segunda-feira, 22 de maio de 2017

Somália


Resultado de imagem para bandeira da somalia gif


LOCALIZAÇÃO 

Mapa da Somália

A Somália, cujo nome no dialeto local significa “negro”, está localizada na porção mais oriental do continente africano, conhecido como “Chifre da África”. Seu território, banhado pelo Oceano Índico, limita-se a oeste com a Etiópia, a noroeste com Djibuti e ao sul com o Quênia.


 CLIMA


Resultado de imagem para CLIMA DA SOMALIA

Clima desértico levemente temperado no litoral. Existem duas estações chuvosas na Somália: de março a maio e de setembro a dezembro. O clima é muito seco e quente, entre dezembro e fevereiro. No norte da Somália, as temperaturas são mais elevadas do que no resto do país e as precipitações, pelo contrário, são menos intensas. A costa é muito seca. No verão, os ventos proporcionam um pouco de frescor.


VEGETAÇÃO


Resultado de imagem para Vegetação da somalia cactos

Basicamente um deserto cheio de cactos, visto que apenas 1,64% das terras da Somália são aráveis, o que é um pouco triste quando você considera tudo que quase 10 milhões de pessoas com fome paralisante só possuem um pedaço de terra do tamanho de uma mesa de ping-pong para plantar.

FAUNA




Gramíneas e árvores esparsas pontuam boa parte do território. Poucas plantas sobrevivem no nordeste seco. Cerca de dois terços da terra são usados como pasto para animais.
A fauna somali abrange leões, leopardos, hienas, raposas, javalis-africanos, avestruzes e antílopes. A caça reduziu muito a quantidade de girafas, zebras, antílopes, hipopótamos, rinocerontes e elefantes.

ECONOMIA

Resultado de imagem para AGRICULTURA da somalia

A Somália é um dos países mais pobres da Terra. Sua economia é baseada na agropecuária. O país tem o maior rebanho de camelos do mundo, além da criação de ovelhas, cabras e gado. Só é possível plantar em uma porcentagem ínfima do solo, e os cultivos principais são de banana, cana-de-açúcar, sorgo, milho, mandioca, algodão e sementes de gergelim. A Somália exporta animais vivos, bananas, peixes, couro e peles, carvão e sucata de metal para outros países.

POPULAÇÃO



Mais da metade da população da Somália é nômade, ou seja, muda de um lugar a outro, acompanhada de seus rebanhos. Agricultores sedentários vivem principalmente no sul. Quase todos os habitantes são somalis, que se dividem em muitos clãs familiares. O país também tem minorias de bantos e árabes. A religião muçulmana é adotada por quase 100 por cento da população.
Somali e árabe são as línguas oficiais, mas algumas pessoas também falam inglês ou italiano. O idioma somali só ganhou uma forma escrita em 1973.

EDUCAÇÃO




O Ministério da Educação é oficialmente responsável pela educação na Somália, e supervisiona o ensino primário , secundário, formação técnica e profissional, bem como a formação e capacitação de professores e educação não-formal. Cerca de 15% do orçamento do governo é destinado à educação. As macro-regiões autônomas de Puntland e Somalilândia mantêm seus próprios Ministérios da Educação. Cerca de 37,8% da população com 15 anos ou mais de idade sabe ler e escrever, sendo maior entre os homens (49,7%) e apenas 25,8% entre as mulheres, conforme estimativas de 2006.


CULTURA

Resultado de imagem para brasão da somalia

A Somália possui uma cultura bastante vasta e influenciada por países vizinhos. Ainda assim as línguas que se falam na Somália nem se comparam a outras culturas, sendo que a maior parte deles fala “somali”, mas também é possível encontrar pessoas do ramo religioso que entendem perfeitamente o árabe, bem como outros cidadãos que falam italiano e inglês. Os principais símbolos deles são a bandeira e o brasão de armas, parte importante em sua história. O sunismo é a principal religião da Somália, proibindo o seu povo de fazer diversas coisas, como jogar, beber e consumir carne de porco.

Referências Bibliográficas:







Aluno: Pedro Felippe Barretto
Série: 9º Ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário