. Ekiti 14. Enugu 15. Gombe 16. Imo 17. Jigawa 18. Kaduna 19. Kano 20. Katsina 21. Kebbi 22. Kogi 23. Kwara 24. Lagos 25. Nasarawa 26. Níger 27. Ogun 28. Ondo 29. Osun 30. Oyo 31. Plateau 32. Rivers 33. Sokoto 34. Taraba 35. Yobe 36. Zamfara.


Cultura:

A Nigéria tem a terceira maior indústria cinematográfica do mundo, atrás apenas de Hollywood e Bollywood (indústria de cinema indiano). A maioria dos filmes é produzida sem grandes luxos, com equipamentos baratos e orçamento reduzido. São cerca de 1,2 mil filmes por ano, segundo a revista francesa Cahiers du Cinéma, muito acima da média norte-americana. O maior sucesso nigeriano foi o filme “Living in Bondage”, uma longa-metragem de 1992 que conta a história de um homem que fica preso por uma ceita ocultista.

Menina nigeriana Fotografia Editorial
Adicionar legenda

















 ECONOMIA :
As atividades econômicas do país são diversificadas. Na agropecuária, que responde por um terço do PIB nacional, destacam-se as grandes lavouras comerciais de exportação - as plantations - de cacau, seringueira e dendê nas áreas úmidas do sul; de amendoim, nas áreas semiúmidas; de algodão no Sahel. A pecuária também se destaca no norte do país. O milho, o sorgo, a mandioca e o inhame, obtidos em cultivos de subsistência, constituem a base alimentar da população. O couro também está entre os principais produtos de exportação.
Agricultura de subsistência de mandioca na Nigéria
Além de solos favoráveis, a Nigéria conta também com grandes recursos minerais em seu subsolo, como ferro, estanho, ouro diamante, carvão, gás natural e, principalmente, petróleo. Esses recursos, aliado à rica produção de energia hidrelétrica, favorecem a industrialização do país.
O petróleo era explorado na Nigéria desde a sua condição de colônia inglesa. As terras sob domínio inglês eram divididas em duas partes: ao norte estava a Nigéria do Norte, que era administrada pela Companhia Real do Níger e que passou à Coroa Britânica em 1900; ao sul estava a Nigéria do Sul, que era comandada pela fusão da Oil Rivers Protectorate, empresa que explorava petróleo e exercia controle sobre a navegação nos rios e a colônia de Lagos.
O petróleo responde por cerca de 90% das exportações do país. A China é a principal importadora desse produto, tendo feito, mediante parcerias com empresas nacionais, bilionários investimentos no solo nigeriano, sobretudo no setor petrolífero.
Mapa da África com os países que recebem mais investimentos chineses
Apesar das riquezas produzidas e exportadas, metade da população da Nigéria vive abaixo da linha de pobreza. Assim como acontece com a maioria dos países africanos, a ambição do enriquecimento e os conflitos internos, facilitam a corrupção, que acaba beneficiando uma minoria em detrimento da maioria da população. A exploração de ouro e diamantes, favorecem apenas aos grupos ligados a contrabandistas que, muitas vezes, trocam as riquezas minerais por armas, que são usadas para armar os grupos rebeldes que lutam contra os governos africanos.
Favela Makoko, em Lagos - Nigéria
 TENSÕES E CONFLITOS:
  A geografia e a dinâmica social da Nigéria são produtos da conturbada história do país, marcada por desastrosas intervenções estrangeiras, assim como aconteceu em todo o continente africano. O país convive com permanentes tensões e frequentes conflitos etnorreligiosos, muitos deles armados e com milhões de mortes.
A divisão etnorreligiosa tem ficado cada vez mais clara entre o norte muçulmano e o sul cristão, provocando o deslocamento de pessoas e a possibilidade de unificação do país. É comum milícias cristãs matarem muçulmanos residentes no sul, assim como cristãos residentes no norte, principalmente em Kano, serem massacrados por extremistas muçulmanos.
É comum atentados promovidos por milícias na Nigéria
Desde 2002, os muçulmanos conseguiram implantar a Sharia, a rigorosa lei islâmica, nos 12 estados do norte, enquanto os 24 estados sulinos permanecem regidos pela legislação republicana.
Nesse cenário de instabilidade, surgiu em 2006 um grupo rebelde pleiteando a independência do Delta do Níger, região muito rica em petróleo. Sua atuação inclui incêndios em instalações petrolíferas e sequestros de funcionários estrangeiros.
Além dos conflitos internos, a Nigéria enfrentou uma prolongada disputa com Camarões envolvendo a soberania sobre a Península de Bakassi, região rica em petróleo. Em 2008 a Nigéria cedeu essa área em litígio ao seu vizinho do sul.

Referências bibliográficas:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Nig%C3%A9ria http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/01/1575314-terror-de-militantes-islamicos-do-boko-haram-ameaca-pleito-na-nigeria.shtml
https://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-royalty-free-menina-nigeriana-image14149607

ALUNA: Maria Emília dos S. Pereira       Nº: 27
SÉRIE: 9º ano "B"
PROF.ª: Luciane
ESCOLA MONTEIRO LOBATO - Objetivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário