sábado, 27 de maio de 2017

Guiné


Localização

 Guiné (em francês: Guinée, em fula Gine), oficialmente República da Guiné (também chamada GAuiné-Conacri para a distinguir da vizinha Guiné-Bissau) é um país da África Ocidental limitado a norte pela Guiné-Bissau e pelo Senegal, a norte e leste pelo Mali, a leste pela Costa do Marfim, a sul pela Libéria e pela Serra Leoa e a oeste pelo oceano Atlântico. Com 246.000 quilômetros quadrados e dez milhões de habitantes, a Guiné é uma república e a capital, sede do governo e maior cidade é Conacri.


Clima

A região costeira da Guiné e grande parte do interior têm um clima tropical, com uma estação das chuvas entre Abril e Novembro, temperaturas relativamente elevadas e uniformes, e humidade elevada. A média anual das temperaturas máximas em Conakry é de 29 °C e das mínimas é de 23 °C; a precipitação média anual é de 430 centímetros. A Alta Guiné, que pertence ao Sahel, tem uma estação das chuvas mais curta e maior amplitude térmica diária.

                                                             Território natural 


O território natural abrange 245.860 km². A planície costeira e seu interior é a Baixa Guiné Guiné ou mar. A costa corte, Ilhas precederam (Loos Ilhas de Katral), realiza avançada rock (Kaloum península, capa ou Koundindé Verga) cruzando os alagados e pântanos salgados ao longo dos estuários, estuários de rios importantes do planalto interior, que Konkouré.

As planícies costeiras são dominados a leste por escarpas vigorosas (como montanhas Benna, 1124 m) anunciando a Djallon Fouta. Guiné Marítima tem um clima tropical Coyah muito úmido recebe Kindia 5000 mm anuais mais de 2.000.

A Guiné média (80.000 km²), que inclui a Djallon Fouta é formado Horst desgastado pela erosão resultantes de movimentos tectônicos terciários quebraram a poderosa base encimado fundações de arenito. Estes braço cambaleou planaltos e navios de guerra (Bowe em fulani linguagem), separadas por vales profundos.

Hidrografia

O país é a fonte de 22 rios da África Ocidental, incluindo os rios Níger, Gâmbia e Senegal. Proteger as florestas que atuam como bacias hidrográficas para esses rios é crucial para a saúde dos animais selvagens e humanos.

                                    Fauna e Flora

O sul da Guiné contém importantes remanescentes da floresta da Alta Guiné que cobria toda a região da África Ocidental. A biodiversidade sob o dossel da floresta exuberante é impressionante - elefantes, chimpanzés e muitas espécies mais ameaçadas de extinção todos dependem deste habitat único.

Economia


PIB (Produto Interno Bruto): US$ 16,2 bilhões (estimativa 2016)

PIB per capita: US$ 1.287 (estimativa 2016)

Força de trabalho: 4,95 milhões de trabalhadores (estimativa 2016)

Moeda: franco guineano

RELAÇÕES INTERNACIONAIS:

Organizações que participa: ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial, OMC (Organização Mundial do Comércio), UA (União Africana).



A economia nacional se apoia na exploração de minérios – o país é o maior exportador mundial de bauxita, com um terço das reservas existentes no planeta. Destacam-se também o minério de ferro, urânio, ouro e diamante. A nação apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento da agricultura: terras férteis, condições climáticas e disponibilidade de água. Esse segmento da economia emprega mais de 80% da força de trabalho da Guiné.
Mesmo apresentando recursos naturais propícios para o desenvolvimento econômico, o país é um dos mais pobres do mundo. O Índice de Desenvolvimento (IDH) da Guiné está entre os 15 menores – 0,340. A maioria da população vive com pouco mais de 1 dólar por dia.

Agricultura:

A Guiné rural é tão diversa como os seus ambientes naturais. O litoral é a área de arroz povos que colonizaram manguezais e virou em campos de arroz irrigado.
As terras altas do Sudeste são povoadas por arroz de sequeiro montanha praticando. Em Alta Guiné, os solos Malinké, mais diversificados, combinar arroz e arroz irrigado sob chuva, combine cereais e milho, sorgo e fonio, além de mandioca.
Fonio é a principal cultura na Djallon Fouta, onde as terras altas colonizado pelos Fulani no século XVIII, continua a ser um terreno fértil, concentrando metade do rebanho bovino nacional.

Mineração e indústria:
Guiné tem um subsolo rico. Mineração por 80% dos lucros de exportação do país, 65% das receitas fiscais do Estado e 25% do PIB. Com uma média de 16,5 milhões de toneladas / ano de bauxita, a Guiné é o segundo maior produtor e o segundo maior exportador de bauxita (15% das vendas globais) que detém um terço das reservas mundiais conhecidas de bauxita com alto teor de alumina (45 a 55%).
Guiné tem também consideráveis recursos de minério de ferro (sites Nimba e Simandou). Ouro (4-5 t por ano), operado na bacia da Companhia Siguiri Guiné ouro, diamantes (63 milhões dólares de exportação), mas também de zinco, chumbo e urânio (não ainda não exploradas), completar uma variedade de muito mais interessante do que o potencial hidrelétrico é impressionante, 30 bilhões de kWh para a Djallon Fouta e Backbone da Guiné, incluindo 12.000 milhões equippable no Konkouré bacia (barragem Garafari).

