sábado, 13 de maio de 2017

Quênia



Localização e aspectos físicos


República do Quênia (em inglês: Republic of Kenya) é um país localizado à África Oriental, com um território de 580.367 km², um pouco menor que o estado de Minas Gerais. A capital do país é Nairobi. Quênia faz fronteira com a Etiópia ao norte, Somália ao leste,Sudão do Sul a noroeste, Uganda a Oeste, Tanzânia ao sul e o Oceano Índico.Com uma população de cerca de 39.802.015 indivíduos, . Quênia é classificada pela DIT como um pais subdesenvolvido não industrializado, seu IDH é 0,548 . Sua área é de 582.646 km².







O país tem um clima quente e úmido ao longo de sua costa no Oceano Índico, com fauna rica em savanas e gramados do interior para a capital. Nairóbi tem um clima frio que vai decrescendo ao ir se aproximando do Monte Quênia, que tem três picos permanentemente cobertos de neve. Mais para o interior há um clima quente e úmido em torno do Lago Vitória e áreas florestais e montanhosas de clima temperado na região oeste. As regiões do nordeste ao longo da fronteira com a Somália e Etiópia são regiões áridas e semiáridas com paisagens quase desérticas. O Lago Vitória, o segundo maior lago de água doce do mundo e maior lago tropical do mundo, situa-se a sudoeste do país e é compartilhado com a Uganda e Tanzânia.

Savana

Lago Vitória




O Quênia é também famoso pela sua fauna rica em vida selvagem: de todos os tipos de antílopes, elefantes, rinocerontes, zebras, girafas, leões e outros grandes felinos. Parques nacionais e reservas de caça para protegê-los, em princípio. Mas a caça furtiva, que principalmente os elefantes e rinocerontes, parecem irreconciliáveis. O Quênia é rica em aves e répteis (cobras pítons).


Zebras


Girafas

Elefantes
Capital - Nairobi 




Economia




  • A agricultura continua a dominar a economia do Quênia, apesar de apenas 15% das terras do país serem consideradas férteis e apenas 7% a 8% poderem ser consideradas de primeira classe. Os principais produtos agrícolas quenianos são chá, café, trigo, laranja, banana, abacaxi, abacate, girassol, soja, algodão, coco, cana de açúcar, batata, tomate, arroz entre outros. 
  • pecuária tem como predominante à cultura de bovinos, suínos e caprinos além de piscicultura e avicultura (incluindo galinhas perus , patos, canso e pavões).
  •  O setor primário é o segundo em contribuição para o PIB, depois dos serviços.
  • Os minerais extraídos são a pedra calcária, trona (carbonato de sódio), ouro, sal e flúor.
  • indústria queniana produz plástico, refino de petróleo, artefatos de madeira tecidos cigarro,couro cimento comida enlatada e metalurgia.
  • turismo também rende bons lucros, principalmente em na costa (litoral) e na savana queniana (turismo ecológico). A exportação é forte em chá e café, enquanto que as importações incluem maquinaria, alimentos, equipamentos de transportes e petróleo (e seus derivados).



Cana-de-açúcar



Praia - Mombaça, Quênia
Criação de gado



Alguns dados:



PIB (Produto Interno Bruto): US$ 143 bilhões

(estimativa 2015)


PIB per capita: US$ 3.245 (estimativa 2015)


Força de trabalho: 18,4 milhões de trabalhadores 

(ano de 2015)


Moeda: Xelim queniano.





Organizações que participa:


ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo 

Monetário Internacional), Comunidade Britânica, Banco 

Mundial, OMC (Organização Mundial do Comércio),UA 

(União Africana).





Moeda - Xelim Queniano






Aspectos sociais





Idiomas: Suaíli (oficial), inglês, quicuio, luo.
Religiões: Cristianismo 80,7% (católicos 24,4%, independentes 20%, protestantes 32,6%, outros 3,7%), crenças tradicionais 11,1%, islamismo 7%, outras 1,1% sem religião e ateísmo 0,1%.
População: 39.802.015 habitantes. (Homens: 19.895.274; Mulheres: 19.906.741).
Composição: Quicuios 21%, luias 14%, luos 13%, cambas 11%, calenjins 11%, quisis 6%, merus 5%, massais,outros 19%.
Densidade demográfica: 68,5 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 2,6%.
População residente em área urbana: 21,86%.
População residente em área rural: 78,14%.
População subnutrida: 32%.
Esperança de vida ao nascer: 52,7 anos.
Domicílios com acesso à água potável: 57%.
Domicílios com acesso à rede sanitária: 42%.
Casas


Massais


Os Masai ou Massais são um grupo étnico africano de seminômades localizado no Quênia e no norte da Tanzânia.



  • População total: 883.000 (Segundo O INMETRO) 

  • Língua: Maa
  • Religião: animismomonoteísta


Devido aos seus costumes distintos e residência próxima aos parques de caça da África oriental, eles se situam entre os grupos étnicos africanos mais bem conhecidos internacionalmente. Os Massai preservam muitas de suas tradições culturais enquanto se engajam nas forças econômicas, sociais e políticas contemporâneas regionais e globais. Seu idioma é o Maa. Em 1994, a população Massai no Quênia estava estimada em 453.000 e em 1993, a população Massai da Tanzânia estava estimada em 430.000, perfazendo uma estimativa de população Massai total de 883.000. As estimativas das populações Massai em ambos os países é complicada devido sua natureza nômade e a eles serem o único grupo étnico autorizado a viajar livremente pelas fronteiras entre o Quênia e a Tanzânia.





A cor oficial masai é o vermelho e se distinguem das outras tribos vestindo sempre alguma coisa vermelha, porém pequena. Sua sociedade é patriarcal por natureza, com os mais velhos decidindo sobre a maioria das questões para cada grupo massai. 

A classe social dos masai é determinada pelo número de vacas pertencentes às famílias. Sendo nômades, os masai constroem casas temporárias com esterco de vaca e barro. As casas são construídas em um círculo, e às noites, as vacas são conduzidas ao centro, protegidas dos animais selvagens.


Aldeia dos Massais











Instrumentos:



Bugre
Vigangu


Tambor



Curiosidades




*A orientação do trânsito é no sentido inglês;
*Existem 42 tribos e todo mundo pertence a alguma delas;
*As pessoas brancas são chamadas de mzungo (muzungo);
*As paisagens do país inspiraram o filme O Rei Leão.
*A comida típica é o Ugali, uma mistura de maizena com água cozida, que eles adoram.
*A capital, Nairóbi, tem várias leis estranhas. Lá, é ilegal cutucar o nariz com o dedo. Todo prédio tem que ser pintado anualmente. E, se houver mais de seis pessoas num ponto de ônibus, elas têm que fazer fila!

*Bao (ou mancala) é talvez o jogo mais antigo do mundo, com evidências arqueológicas que datam de milhares de anos. O objetivo é redistribuir sementes ou pedras nos buracos do tabuleiro, capturando as do rival.

Bao




















Aluna: Allana souza Santana Porto, 9º A
13/05/2017



Fontes bibliográficas:






Nenhum comentário:

Postar um comentário