sexta-feira, 26 de maio de 2017

SENEGAL 9ºA


SENEGAL




LOCALIZAÇÃO:
Senegal, oficialmente República do Senegal, é um país localizado na Àfrica Ocidental. Faz fronteira com o Oceano Atlantico a oeste, com a Mauritania ao norte e ao leste, com o Mali a leste, e com a Guiné e a Guiné-Bissau ao sul. A Gambia forma um quase-enclave no Senegal, penetrando mais de 300 km para o interior. As ilhas de Cabo verde estão localizados 560 km da costa do Senegal. O país deve o seu nome ao rio que faz fronteira com ele para o leste e para o norte e sobe no Fouta Djallon na Guiné. O clima é tropical e seco com duas estações: a estação seca e a estação chuvosa.

CLIMA:Resultado de imagem para senegal CLIMA


O Senegal é um país de clima subsariano e, regra geral, é muito agradável para viajar. Tem, basicamente, duas estações.
Na estação seca, de Novembro a Maio, nunca chove e a temperatura é mais moderada mas sempre para o quente quando comparada com Portugal, com médias na casa dos 23-25 graus.
Na estação húmida, de Junho a Outubro, o clima fica húmido e com alguma chuva, principalmente no sul do país e nos meses de Agosto e Setembro, que são também os meses mais quentes (médias de 28-29 graus) e quando a água do mar aquece mais.
Os meses de Abril, Maio e Junho, quando a água do mar já aqueceu um bocado e a humidade ainda não chegou, serão provavelmente os mais agradáveis para viajar no Senegal.



Senegal tradições e cultura:

 O rio Senegal faz fronteira norte. Senegal é um país muito plano. Do Norte é o Sahel, que consiste em pasto com steppes bush culturas. O parque shrub savanas, savanas e terras estão localizados centralmente. No sul são virgens florestas tropicais, montanhas e florestas savanas. Sobre a planície costeira são as bacias dos rios, pântanos, manguezais florestas, montanhas e belas praias. Existe um clima tropical com uma estação chuvosa. A capital Dakar tem 1 milhão de habitantes. Os pontos turísticos incluem o rali Paris Dakar, a Grande Mesquita, o museu IFAN, Hann Parque Zoológico e do Senegal. Outras cidades são Saint-Louis, Sedhiou, Touba, Ziguinchor, Rufisque, M'bour, Kaolack e Thies. Na lista do Património Mundial da UNESCO são a ilha de Gorée, o pássaro nacional Djoudj reserva, o Parque Nacional de Niokolo KOBA, a ilha Saint Louis e os círculos de pedra Senegambia. Outras atrações são o Petite Côte, parques nacionais, fauna, a terra dos Bassari, a aldeia piscatória Cayar, Lac Rose e da Casamance.

HIDROGRAFIA:Resultado de imagem para senegal hidrografia
Senegal possui diversos rios independentes, metade deles aparecem e somem aleatoriamente pelo deserto dependendo do clima do ano. Teoricamente o Rio Senegall deveria ser o mais importante do país, mas na verdade ele fica na Mauritania, então não conta.
O mais importante do país é oRio Saloum, que serve para receber todo o esgoto e lixo do país (que tem que ir para um lugar). Deságua noDelta do Saloum que é o maior pântano de lixo do oeste africano.
Ao sul está o Rio Casamance, local que um monte de gente cata siris. No leste do país está a nascente do Rio gambia que uns metros adiante torna-se um país independente.

POPULAÇÃO:Resultado de imagem para senegal populaçao
A população de Senegal, segundo dados de 2014 das Nações Unidas, é de 14,54 milhões de pessoas, que se distribuem em uma área de 196.720 km², o que perfaz uma densidade demográfica de 73,9 habitantes por quilômetro quadrado. A cidade mais populosa é a capital, Dacar, com cerca de 2,2 milhões de pessoas. As etnias predominantes são os jalofos, os serer, os fulas, os tukulor, os diolas e os mandingas, enquanto a religião mais professada é o islamismo, que agrega cerca de 87% da população.

RELIGIÃO:
No Senegal aproximadamente 96% da população segue a religião islâmica e apenas 2 a 3% a religião cristã, por isso as igrejas cristãs no Senegal normalmente vivem com problemas financeiros e com a falta de obreiros. Essas igrejas são, em muitos casos, formadas e lideradas por estrangeiros, que tem buscado alcançar os perdidos com trabalhos sociais, evangelismo e na pregação da Palavra de Deus. Apesar do grande número de muçulmanos no país, a pregação do evangelho não é proibida, porém é preciso buscar de Deus estratégias para evangelizar os muçulmanos, para evitar ofende-los, e assim, tornar mais difícil a aceitação a Cristo da parte deles. Muitas igrejas, principalmente fora da capital Dakar, tem passado muitas necessidades, por vezes, sendo conduzidas por apenas 2 ou 3 pessoas. Normalmente as igrejas cristãs localizadas em uma mesma região são razoavelmente unidas, porém isso não apaga a enorme necessidade de ajuda que a igreja senegalesa enfrenta.



POVOS:
Wolof: O povo Wolof tem sua origem no povo Fula. A principal região do povo Wolof é o Senegal, onde eles abrangem cerca de 43% da população. Também vivem na Gambia (16%) e na Mauritânia (7%). O grupo possui uma língua própria que no Senegal é falada por 80% da população. Apesar do Islã ter tido grande influência nas áreas Wolof desde o século XI, algumas crenças tradicionais ainda existem, muitas vezes sendo apenas associadas ao islamismo, como, por exemplo, a crença em que amuletos, contendo versos do Alcorão, pendurados nos braços, pernas e pescoço, os protegerão dos espíritos maus.
Mandingas:
 Há muitos séculos atrás o povo Mandinga deixou o Mali, que era a sua terra natal, em busca de terras melhores. Eventualmente eles se instalaram na Gâmbia e em países vizinhos. Os mandingas eram animistas, mas os comerciantes que passavam por suas aldeias converteram muitos deles ao islamismo. Atualmente cerca de 99% do povo mandinga se diz muçulmano, porém muitos deles continuam a praticar os seus rituais animistas tradicionais e misturam a religião Islâmica com as crenças tribais. Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, cerca de um terço da população mandinga foi embarcada para a América como escravos, após a captura em conflitos. 



LINKS:https://edusenegal.wordpress.com/sistema-politico/
https://edusenegal.wordpress.com/territorio/
https://edusenegal.wordpress.com/territorio/
http://countrymeters.info/pt/senegal/economy
http://senegal72.blogspot.com.br/2009/07/cultura-senegalesa.html
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjfoP_ryfzTAhXKIJAKHW7NCmYQjRwIBw&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FSenegal&psig=AFQjCNGWfVxQuSOekAMtZIG98fwfF1ABKQ&ust=1495304226503456


ALUNA: Yasmin Vitoria Matos Amorin 9ºA


Nenhum comentário:

Postar um comentário