quinta-feira, 25 de maio de 2017

gana


GANA:

                                   

                                             Resultado de imagem para origem do nome gana


Império do GanaReino do Gana ou Império de Uagadu foi um antigo império  que dominou a africa ocidental  durante a idade media  Se localizava entre deserto do Saara  e os rios niger  e senegal muitos quilômetros  ao norte do atual país chamado gana
O Império não tinha nome então passou a ser chamado de Gana (que significa "chefe guerreiro") que é na verdade era o título do líder desse Império. Foi provavelmente fundado durante a década de 300, desde essa data até 770, os seus primeiros governantes constituíram a dinastia magas  uma família berbere , apesar de o povo seu súdito ser constituído por negros  das tribos soninques  Em 770, os Magas foram derrubados pelos soninquês, e o império expandiu-se grandemente sob o domínio de Kaya Maghan Sisse, que foi rei cerca de 790.


localização:

O Gana situa-se na África, apenas alguns graus a norte do Equador. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883 m. Os 537 quilómetros de costa são compostos principalmente por litorais baixos e arenosos, atrás dos quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, interceptada por vários rios e ribeiros, a maioria dos quais só é navegável em cruzeiro de luxo . Esta área, conhecida como Ashanti, produz muito cacau, minerais e madeira do país. clima é equatorial (Gana fica na linha do equador). A faixa costeira ocidental é morna e comparativamente seca; o canto sudoeste é quente e úmido; o norte é quente e seco. lago Volta, o maior lago artificial do mundo, estende-se desde a barragem de Akosombo, no sueste do Gana, até à cidade de Yapei, 520 quilómetros para norte.
                                               

                                                       Resultado de imagem para localização gana


aspectos físicos:




Gana é um país localizado na África Ocidental que faz fronteira com a Costa do Marfim, a oeste, com Burkina Faso, ao norte, e com Togo, a leste. Ao sul, é banhado pelo Golfo da Guiné, situado no Oceano Atlântico. Possui uma área territorial total de 238.540 km², onde habitam 25.545.939 pessoas, o que perfaz uma densidade demográfica de 107 habitantes para cada quilômetro quadrado.
O território atualmente correspondente a Gana foi dominado pelos portugueses durante o século XVI e serviu como mão de obra escrava para as terras portuguesas na América do Sul, o Brasil. Parte de sua costa marítima também foi comandada por holandeses, ingleses, suecos, dinamarqueses e alemães.
Já no século XIX, o Reino Unido passou a ter o domínio da região, exercendo sobre ela o seu controle até a sua independência no ano de 1957, quando foram incorporadas as antigas províncias da Costa do Ouro e de Togolândia para dar surgimento à atual Gana.
Após a abolição da escravidão no Brasil, uma parte dos escravos oriundos da região voltou para as suas terras de origem, constituindo o grupo afro-brasileiro Tabon, que ainda hoje mantém laços étnicos e históricos com a cultura brasileira.


  aspectos culturais:

 Um homem produz o kente, utilizando uma ferramenta tradicional na vila de Bonwire, na região de Ashani.Talvez a mais visível (e vendável) contribuição cultural de Gana actualmente seja o tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores e simbolismo. O kene é feito por habilidosos tecelões ganenses, e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi (Bonwire é conhecida como a terra do kente, apesar de algumas áreas da região do rio Volta também reclamarem o título).
Ali se encontram vários tecelões produzindo longas peças de kente. Estas peças podem ser costuradas juntas para formarem os grandes turbantes que são usados por alguns ganenses (especialmente chefes) e são comprados por turistas em Acra e Kumasi.
Após a independência, a música de Gana floresceu, particularmente um estilo dançante chamado high life, que é muito tocado nos bares e clubes do país. Muitos ganenses são adeptos da percussão, e não é incomum escutarem-se tambores sendo tocados em eventos social.
Resultado de imagem para aspectos culturais gana


Resultado de imagem para aspectos culturais gana

economia:

Gana foi um dos maiores impérios formados no continente africano que se desenvolveu para fora das regiões litorâneas ou da África muçulmana. Sua área correspondia às atuais regiões de Mali e da Mauritânia, fazendo divisa com o imenso deserto do Saara. Desde já, percebemos a instigante história de um reino que prosperou mesmo não possuindo saídas para o mar e estando próximo a uma região considerada economicamente inviável.
As dificuldades geográficas explícitas da região começaram a ser superadas quando as populações da África Subsaariana (ou África negra) passaram a ter contato com a porção norte do continente. Graças à domesticação do camelo, foi possível que comunidades pastoris próximas do Deserto do Saara começassem a empreender novas atividades econômicas. Nas épocas de seca, os pastores berberes deslocavam-se para a região do Sael para realizar trocas comerciais com os povos da região.

