terça-feira, 23 de maio de 2017

República Democrática do Congo

República Democrática do Congo

Resultado de imagem para republica democratica do congoLocalização
República Democrática do Congo está localizada na África Central. Possui uma área de 2.344.858 km², que faz deste país o décimo segundo mais extenso do mundo. Além disso, é o vigésimo sexto mais populoso, com aproximadamente 62.600.000 habitantes, segundo estimativa para 2007. Porém, o país possui um IDH muito baixo.

RELEVO

Resultado de imagem para republica democratica do congo relevo

A leste desta imensa planície florestal selvagem, erguem-se os maciços e montanhas, formando vales e desfiladeiros provenientes e causados pelo tectonismo do Vale do Rift Ocidental, os quais formaram os Grandes Lagos Africanos, os quais lagos Tanganica, KivuEduardo e Alberto; e as principais cadeias montanhosas como os Montes MitumbaVirunga e Ruwenzori. Esta última cadeia, faz parte da fronteira leste com Uganda, dividindo o ponto mais elevado entre os dois países: o Monte Stanley (ou Monte Margherita) e seus 5.109 metros de altitude, a terceira maior montanha da África.
Na República Democrática do Congo estão localizados os dois principais vulcões da África, sendo eles o Monte Nyiragongo e o Monte Nyamuragira. Estes estão situados na cordilheira das Montanhas Virunga, no sudeste da província do Nord-Kivu, em área próxima à cidade de Goma e à fronteira com Ruanda.

Hidrografia


Resultado de imagem para republica democratica do congo hidrografia

O Grande Rio Congo faz o favor de separar o Pequeno Congo do Grande Congo, inclusive o tal rio Ubangi para formar a fronteira do país. Como todas cidades do Congo estão nas margens desse rio, é natural que ele seja a coisa mais poluída do universo.

Clima

Resultado de imagem para republica democratica do congo clima

Como a Linha do Equador corta o país bem no meio, já é de esperar que os raios solares massacrem o território congolês sem dó nem piedade. O clima oficialmente é  QUENTE! No norte do Congo só chove em média uma ou duas vezes por ano, tornando-se impossível viver lá. Já do centro ao sul, chove o ano todo, e a população já desenvolveu adaptações anfíbias para viver nessas condições. As temperaturas no Congo têm sido conhecida a alcançar alturas tão quente quanto a superfície do sol.

Vegetação, Fauna e Flora

Resultado de imagem para republica democratica do congo vegetacao fauna e flora

Resultado de imagem para republica democratica do congo vegetacao fauna e flora

Resultado de imagem para republica democratica do congo vegetacao fauna e flora

Resultado de imagem para republica democratica do congo vegetacao fauna e flora

FLORA E FAUNA

Os bosques cobrem mais da metade do país. A selva reveza-se com a savana; a primeira se extende nas zonas úmidas e ao longo dos rios; a segunda, nas planícies não demasiado úmidas e pelas colinas. A selva equatorial do Congo está composta de árvores e plantas de folha perene (caoba, seringa, palmeiras, etc.) na zona central; nas beiras dos rios crescem as árvores de folha caduca.
Na planície, a savana com baobabs vai mudando para as pradarias de ervas altas. Ao longo da costa crescem em abundância as palmeiras de azeite e os cipós.
Na desembocadura do Congo aparecem as extensões de mangues.
Os animais que podem ser vistos são principalmente leões e elefantes. Com uma vegetação tão exuberante deveria ser o paraíso da fauna, aliás, já foi assim em outros tempos, porém, a falta absoluta de controle na caça fez com que muitos animais desaparecessem.


O Relevo encontrado na Floresta do Congo é bem heterogêneo, apresentado áreas de planícies e planaltos, com uma área acidentada e com presença de montanhas.

A Bacia do rio Congo é a mais importante bacia hidrográfica da região que engloba o rio Congo (o segundo maior e mais importante da África) e seus diversos afluentes dos quais se destacam: rio Cassai, rio Lomami, rio Lowa, rio Oubangui, e rio Ubangui.
A Flora presente é muito vasta, abrigando cerca de 10 mil espécies vegetais, das quais se destacam as árvores de grande porte, tal qual as palmeiras, o cedro vermelho, o mogno e o carvalho.
Economia
DADOS PRINCIPAIS:

Nome Oficial:  República Democrática do Congo

Área: 2.344.858 km²

Capital: Kinshasa

População: 81,6 milhões de habitantes (estimativa 2016)

Nacionalidade: congolesa

Governo: República Presidencialista

Divisão administrativa: 26 províncias 


GEOGRAFIA:

LocalizaçãoContinente Africano

Cidades Principais: Kinshasa, Lumbumbashi, Gemena, Bandundu, Kananga

Clima: equatorial úmido

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: lubas (18%), congos (16%), mongos (13%), outros (53%) 

Idioma
: francês (oficial), dialetos bantos

Religiões principais
:  cristianismo (cerca de 95%), outras religiões (5%).

IDH: 0,433 (pnud 2014) - baixo


ECONOMIA:

PIB (Produto Interno Bruto): US$ 68,7 bilhões (estimativa 2016)

PIB per capita: US$ 817 (estimativa 2016)

Força de trabalho: 25,6 milhões de trabalhadores (estimativa 2016)

Moeda: franco congolês

RELAÇÕES INTERNACIONAIS:

Organizações que participa: ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial, OMC (Organização Mundial do Comércio), UA (União Africana), SADC.

Resultado de imagem para república democratica do congo moeda utilizada


Resultado de imagem para república democratica do congo moeda utilizada 

Cultura

A cultura da República Democrática do Congo reflete a diversidade das suas centenas de grupos étnicos, contados como 250,[46] e suas diferentes formas de vida em todo o país, da foz do rio Congo na costa, através do rio acima selva e savana, no seu centro, para as montanhas mais densamente povoadas no extremo leste.
Republica Democratica do Congo tradições e cultura: A República Democrática do Congo é um país da África Central com cerca de 66 ½ milhão de habitantes. Países vizinhos são Angola, Congo, a República Centro Africano, Sudão, Uganda, Ruanda, Burundi, Tanzânia e Zâmbia. O ex-Zaire tem um curta sobre o litoral do Oceano Atlântico. North-west mentiras bacia do Congo. Além disso, muitas montanhas e rios. Oriental muitos lagos, incluindo o Lago Tanganyika. Na república cresce a segunda maior floresta tropical do mundo. Além disso, a paisagem é determinada pela floresta e pasto savana. Existe um clima tropical. É semper úmidos e quentes. Capital Kinshasa tem 7 ½ milhão de habitantes. Passeios turísticos, o Grande Marche, o túmulo do ex-presidente Laurent Kabila, o bonobo Reserva e da academia de belas artes. Outras cidades incluem Bandundu, Kindu, Matadi, Lubumbashi, Mbandaka, Kananga, Kisangani e Mbuji-Mayi. Na lista do Património Mundial da UNESCO são Okapi fauna e parques nacionais Virunga, Kahuzi Biega, Salonga e Garamba. Outras atrações são o Livingstone Falls, a floresta Ituri e os pigmeus.

Música


Fora da África, qualquer música da República Democrática do Congo (e também da República do Congo) é chamada soukous,[61] que mais exatamente refere-se a uma dança popular do final dos anos 1960. O termo rumba ou rock-rumba também é usado geralmente para referir-se a música congolesa, embora ambas palavras tenham as suas próprias dificuldades e nem sejam muito exatas nem exatamente descritivas. No Congo não há nenhum termo específico da sua própria música, a nao ser a expressão "muziki na biso" ("nossa música").
A musica congolesa teve muita influência nos estilos musicais da África subsariana onde surgiu uma quarta geração de músicos liderados fundamentalmente pelos integrantes do dividido grupo musical Wenge Musica 4x4causado pela rivalidade entre as duas figuras emblemáticas do grupo JB Mpiana e Werrason. Existe uma quinta geração na música congolesa, liderada pelos musicos Fally Ipupa do antigo grupo Quartier Latin, Koffi Olomide e Ferre Gola, provenientes do grupo Maison Mère de Werrason. Outros musicos desta geração são: Didier Kalonji, Celeo Scram, Didier lacoste, Jus d'Été, Fabricas, Heritie Watanabi, Baby Ndombe, todos ex integrantes do grupo maison mere, Solei watanga, Jipson Butukundolo, Modogo Abarambua, Samy Shiton, Suzuki Luzubu, Babia Ndonga Chokoro, todos ex quartien latin e outros tantos de menor sucesso e impacto na nova geracao.

Religião

Na República Democrática do Congo, o cristianismo é a religião predominante, sendo seguido por aproximadamente 95% da população. A maioria das pessoas que seguem outras religiões são, ou muçulmanas ou adeptas de alguma religião local, como o Tocoísmo ou o Kimbanguismo (fundada pelo enviado de Deus, o profeta Simao Kimbangu como se acredita), cujos crentes são maioritariamente os Bakongos, que acreditam que esta seja a religião dos seus ancestrais.


Feriados


 Data                          Comemoração 
4 de janeiroDia dos mártires da independência
16 e 17 de janeiroDias dos heróis da nação
16 de fevereiroDia dos mártires da democracia
1 de maioDia Internacional do Trabalho
17 de maioAniversário da libertação do povo da tirania
30 de junhoAniversário da independência
24 de novembroDia nacional da república
Imagem relacionada

Resultado de imagem para república democratica do congo Cultura

Resultado de imagem para república democratica do congo Cultura

Imagem relacionada

Resultado de imagem para república democratica do congo Cultura



Curiosidades

É uma das zonas mais perigosas de África, em especial para as mulheres: Na República Democrática do Congo, a violação é uma arma de guerra comum.
ACNUR, a agência da ONU para os refugiados investiga há algumas semanas relatos de violações no leste do país durante os combates que têm oposto o exército aos rebeldes do grupo M23.
As Nações Unidas confirmaram centenas de estupros, cometidos na maioria pelas forças governamentais, mas aqui os únicos inocentes são as vítimas.
Uma jovem relatou ter sido “intimidada” por homens armados, quando trabalhava na quinta da família. Foi-lhe dado a escolher entre a violação e a morte. Sobreviveu e descobriu algum tempo depois que está grávida.
ONU instalou uma clínica de campanha junto à cidade de Goma, onde presta assistência às vítimas. Um médico explica que a única coisa que podem fazer é “administrar um tratamento de choque contra o HIV nas 72 horas após os abusos sexuais. As mulheres que apresentam complicações mais graves são enviadas para o hospital”.
Num país que as Nações Unidas classificam de “capital mundial das violações”, a força de manutenção da paz é a maior de todas as missões que a ONU tem no terreno: são mais de 17 mil capacetes azuis.
O campo de refugiados Mugunga III, próximo de Goma, alberga atualmente cerca de 300 000 pessoas que são regularmente acossadas tanto pelo exército como pelos rebeldes
Aluna: Alba Ligia
Serie: 9 ano A
Professora: Luciane
Escola: Monteiro Lobato
desciclopedia.org/wiki/Geografia_do_Congo
https://www.todamateria.com.br › Geografia
brasilescola.uol.com.br/geografia/republica-congo.htm
desciclopedia.org/wiki/Geografia_do_Congo

Nenhum comentário:

Postar um comentário