sábado, 27 de maio de 2017

NIGÉRIA



Nigéria


Resultado de imagem para localização da nigéria bandeira grifs


Localização
A República Federal da Nigéria está localizada no continente africano e possui uma grande riqueza em recursos naturais. Essa nação possui o maior contingente populacional do continente. Debaixo do subsolo nigeriano existe uma enorme reserva de petróleo, no entanto, isso de nada favorece a população que enfrenta uma série de mazelas sociais. Muitas vezes, o dinheiro tem destinos ilícitos, como o desvio de verbas e a prática da corrupção, dessa forma, os habitantes não são beneficiados com a arrecadação da receita.


Resultado de imagem para localização da nigéria


Aspectos Físicos
A topografia do país varia entre planícies ao longo da costa e no vale inferior do Níger a elevados planaltos ao norte e a montanhas ao longo da fronteira oriental. Seu ponto mais alto é o Chappal Waddi, com uma altitude de cerca de 2.420 metros. Cerca de 2/3 da Nigéria ficam na bacia hidrográfica do rio Níger, que desemboca no Atlântico através do delta do Níger, e seus principais afluentes são os rios Benue, o Kaduna, o Sokoto e o Anambra.


Resultado de imagem para aspectos físicos da nigéria
Economia
A economia da Nigéria, rica em petróleo mas há muito marcada por instabilidade política, corrupção e má gestão macroeconómica, atravessa uma reforma substancial, posta em prática pela nova liderança civil do país a partir de 2008[1].
Os anteriores governantes militares da Nigéria não foram capazes de diversificar a economia e afastá-la da sobre dependência se um setor petrolífero de capitais intensivos, o qual é responsável por 20% do PIB, 95% das receitas de exportação e cerca de 65% das receitas orçamentais. O setor agrícola, em grande medida de subsistência, não acompanhou o rápido crescimento da população e a Nigéria, em tempos um grande exportador de alimentos, agora precisa importá-los.
Os recursos minerais incluem o petróleo, o carvão e o estanho. Os produtos agrícolas incluem amendoim, óleo de palma, cacau, citrinos, milho, sorgo, mandioca, inhames e cana-de-açúcar.
A economia nigeriana é comandada principalmente pelos Cristãos no sul, que tem o maior poder econômico e consequentemente o controle das reservas de petróleo.
Resultado de imagem para moeda da nigeria
Cultura


Idioma:O número de línguas atualmente estimado e catalogado na Nigéria é 521.
Esse número inclui 510 línguas vivas, duas segundas línguas sem falantes nativos e 9 línguas extintas. Em algumas regiões da Nigéria, grupos étnicos falam mais de uma língua., a antiga língua colonial, foi escolhida para facilitar a unidade cultural e linguística do país. As principais línguas faladas na Nigéria são Hausa, Igbo, Yorubá, Edo, Efik, Ibibio e Annang, Adamawa Fulfulde, Idoma, e Central Kanuri ,
Mas  os  Principais idiomas locais são : Hausá, Igbo, Iorubá, e o inglês é
a língua oficial de lá. As línguas regionais principais são: hauçá, fulani, ioruba, ibo.   .
Musica:A música da Nigéria inclui muitos tipos de música popular e Tradicional, algumas das quais são conhecidas em todo o mundo. Estilos de música popular estão relacionados com os muitos grupos étnicos no país, cada um com as suas próprias técnicas, instrumentos e músicas. Pouco se sabe sobre a história musical do país antes de contato europeu, embora esculturas de bronze que foram encontradas remontam aos séculos XVI e XVII são alusivas à músicos e seus instrumentos..
Resultado de imagem para aspectos físicos da nigéria
Culinária:Entre os pratos típicos destaca-se uma espécie de molho picante feito com inhame, pimentão vermelho, pimenta malagueta, tomate, e mais ingredientes básicos. Chamado de sopa, o prato ainda ganha bastante carne de vitela ou cabra, alguns preferem colocar o peixe. Já o “Dodo”, pedacinhos de banana frita, é bastante conhecido por lá. Destaques desta rica cozinha: carne de boi, peixe assado na brasa, bacalhau seco, arroz, legumes e frango, azeite de dendê e extrato de tomate.
Resultado de imagem para culinaria da nigeria
Curiosidades


O nome do país (Nigéria) foi criado devido a fusão pas palavras Niger e área


que significam respectivamente ("negro" e "área").
. Mais de 61% da população é alfabetizada.
. As três cidades mais populosas em ordem são: Lagos, Kano e Ibadan.
. A moeda oficial do país é Naira.
. As religiões mais seguidas no país são: Islamismo e Cristianismo.
. O hino nacional é: "Arise, O compatriots" que significa: "Levantem-se, ó compatriotas".

Referências Bibliográficas:
http:pt.wikipédia.org/wiki/culturadaniger
http:nigeriagrecia.blogspot.com.br
http:curiosidadesnigerianas.blogspot.com.br
http:www.bing.com/images/seach
http:brasilescola.uol.com.br/geografianigeria.htm

ALUNA :Maísa Porto Dias
Escola:Monteiro Lobato 9º A




Nenhum comentário:

Postar um comentário