terça-feira, 23 de maio de 2017

Niger


O Níger  oficialmente República do Níger (em francês: République du Niger), nome é uma referência ao importante rio Níger ,é um país da Africa Ocidental,O país abrange uma área de quase 1 270 000 km², fazendo desta a maior nação da Africa Ocidental, com mais de 80% de sua área de terra coberta pelo Deserto do Saara.

LOCALIZAÇÃO

Localizado na porção centro-oeste do continente africano, Níger não possui saída para o mar e limita-se com a Líbia (ao norte), Chade (a leste), Nigéria (ao sul), Benin e Burkina Faso (a sudoeste), Mali (a oeste) e Argélia (a noroeste). 

GEOGRAFIA
  • O país tem dois terços de seu território no Deserto do Saara;

  •  O vale do rio Níger O Níger é o terceiro rio mais longo da África, e, com cerca de 4180 km de comprimento e uma bacia hidrográfica de 2 200 000 km².
  • Montanhas de Aïr; 
  • o clima subtropical é geralmente quente e seco, mas no extremo sul existe uma zona de clima tropical nos limites da bacia do rio Congo. 

  • O terreno é composto predominantemente por planícies desérticas e dunas de areia, com planícies ou terreno ondulado no sul e colinas a norte.


  • Ponto mais alto:o monte Idoukal'n'Taghès,é habitat de uma série de espécies saarianas-mediterrânicas e tropicais que no Níger apenas se encontram nas suas encostas







ASPECTOS SOCIAIS

O niger tem em sua composicao etnica 

  • Hauças (55%) 
A civilização dos hauças começou a ser construída por volta de século XI, no Sudão central. 
Os hauças eram, na verdade, diversos povos que falavam uma língua semelhante. 
Eles viviam em cidades-estados localizadas no centro e no roeste de onde hoje esta a Nigéria. 
Alguns hauças eram seguidores do islamismo.
Os hauças não tinham tradição de guerreiros.Sua principal força estava nos frutos do trabalho. O artesanato era de alta qualidades, vendido até no Norte da África, para serem exportados. Habituados ao comérciointernacional,


  • Djermas (23%)
  • Fulanis (9%)
  • Tuaregues (8%) 
  • Berberes (4%) 
  • Outros (1%) 



Relações Exteriores – Organizações: 
  • Banco Mundial : O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento 


  • FMI:Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional criada em 1944 com o objetivo, inicial, de ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial.



  • OMC:Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização criada com o objetivo de supervisionar e liberalizar o comercio internacional


  • ONU:Organização das Nações Unidas (ONU), é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional.


GOVERNO

 República com forma mista de governo. Div. administrativa: 7 regiões e 1 municipalidade (Niamei). Partidos: Movimento Nacional pela Sociedade em Desenvolvimento (MNSD), Convenção Democrática e Social (CDS), Nigerino pela Democracia e o Socialismo (PNDS). Legislativo: unicameral – Assembleia Nacional, com 83 membros. Constituição: 1999.



ASPECTOS CULTURAIS


A Igreja
A presença cristã no país data do século XIV, quando dois monges portugueses, Agostinho e Capuchine, chegaram com a finalidade de pregar o cristianismo. A primeira missão cristã só chegou ao país no século XIX, com os ingleses. O número de cristãos é maior na parte sul do país; já o norte é dominado por maioria muçulmana.








Comida


SOPA

Entre os pratos típicos destaca-se uma espécie de molho picante feito com inhame, pimentão vermelho, pimenta malagueta, tomate, e mais ingredientes básicos. , o prato ainda ganha bastante carne de vitela ou cabra, alguns preferem colocar o peixe.




DODÔ


Dodo, pedacinhos de banana frita, é bastante conhecido  Destaques desta rica cozinha: carne de boi, peixe assado na brasa, bacalhau seco, arroz, legumes e frango, azeite de dendê e extrato de tomate.




 Esportes tradicionais :








Corrida de camelos 
















Sorro luta livre








Como a corrida de cavalos 













FESTIVAIS



No dia 17 é comemorado o “Tabaski”, é uma
festa do calendário muçulmano que acontece todo ano, semelhante ao Natal para os cristãos. É definida pelo alcorão e oco

rre por ocasião a peregrinação à Meca. O nome árabe é “Aid-el-Kebir, mas recebeu um nome africano que é o “Tabaski” e agora em toda a África Ocidental é conhecida por esse nome Todos que não pode ir à Meca comemoram a festa em suas próprias casas ou com parentes.

No “Tabaski”  cada pai de família deve matar um carneiro para celebrar o sacrifício de  Abraão. O país inteiro é absorvido pelos preparativos: comprar os carneiros e roupas novas para família, pra eles necessárias para se  apresentar à Deus vestidos devidamente no dia da festa e há também uma explicação social, as crianças tem pelo menos uma vez a oportunidade de usarem uma roupa nova. Todos saem as ruas para comprar: comida, roupas, algumas mulheres aproveitam para renovar os utensílios de cozinha.



DADOS
Extensão territorial: 1.267.000 km².
Localização: África.
Capital: Niamei.
Idiomas: Francês (oficial), línguas regionais (tuaregue, hauçá, djerma e fulani).
Religiões: Islamismo 90,3%, crenças tradicionais 9,2%, cristianismo 0,4%, sem religião 0,1%.
População: 15.290.102 habitantes. (Homens: 7.657.127; Mulheres: 7.632.975)..
Densidade demográfica: 12 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 3,8%.
População residente em área urbana: 16,56%.
População residente em área rural: 83,44%.
População subnutrida: 29%.
Esperança de vida ao nascer: 56,2 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 42%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 7%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,261 (baixo).
Moeda: Franco CFA.
Produto Interno Bruto (PIB): 5,3 bilhões de dólares.
PIB per capita: 289 dólares.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/niger.htm



Aluna: Danillo de O. Della Senta
Serie: 9 ano B
Professora: Luciane
Escola: Monteiro Lobato





Nenhum comentário:

Postar um comentário