Política

Política interna

Em 1958, a Guiné se recusaram a aderir à Comunidade francês novo e ganhou independência. Sob a liderança do ex-sindicalista Ahmed Sékou Touré e seu partido democrático da Guiné (PDG), que é um partido único, a Guiné adota um modelo de desenvolvimento socialista.
A repressão do regime prática severa contra a oposição, o que levou vários Guiné ns a tomar o caminho do exílio. Resultados econômicos mostrarem insatisfatórios e uma ligeira mudança na direção do liberalismo é iniciada. Ele aumenta após a derrubada de Sékou Touré em 1984.
Aberturas democrática s, o que confirma a Constituição de 1990, também permite a participação de outros partidos na vida política. Durante os anos 90, a figura dominante da Guiné é o presidente Lansana Conté.
Em termos da organização dos poderes, é um estado unitário. “o sistema político é presidencialista, não governa presidente necessariamente ter o apoio do Poder Legislativo.
O sistema eleitoral é do tipo mista (paralelo).

Política externa

A recusa da Guiné para se juntar à Comunidade Francesa e da proclamação da independência, em 1958, causando tensões com a França , que retirou seu apoio. O presidente Ahmed Sékou Touré procura mitigar o impacto desta decisão, solicitando o apoio da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( URSS ) e China .
Sékou Touré também é expressa em favor do pan-africanismo, embora mantenha uma relação tensa com muitos dos seus vizinhos. A baixa resistência da economia guineense incentiva os gerentes a desviar países comunistas e se reconectar com a França em 1978.
A evolução para um modelo mais liberal também leva a uma maior participação do capital estrangeiro, especialmente no Ocidente.


                                                          População

A Guiné é um país cuja população (estimada em 7,5 milhões de habitantes) está crescendo muito rapidamente. 15 da Guiné milhões contabilizados em 2025.
Vinte grupos étnicos formam o povo guineense. O mosaico humano é muito desigual em todo o país. A densidade populacional média é de 30,5 h./km², mas há mais de 50 h./km² terras altas da Futa Jalom eo extremo sudeste do país, enquanto a Guiné do Norte e Alta fronteiras de Mali e Senegal são menos de 20 h./km². Ainda profundamente rural (72% da população), a Guiné está urbanizando rapidamente, e sua capital, Conakry, tem mais de um milhão de habitantes, 80% dos cidadãos do país.

Religião:

A religão muçulmana é a dominante. Os cristãos constituem apenas 1%, enquanto que os crentes de práticas religiosas locais ocupam 15 %. Embora o idioma oficial é o francês, também usam-se as línguas africanas de souss ou, malinké e fula.

Gastronomia:

A gastronomia de Guiné é uma deliciosa mistura das cozinha africana e francesa, na que destacam seus peixes. Por outro lado, aconselhamos que pergunte pelo riz sauce, um arroz preparado com molho de mandioca, ou pelo boullion, estofado de cordeiro. Para os mais conservadores deve perguntar pelo frango com molho de amendoim. Como sobremesa nada melhor que uma ração de banana frita.
Quanto às bebidas encontrará algumas marcas internacionais. Água, só engarrafada.


Arte e Música

A cultura da Guiné se estabeleceu no mundo através dos djembefolás (tocadores de djembê), como o Mamady Keita, que expandiu a cultura do país através do mundo. Não só Mamady como Adama Dramé, Famoudou Konatê e sua filha Fanta Konatê (cantora guineana conhecida), e muitos outros djembefolás têm seus nomes conhecidos no mundo. A cultura é chamada Mandingue.
Dentre os estilos musicais, podemos citar o Dununbá.
Esta cultura está crescendo no Brasil, contando com inúmeros djembefolás no mundo inteiro. Eles tocam nos maracatus, nos afoxés e nos diversos ritmos africanos espalhados pelo Brasil.

;

Referencias:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/guine
http://www.fauna-flora.org/explore/guinea/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guin%C3%A9
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/guine.htm
http://www.suapesquisa.com/paises/guine/
https://br.pinterest.com/pin/493144227926940844/
http://etudiant.aujourdhui.fr/etudiant/sortie/adama-drame-josephine-keita-la-cartonnerie-1-reims.html
https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-da-cultura-muculmana/
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com.br/2017/01/guine-6174-p16991-do-outro-ladfo-do.html
http://www.esacademic.com/dic.nsf/eswiki/500451
https://transversos.wordpress.com/2015/02/21/guine-equatorial-nao-e-guine-bissau/


Jamilly Porto 9°b



Nenhum comentário:

Postar um comentário