Entre essas populações se destacavam os soniquês, que ocupavam uma região próxima às margens dos rios Senegal e Níger. Esse povo começou a se organizar em comunidades agricultoras estáveis que se uniram, principalmente, por conta dos ataques de tribos nômades. A região que era rica em ouro aliou sua produção agrícola ao comércio na região para empreender a formação do Reino de Gana. Dessa forma, estabelecia-se uma monarquia no interior da África.

Sua organização política é motivo de controvérsia entre os historiadores que estudam o assunto. Mesmo possuindo um amplo território e uma organização política típica dos governos imperiais, Gana não possuía uma cultura militarizada ou expansionista. O Estado era mantido através de um eficiente sistema de cobrança de impostos localizados nos principais entrepostos comerciais de um território não muito bem definido.

A economia comercial de Gana atingiu seu auge no século VIII, ao interligar as regiões do Norte da África, Egito e Sudão. Entre os principais produtos comercializados estavam o sal, tecidos, cavalos, tâmaras, escravos e ouro. Esses dois últimos itens eram de fundamental importância para a expansão econômica do reino de Gana e o considerável aumento da força de trabalho disponível. Entre os mais importantes centros urbano-comerciais desse período destacamos a cidade de Bambuque.

O ouro era escoado principalmente para a região do Mar Mediterrâneo, onde os árabes utilizavam na cunhagem de moedas. Para controlar as regiões de exploração aurífera, o rei era responsável direto pelo controle produtivo. Para proteger a região aurífera, o uso de lendas sobre criaturas fantásticas era utilizado para afastar a cobiça de outros povos. O sal também tinha grande valor mediante sua importância para a conservação de alimentos e a retenção de líquido para os povos que vagueavam no deserto.

O reino de Gana começou a sentir os primeiros sinais de sua crise com o esgotamento das minas de ouro que sustentavam a sua economia. Além disso, após o século VIII, a expansão islâmica ameaçou a estrutura centralizada do governo. Os chamados almorávidas teriam empreendido os conflitos que, em nome de Alá, desestruturaram o Reino de Gana. A partir de então, os reinos de Mali, Sosso e Songai disputariam a região.
Resultado de imagem para economia   gana africa


religião;
A Religião na África é diversificada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Estas religiões são frequentemente adaptadas aos contextos culturais indígenas e sistemas de crença ou fazem sincretismo paralelamente cristianismo e islamismo.
Resultado de imagem para religiao gana africa
      No centro e no sul temos as religiões tradicionais africanas, animistas e o cristianismo que a maioria da população segue.Na África do norte , desde o Atlântico e Mediterrâneo até o Saara, incluindo o Egito e a Etiópia é dominante das religiões Islamismo e pelo Cristianismo.Já na África centro-sul ,desde a Rep. Dos Camarões, Quênia e até o extremo sul, povoado principalmente por tribos aborígenes, é dominada pelas religiões tradicionais, exceto uma relevante percentagem que praticam o cristianismo, o islamismo e até o hinduísmo.  

política:



Akufo Addo, em prelúdio à Nona Cimeira da União Africana (UA) prevista para 1 a 3 de Julho.
"Devemos olhar para o futuro com vista a dar soluções aos problemas com os quais estamos confrontados, sobretudo a pobreza, e deve-se juntar-se à tendência do mundo, organizar-se para avançar e deixar atrás os efeitos desastrosos da pobreza", declarou.
De acordo com o chefe da diplomacia anense, os líderes africanos vão inspirar-se dos modelos europeus, asiáticos e norte-americano para chegar a um modelo que convenha ao continente.
A Cimeira da UA organizada em Janeiro último em Addis Abeba decidiu que a reunião de Accra seja consagrada ao grande debate sobre a formação dum Governo de união africana.
Mas, enquanto alguns defendem a realização rápida deste projecto, outros indicam que isto deve fazer-se por etapas, o que dá a impressão duma divisão entre os chefes de Estados africanos.
Para Akufo-Addo, não há nada de estranho nas diferenças de visão sobre a aceleração do processo de instauração dum Governo de união africana tendo em conta a diversidade entre os 800 milhões de habitantes das 53 nações do continente.
"Se todo o mundo está de acordo, o que será discutido em Accra? É normal notar divergências", declarou, acrescentando que devemos chegar a um consenso.
Akufo-Addo não revelou, contudo, a posição oficial do seu país sobre o Governo de união africana.
"A nossa situação é difícil porque presidimos atualmente  à UA.
Guardamos a nossa posição para sermos um árbitro honesto", disse.
O ministro ganense dos Negócios Estrangeiros, Integração Regional e NEPAD anunciou que a diáspora africana será representada no debate pelo reverando americano Jesse Jackson, que deve conduzir as delegações afro-americanas na Cimeira de Accra. 
28 junho de 2007 10:11:00
Resultado de imagem para politica gana africa


educação:

Gana tem tanto um sistema de ensino público e privado. O sistema escolar nacional é modelado após o sistema de ensino britânico e vai de agosto a maio. Oficialmente, todas as aulas são ministradas em Inglês, embora algumas escolas mais rurais podem fazer uso de locais línguas também. Algumas escolas vão oferecer outras opções de idiomas também. Ela inclui os seguintes tipos e níveis de escolaridade:
  1. Pré-escolar (idades 2-4)
  2. Jardim de Infância (2 anos, idades 4-6)
  3. Ensino primário (graus 1-6, com idades entre 6-11)
  4. Escola Secundária Júnior (graus 7-9, com idades entre 12-15)
  5. Escola secundária sênior (graus 10-12, com idades entre 16-18)
  6. Ensino superior (universidade, faculdade, Instituto Técnico).
As idades associado a cada nível são aproximados. É comum ter um intervalo de idades, como resultado dos estudantes a partir ou parar os estudos devido a influências externas.
Em 1996, Gana instituiu o ensino primário gratuito e obrigatório para todos crianças entre as idades de 4 e 15. No entanto, na prática, o país está longe de atendimento universal. Os custos associados com livros escolares e uniformes manter muitos estudantes fora da escola primária e secundária.

Exames padronizados

Em Para se formar no Junior High School, os alunos devem passar a Educação Certificado de Exame Básico (BECE). A fim de concluir o ensino médio, os alunos devem passar no Exame Oeste Africano Senior Secundária Certificate (WASSCE) em cada um dos seus temas escolhidos. Este é um exame padronizado usado em muitos países do Oeste Africano de língua Inglês. Os exames são escritos maio-junho e os alunos recebem seus resultados em outubro. Os graduados do ensino secundário recebem um diploma do ensino médio.
Em Gana, o sistema escolar privado é amplamente considerado como sendo superior ao sistema de ensino público - particularmente durante as notas mais baixas. Muitas vezes, as escolas públicas são sobre-atendidos e com apoio insuficiente. Aqueles que podem pagá-lo provavelmente vai mandar seus filhos para a escola privada.

Escola particular

Há uma gama enorme de escolas privadas localizadas em todo Gana. As escolas variam em termos de cursos oferecidos, a qualidade da educação e os custos de propinas. privada escolas estão localizadas em todo o país, mas são mais centralizado em Accra.
Geralmente, as pessoas preferem enviar seus filhos para a escola particular se eles podem pagar. Aqui, você encontrará mais baixo turmas, professores mais qualificados e melhores recursos para o ensino.
Resultado de imagem para educacao gana africa
curiosidades;
Com 238 mil quilômetros quadrados, Gana é um dos menores países da África. Uma curiosidade: ele é menor do que o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
A maioria da população fala algum idioma local (asante, ewe, boron, fante…), mas a língua oficial do país é o inglês.
A maior parte dos ganenses é cristã (cerca de 71%), mas existem muitos muçulmanos (17%) e pessoas sem religião (5%).
O maior grupo étnico de Gana é o akan. Existem, no entanto, outros 52 grupos vivendo em seu minúsculo espaço territorial.
As maiores cidades de Gana são, pela ordem: Acra, Kumasi, Tamale, Takoradi e Ashiaman.
A moeda ganense é chamada de cedi.
O maior lago artificial do mundo é o lago Volta. Só para se ter uma ideia da sua dimensão, enquanto o lago brasileiro Itaipu possui 1 350 quilômetros quadrados, o ganense Volta possui 8 500 quilômetros quadrados.
Gana é geograficamente plana. Metade do país fica a apenas 152 metros acima do nível do mar e sua altitude mais elevada é de 883 metros.
O clima permanece quente e úmido durante grande parte do ano. Mas, quanto mais ao norte, mais quente e seco se torna o território ganense.
Gana é um grande exportador de minérios, principalmente ouro, diamante, manganês e bauxita.
Gana é o segundo maior produtor mundial de cacau, atrás somente da vizinha Costa do Marfim.
Os ganenses são conhecidos pela produção do kente, um tecido colorido usado em turbantes, batas e vestidos. A principal produtora é a cidade de Kumasi, no centro do país.
Uma das bebidas mais consumidas  no país é o pito, uma espécie de cerveja local.
Um dos principais pratos da culinária de Gana é o kelewele, que é basicamente banana frita temperada com pimenta e gengibre.
A seleção de Gana participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo em 2 006, na Alemanha, mas já em 2 010 conseguiu chegar às quartas de final do torneio, na África do Sul.
Maria Eduarda S. Amorim 9 ano A.
links:
http://www.maiscuriosidade.com.br

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gana

www.portalsaofrancisco.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário