quinta-feira, 25 de maio de 2017

Namíbia

Um pouco de historia:
No início do Século XX, a Namíbia era uma colônia alemã. A África do Sul sob o mandato da Liga das Nações após a Primeira Guerra Mundial, anexou-se como uma província da África do Sul após a Segunda Guerra Mundial. Até que a SWAPO (Organização do Povo da África do Sudoeste) declarou guerra pela independência em 1966, o que apenas ocorreu em 1990 , da qual para conseguir guerras de guerrilheiras foram feitas entre os nacionalistas da Organização do Povo da África do Sudoeste (SWAPO) e outros que lutaram contra o governo de apartheid na África do Sul, apos essas datas o país entrou em um estado de mudança e desenvolvimento. A Namíbia é um país diversificado de caçadores, fazendeiros comerciais, mineiros e pescadores, que pertencem a diversos grupos linguísticos e culturais.

Localização: País da África Austral. Situada na costa sudoeste da África, a Namíbia possui uma área de 825 418 km 2. É banhada pelo oceano Atlântico e faz fronteira com a Angola, Zâmbia e tantos outro. A Namíbia é o 34 maior país do mundo.


Clima: A grande parte do território apresenta um clima desértico ou semidesértico, contendo securas, seu clima predominante é o árido tropical, mesmo sendo um país que conta com climas variados dependendo da área em que se encontra, como no interior, nas áreas do deserto da Namíbia, as temperaturas podem chegar aos 40 graus nas épocas mais quentes e cai até os 4 ou 5 graus no resto do ano.


EconomiaA economia da Namíbia é pouco desenvolvida. O extenso litoral impulsiona a pesca, que responde por grande parte das exportações. A riqueza mineral também contribui para a capitação de recursos financeiros como diamante, cobre, ouro, etc. O turismo tornou-se também um importante fonte de renda devido o seu ambiente natural que possui vários parques com animais selvagens.

- A Namíbia é composta de 2,2 milhões de habitantes e enfrenta alguns problemas socioeconômicos, em especial à distribuição da desigual de renda, que é uma herança da política racial sul-africana, denominada apartheid. Esse sistema político, que vigorou entre os anos de 1948 a 1994, proporcionou o acúmulo de riquezas para os habitantes brancos, enquanto a maioria negra é pobre. O analfabetismo atinge 12% dos habitantes e a taxa de mortalidade é de 32 óbitos a cada mil nascidos vivos. A taxa de desemprego é alta. E como outros países da região, Namíbia enfrenta um alto nível de HIV/Aids. Namíbia oferece tratamento de saúde de baixo custo não só a seus cidadãos, mas também a seus vizinhos. E é um dos lugares mais bonitos do mundo, e sua população cultiva seu meio ambiente e protege seus animais. 



Cultura namibiana: Baseia-se na cultura nativa, caracterizada por tradições e a cultura dos imigrantes, principalmente do alemães, os seus colonizadores. Namíbia é uma mistura cultural entre os europeus e os africanos, tanto na arte e no entretenimento.
70% da população pertencem aos povos bantos como os ovambo e herero, outras minorias culturais incluem os damara, caucasianos e os povos de sangue misto. Cada um fala idiomas diferentes, entre o inglês, africâner (o derivado do holandês falado na África do Sul) e linguás africanas nativas. Um pouco dos povos:

O povo herero: Os hereros era constituído de pastores, que mantinham o gado como reverencia e o animal só era sacrificado e consumido em casos especiais, eles consideravam o mesmo um legado do antepassado, criado para as próximas gerações. O povo herero  sofreu repetidas vezes com trapaças envolvendo suas terras e com isso se revoltou contra os colonizadores, gerando uma guerra do qual o povo herero foi massacrado e os que fugiram morreram de sede, eles se destacaram bastante na luta pelo apoio à independência namibiana.

O povo san: Os nômade san viajavam pelas terras em pequenos grupos, eles fabricavam abrigos temporários com elementos de vegetação, são membros de varias etnias de caçadores-coletores da África Austral. O povo san está entre as cinco populações com os níveis mais altos de diversidade genética entre as 121 populações africanas distintas amostradas.



Música: O grande gênero musical na Namíbia é o kuduro. Eles utilizam bastante flautas de bambu e tamboretes.



Religião: Entre 90% da população segue o cristianismo sendo que pelo menos destes 50% são luteranos e de dez a vinte porcento tem crenças tradicionais .

Curiosidades: 
1.O esporte mais popular é rúgbi e o críquete.
2. A Namíbia tem a segunda menor densidade demográfica do mundo.
3.È na Namíbia que fica o Fish River Canyon, segundo maior cânion do mundo, ele apresenta um barroco de 160 km de comprimento, 27 km de largura e profundidades de 550 metros, ele foi erodido durante os últimos 650 milhões de anos pelas forças da água, gravidade e dos movimentos da terra, é bastante provável que você seja o único turista por lá se for visitar.
4.Quase da metade da população de Namíbia, vive em áreas rurais.
5.A sua forma de governo é Republica com forma mista de governo.
6.O Banco Mundial classifica a Namíbia como renda média alta.


Deserto da Namíbia: Um deserto formado por inúmeras dunas e encostas, é banhado por correntes frias do oceano atlântico, permeada por lagos e vales que pela ação do vento esta em constante transformação de mudança. Localiza-se no sul da Namíbia. É bastante quente com altas temperaturas, durante o dia pode até chegar a 60 graus e a noite entre 10 e 15 graus abaixo de zero.


Aluno(a): Fabrizia Aires Pedrosa Oliveira
9 ano A

Referências: 
https://oglobo.globo.com/opiniao/aprendendo-com-namibia-19547656
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nam%C3%ADbia
http://www.suapesquisa.com/paises/namibia/
https://www.rhinoafrica.com/pt/namibia/cultura-namibiana
http://desciclopedia.org/wiki/Cultura_da_Nam%C3%ADbia










Nenhum comentário:

Postar um comentário