sábado, 27 de maio de 2017

ARGÉLIA

      Argélia



Localização:

  • dados:

Localizada no continente africano, com a capital: Argel , Extensão Territorial: 2.381.741 Km2
Clima: Árido Subtropical
População (2009): 34.895.470 habitantes
Densidade demográfica: 14,6 hab/Km2
Idioma: Árabe e berbere (oficiais), francês
Religião: Islamismo 96,7%, sem religião 3%, cristianismo 0,3%
Densidade demográfica: 14,6 hab/Km2
Idioma: Árabe e berbere (oficiais), francês
Religião: Islamismo 96,7%, sem religião 3%, cristianismo 0,3%
Moeda: Dinar argelino
A Argélia está localizada no litoral norte da África, é banhada pelo Mediterrâneo. Faz fronteira com a Tunísia, Líbia, Níger, Mali, Mauritânia, Saara Ocidental e Marrocos. É o segundo maior país em extensão territorial do continente africano, atrás apenas do Sudão.

Aspectos Físicos 

Gráfico Clima :

  • clima: 

  O clima da Argélia é semiárido e quente, se bem que o clima da costa seja suave, e os invernos nas áreas montanhosas possam ser rigorosos. Apenas no norte do país o clima é mediterrâneo. A Argélia é afetada pelo siroco, um vento quente e carregado de pó e areia, especialmente comum no verão. Nesta região, as temperaturas do deserto do meio-dia podem ser quentes durante todo o ano. Depois do pôr-do-sol, no entanto, o ar claro e seco permite rápida perda de calor e as noites são frias. Registram-se enormes intervalos diários de temperatura.
A precipitação é bastante abundante ao longo da parte costeira da Cordilheira do Atlas, variando de 400 a 670 m por ano, a quantidade de precipitação aumenta de oeste para leste. A precipitação é mais forte na parte norte do leste do país, onde atinge até 1.000 mm em alguns anos. Mais para o interior, as chuvas são menos abundantes. A Argélia também tem dunas de areia entre montanhas. Entre elas, no verão, quando os ventos são fortes, as temperaturas podem chegar até 43,3 °C.

  • Vegetação: 

A paisagem vai variando à medida que se vai de norte ao sul: no norte são tipicamente mediterrâneas tanto a flora quanto a fauna.
Um pouco mais ao sul são feitos estepários até chegar ao deserto.
Na parte ocidental do Tellou Atlas Menor a vegetação é escassa pois o clima é mais seco; em Cambio, ao leste, a grande umidade causa o desenvolvimento de uma considerável massa florestal.
Entre as árvores de presença mais freqüente se encontram a encina, o alcornoque, o cedro e o carvalho caduco. Na zona mediterrânea se podem ver oliveiras, figueiras, amenodeiras, palmas datileiras, laranjeiras, entre outros arbustos, além da uva.
O enebro e o pinus de Alepo se acham nas montanhas.

A Argélia também possui pouca vegetação na região árida do Saara, seu clima predominante é árido e quente, e é afetada por ventos quentes e com poeira conhecido como siroco.

Relevo:


 A maior parte do relevo é formada por planalto elevado e deserto; algumas montanhas; uma planície costeira estreita e descontínua.
    maior parte do país tem pouca vegetação (de estepe) onde se destacam as tamareiras. Os planaltos são em sua maioria, estéreis. Apenas nos raros oásis encontram-se vegetação mais variada. 

CORDILHEIRA DOS ATLAS  é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2 400 km através de MarrocosArgélia e Tunísia.
O Atlas se divide em várias cordilheiras:
Na Argélia:
  • Aurés (monte Chelia 2 328 m)
  • Djurdjura (2 308 m)
  • Ouarsenis (1 985 m)






Deserto na  Argélia está localizado no centro-norte da África, no chamado Norte da África, e é parte do Deserto do Saara.

Ocupa uma área de 3 500 000 km² e representa uma área de quase 80% do território argelino.
Vivem no deserto tribo nômades antigas que consideram o deserto como base para a sua vida. Mais de 2/5 da população vivem perto de fronteiras. O solo do deserto é praticamente estéril, e a região é considerada por alguns cientistas como uma das mais secas dos últimos 3000 anos. As tribos nômades procuram obter água nos oásis.
 

                                     ECONOMIA 


A economia da Argélia assenta, principalmente, na exploração do petróleo edo gás natural, produtos que dominam as exportações. As restantes riquezasdo país correspondem à indústria extrativa do minério de ferro, do fosfatomineral e do mercúrio. 
O solo arável abrange apenas 3% do território argelino e somente umapequena parte do solo arável é irrigável. As culturas dominantes são o trigo, acevada, a batata, o tomate, a uva, a cebola, a tâmara, a laranja e a azeitona. Osprincipais parceiros comerciais da Argélia são a França, a Itália, a Espanha, osEstados Unidos da América e a Alemanha. 
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita(toneladas métricas,1999), é de 3,0. 

                                                       MOEDA :

dinar argelino é a atual unidade monetária da Argélia. Seu código internacional é DZD. O nome da moeda é derivado do latim denarius. É dividido em 100 centavos ou cêntimos. O dinar foi introduzido em 1964, substituindo o franco argelino.
As moedas circulantes são as de 5, 10, 20, 50 e 100 dinares. Devido à massiva inflação que acompanhou as economias de transição para o capitalismo no começo dos anos 1990, as moedas de centavo perderam seu valor, por isso as moedas de 1 e 2 centavos são raramente usadas.[1] Mesmo assim os preços são geralmente cotados em centavos na linguagem do dia-a-dia; então o preço de cem dinares é lido como "dez mil centavos" .
As notas em circulação são as de 100, 200, 500 e 1 000 dinares.

                                                                    CULTURA 


culinária da Argélia, como parte da culinária do Magreb, é uma mistura de tradições berberes, árabes, francesas e judaicas.  A base da alimentação é o trigo, seja na forma de cuscuz, de pão achatado (pão-folha, como o pita) ou outros, com nomes como khobz edddar, khobz ettadjine, khobz el koucha, kesra rakhsis, kesra matlouh, kesra m'bessa, aghroume, akourane, em que khobz é a palavra árabe para pãoPara além do pão, os argelinos também comem o trigo na forma de doces à base de semolina ou de massa-folhada, aliás esta usada também para pratos de carne, como a pastilla.
No entanto, o grão-de-bico entra na composição de muitas sopas, normalmente chamadas chorba (mas também grafado shorba) e guisados como harira; para além destes ingredientes básicos, os pratos argelinos incluem quase sempre muitos vegetais, com ênfase no tomate, carnes, principalmente carneiro e galinha, mas também de camelo, e peixe, na zona costeira. Outros vegetais típicos do Mediterrâneo, como o pimento, a fava, a abobrinha, as azeitonas e as frutas cítricas são também frequentes na cozinha argelina. As refeições na Argélia são quase sempre terminadas com uma sobremesa, tâmaras ou fruta fresca.
Os condimentos fortes estão quase sempre presentes na cozinha argelina, como o açafrão (verdadeiro, de Crocus), o cravinho, o coentro, o gengibre, o cominho, a pimenta e o alho. Existem ainda misturas de temperos muito populares e tipicamente magrebinas ou do Médio Oriente, como ras el hanout, harissa, baharat e za’atar.  Claro que os refogados e os temperos de saladas têm como base o azeite. Uma especialidade argelina é a merguez, uma salsicha muito condimentada. 

.Chakchouka é muitas vezes considerado o prato nacional da Argélia, apesar de popular também nos países vizinhos; é uma espécie de ratatouille, em que os vegetais principais são o tomate e o pimento, embora haja muitas variantes com outros ingredientes, muitas vezes coberta com ovos mexidos. Não confundir com chakhchoukha, igualmente um prato típico da Argélia, composto por pedaços de pão achatado misturado com um guisado de carne e grão-de-bico.

.Chakchouka é muitas vezes considerado o prato nacional da Argélia, apesar de popular também nos países vizinhos; é uma espécie de ratatouille, em que os vegetais principais são o tomate e o pimento, embora haja muitas variantes com outros ingredientes, muitas vezes coberta com ovos mexidos. Não confundir com chakhchoukha, igualmente um prato típico da Argélia, composto por pedaços de pão achatado misturado com um guisado de carne e grão-de-bico.

O islã é a religião predominante na Argélia, sendo que seus adeptos representando 99% da população. Existem cerca de 150.000 ibadistas no vale M'zab na região de Ghardaia.











HIDROGRAFIA 

Argélia possui muito poucos rios e se encontram no setentrião , sendo a maioria deles sazonais. O rio Chéliff é o maior do país.
o rio Chéliff também conhecido por chlef ou shelif éum rio do litoral mediterrâneo. com o comprimento de 730 km, é muitas vezes considerado o maior rio da Argélia. o rio Draa na fronteira sudeste com Marrocos que corre cerca de 390 km pela Argélia, é mais como ele se estende cerca de 1.100 km.

 fauna :

chacais



cabras






macacos 












                                      curiosidades: 

A Argélia é um país do norte da África cujo nome oficial é República Popular e Democrática da Argélia.

Sua capital e cidade mais populosa da Argélia é a cidade de Argel, na costa do Mediterrâneo.

Com a divisão do território sudanês que possibilitou o surgimento do Sudão do Sul, a Argélia se tornou o maior país da África em extensão territorial.

A Argélia possui duas línguas: o árabe e o berbere. A mais falada é o árabe, que é usada por 85% da população. Apesar de não ser uma língua oficial, o francês é extensamente falado no país.

A grande maioria dos argelinos segue a religião islâmica.

A Argélia é juntamente com Líbia, Nigéria e Angola um dos países africanos que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Aliás…

A Argélia é dona da sétima maior reserva de gás do planeta, além de segundo maior exportador do produto.

A Argélia passou mais de 130 anos sob dominação francesa. Foi invadida em 1 830 e só conseguiu proclamar a independência em 1 962, depois de uma luta sangrenta que durou anos.

O país foi dominado durante anos por um partido único, a Frente de Libertação Nacional.

Ao contrário do que acontece em muitos países islâmicos, as mulheres argelinas conquistaram um espaço proeminente na sociedade. Só para se ter uma ideia, elas representam 70% dos advogados e 60% dos estudantes.

Referencias bibliográficas

http://cpu90.ifc-camboriu.edu.br/criacac/tiki-index.php?page=ARG%C3%89LIA


aluna: Ana Beatriz Andrade De Albuquerque 

9 ano B 

Um comentário: