sexta-feira, 26 de maio de 2017

                                                        África do Sul




A África do Sul, oficialmente República da Africa do Sul, é um país localizado no hemisfério sul do Continente Africano entre os oceanos Atlântico e Índico, sendo limitada ao norte por Botswana, Namíbia e Zimbabué; a leste por Moçambique e Suazilândia dentro de seu território por Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano. Com uma extensão territorial de 1 219 912 km², o país é o 25.º maior do mundo em área. 




Aspectos Geográficos

  • Relevo
O relevo da África do Sul na região oeste até o centro se caracteriza pela presença de planaltos, sendo esse correspondente a 2/3 dos tipos de relevos do país.O planalto é divido em três regiões: Highveld, Bushveld e Middle Veld. Nas regiões desérticas, encontra-se as estepes. No sul, a vegetação mediterrânea. 
  • Clima

O clima predominante é o sem-árido, podendo também ser subtropical na costa oriental e mediterrâneo a sul. Como o país está no hemisfério sul, as estações são iguais às do brasil: 

-Dezembro, Janeiro e Fevereiro: verão em todo o país; 



-Março, Abril, Maio e Junho: outono e inicio de inverno;





-Julho, Agosto e Setembro: inverno em todo o país;




-Outubro e Novembro: primavera.
  • Hidrografia
A hidrografia da África não pode ser considerada equilibrada devido a quantidade de áreas desérticas que faz com que os rios sejam mal distribuídos, consequentemente aumentando a condição de escassez. Na região do deserto do Saara há diversos rios temporários. O rio Nilo é o único que não perde seu fluxo. Sendo o segundo maior rio do mundo, o Nilo nasce na região equatorial próxima da floresta Nyungwe, em Ruanda. Por desaguar no Mar Mediterrâneo, formando um imenso delta, ele foi historicamente aproveitado para a irrigação e a agricultura. 

  • Vegetação


A vegetação da África do Sul é diversa, apresentando cinco tipos: floresta equatorial, savana, mediterrânea, desértica e estepes. 


-As florestas equatoriais é composta por vegetação fechada e densa, sendo influenciada, principalmente, pelo elevado índice de chuvas na região.


-As savanas são compostas por gramíneas, com presença espalhada de árvores de pequeno porte e arbustos.  

 -A vegetação mediterrânea é com
posta por gramíneas e arbustos

-A área desértica, em sua grande maioria, não apresenta nenhum tipo de vegetação. Em poucas regiões que têm água no deserto, há arbustos de galhos secos bem espaçados e gramíneas.
-EstepesÉ uma vegetação de transição das savanas para a vegetação desértica. Vegetação tipicamente rasteira composta por herbáceas.
















Aspectos politico-sociais 



  • A Política Sul Africana
A África do Sul tornou-se uma república a 31 de maio de 1961, com um chefe de estado e de governo representado por um presidente executivo (primeiro-ministro) eleito. De 1984 a 1994, esse presidente foi escolhido por um colégio eleitoral formado por membros do Parlamento tricameral, que representava exclusivamente os indivíduos brancos, mestiços e asiáticos. A população negra não tinha representação nem direito de voto, devido a uma política chamada Apartheid, que deu todo o poder político e econômico à população branca. Hoje, a África do Sul tem um parlamento bicameral: o Conselho Nacional de Províncias (câmara alta), tem noventa membros, enquanto a Assembleia Nacional (câmara baixa) tem quatrocentos membros.
Os membros da Câmara dos Deputados são eleitos numa base populacional por representação proporcional: metade dos membros são eleitos por listas nacionais e a outra metade são eleitos em listas provinciais. Dez membros são eleitos para representar cada província no Conselho Nacional das Províncias, independentemente da população da província. Eleições para ambas as câmaras são realizadas a cada cinco anos. O governo é formado na casa mais baixa, e o líder do partido maioritário na Assembleia Nacional é o presidente.

  • Línguas faladas
A África do Sul tem onze línguas oficiais, sendo elas o inglês, africâner ndebelesesotho do nortesesotho do sulswazitswanatsongavendaxhosa e zulu. O país está em 3º lugar nos países com mais línguas oficiais. Apesar do número de idiomas, apenas três são as mais comumente faladas: o zulu, o xhosa e o africâner. O inglês é a "língua do comércio", sendo pouco falado no dia a dia. 

  • Costumes e cultura
A culinária da África do Sul é bastante e recebeu a influência dos povos pré-colonização (khosai, xhosa e sotho) e dos britânicos e holandeses. A base da culinária é a carne (vaca, frango porco). O vinho também é faz parte desta culinária, sendo a África do Sul um importante produtor desta bebida. diversificada e tem como principal prato a carne grelhada feitas num evento chamado Braai (churrasco). O país também se tornou um grande produtor de vinho. Alguns pratos típicos são: Bobotie, Chakalaka e Potjiekos. 
Os esportes, literatura e música são aspectos culturais muito valorizados no país. A população gosta muito de assistir a jogos de e rugby, surf e cricket. 
Na literatura, há grandes escritores conhecidos mundialmente, como o escritor de O Hobbit e Senhor dos Anéis,  J. R. R. Tolkien, nascido em Bloemfontein.Estilos regionais africanos (música folclórica) convivem e, muitas vezes, se fundem com a música internacional. Podemos destacar os grupos Jazz Pioneers e Ladysmith Black Mambazo como destaques no campo musical sul-africano, pois conquistaram popularidade em vários países do mundo.
As religiões, assim como os outros aspectos sociais, são diversas. Porém estima-se que cerca de 70% da população siga crenças derivadas da Europa. A grande maioria dos habitantes pertence a distintos grupos étnicos negros. O mais numeroso é o nguni, em que se incluem os povos xhosa, zulu, suazi e ndebele, das regiões costeiras do Índico; os sotos, do planalto central, e os venda e tsonga, que vivem no noroeste do país. São povos bantos que imigraram para o sul da África procedentes da região dos grandes lagos. 


  • Economia

A África do Sul é o único país de todo o continente africano com economia diversificada, sendo subdesenvolvida emergente. As produções econômicas se baseia nos setores de serviços, extrativismo, agricultura e indústrias. O setor de serviços está inserido nas atividades turísticas. O parque industrial é diversificado, nele destaca-se a indústria química, petroquímica, alimentícia, equipamentos de transporte, siderúrgica, máquinas, equipamentos agrícolas e metalúrgica. Na agricultura, os produtos mais exportados são milho, uva, cana-de-açúcar, uva, laranja. Já na pecuária as principais criações são de bovinos, aves, caprinos e ovinos.

No extrativismo, os produtos mais usados são carvão, cobre, manganês, ouro, cromita etc.

1. A África do Sul tem três capitais: Pretória é a capital administrativa, onde fica o presidente; Cidade do Cabo, a capital legislativa; e Bloemfontein, a capital judiciária. 

2. A compra de bebidas alcoólicas tem horários: A venda de álcool é proibida antes das 9h da manhã e depois das 19h em supermercados e lojas de bebidas. 

3. Os brasileiros não precisam de visto para entrar no país, mas é necessário que apresentem uma carteira internacional de vacinação em razão da malária e da febre amarela.

4.A moeda local é o rand sul-africano. Um rand vale cerca de 0,23 real.


5. As cidades-sedes da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul foram Bloemfonteim, Port Elizabeth, Durban, Rustenburgo, Pretoria, Johannesburgo, Nelspruit, Polokwane e Cidade do Cabo.




Giovanna, 9º A.
















Referências bibliográficas: 
http://www.suapesquisa.com/paises/africa_do_sul/geografia_africa_do_sul.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário