sexta-feira, 26 de maio de 2017

Gana

Bandeira De Gana
              
Simbolismo:
O amarelo representa a riqueza do país, isto é, o ouro, o verde simboliza a natureza e os recursos naturais e o vermelho o sangue derramado pela independência do Gana (o primeiro país a ter sua independência em África).

⦁    Dados de Gana:
       Extensão territorial: 238.533 km².
       Localização: África.
       Capital: Acra.
       Clima: Equatorial.
       Governo: República presidencialista.
       Divisão administrativa: 10 regiões subdivididas em distritos.
       Idiomas: Inglês (oficial), línguas regionais.
        Composição Étnica: Açãs, 44%, móssi-dagombas, 16%, euês, 13%, gás, 8%,   outros, 19%.
        Moeda:Cedi (GHS)
⦁    História:Antes do último trimestre do século 15 é derivada principalmente de tradição oral que se refere a migrações dos antigos reinos do Sudão ocidental (a área da Mauritânia e Mali).A Costa do Ouro foi rebatizado Gana após a independência, em 1957, por causa de indícios de que hoje em dia os habitantes descendentes de migrantes que se mudaram para o sul de antigo reino de Gana.O primeiro contato entre a Europa ea Costa do Ouro remonta a 1470, quando um grupo de Português desembarcado.Durante o período colonial português (entre os séculos XVI e XIX), vários habitantes do território que atualmente corresponde à Gana foram levados à América para trabalharem como escravos. Com o fim da escravidão, muitos deles voltaram para seu território de origem, formando uma comunidade chamada Tabom.
⦁    Localização:País integrante da Comunidade Britânica (formada pelo Reino Unido e suas ex-colônias), Gana está localizada na África Ocidental,apenas alguns graus a norte do Equador. Seu território limita-se com Burkina Faso (ao norte), Costa do Marfim (a oeste), Togo (a leste), além de ser banhado pelo golfo da Guiné, no oceano Atlântico (ao sul). O país foi colônia britânica, sendo a primeira da África Ocidental, a tornar-se independente em 1957, reunindo os antigos territórios da Costa do Ouro e de Togolândia.
⦁    Clima:O clima de Gana é geralmente tropical. A precipitação varia de cerca de 30 polegadas (80 cm) ao longo da faixa costeira do sudeste deGana à 80 polegadas (200 cm) na região sudoeste do litoral. De Dezembro a Janeiro, o harmattan, um vento quente de nordeste, sopra do Saara, e um pó fino vermelho cai sobre a terra.No norte de Gana o vento dura por um longo período de tempo e é mais severo do que no sul. O harmattan provoca uma marcante queda de umidade, e os dias são geralmente frios e as noites ainda mais friorentas.
⦁    Vegetação,relevo e hidrogafia:Os 537 quilômetros de costa são compostos principalmente por litorais baixos e arenosos, atrás dos quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, intersectada por vários rios e ribeiros, a maioria dos quais só é navegável em canoas. A norte, perto da fronteira com a Costa do Marfim, estende-se uma faixa de floresta tropical úmida interrompida por colinas densamente florestadas e muitos rios e ribeiros. Esta área, conhecida como Ashanti, produz muito do cacau, minerais e madeira do país. A norte desta faixa, a altitude varia entre 91 e 396 metros acima do nível do mar e o território está coberto por arbustos baixos, savana e planícies cobertas de erva.

⦁    Economia:Gana possui uma das economias mais estáveis do continente africano. O país é grande exportador de ouro, diamante, manganês, bauxita e madeira. Outro elemento de suma importância para a economia nacional é o cacau – produto que caracteriza o país como sendo o segundo maior produtor mundial.A agricultura baseia-se na produção de café, banana, batata, milho e arroz. A indústria atua na produção alimentícia, de bebidas, cigarros, produtos químicos, metalúrgica e madeireira. A atividade industrial é beneficiada pela hidrelétrica de Akosombo, cuja barragem forma o mais extenso lago artificial do mundo, o Volta.Mesmo com uma economia diversificada, Gana apresenta grandes problemas socioeconômicos. Aproximadamente 10% da população é subnutrida e somente 10% das residências possuem rede de esgoto.No entanto, o fim dos subsídios do governo que manteve os baixos preços dos alimentos nas cidades, juntamente com cortes nos empregos no setor público, trouxeram dificuldades para muitos. A ajuda externa ajudou a atenuar os efeitos das reformas.Gana tem sido um dos principais destinatários do mundo de ajuda externa per capita. A descoberta de reservas significativas de petróleo offshore em 2007, no entanto, fez com que as receitas do petróleo se esperassem em breve ultrapassar a ajuda externa como uma fonte de receita.

⦁    Gastronomia:Entre os pratos mais típicos de Gana destaca o Fufu (casabe fermentado), uma entrada acompanhada de algum molho a base de amendoim ou uma mistura viscosa de quingombó.Pode-se degustar principalmente nos chamados “chop bar”. As frituras são típicas comidas de rua, enquanto o pintade (aves guineanas) são servidas nos restaurantes do norte,Um dos principais pratos da culinária é o kelewele, que é basicamente banana frita temperada com pimenta e gengibre.Aconselham experimentar o arroz com peixe defumado.Já as bebidas Pode-se beber a cerveja produzida localmente chamada Pito, servida em vasos de cabaça tradicionais da zona nordeste. Seu sabor é singular e agradável.
⦁    Festividades:Os feriados oficiais são o 1 de Junho e o 6 de Março, datas para celebrar o Dia da Independência. Também celebram o Dia do Trabalho, Natal, Ano Novo, Sexta-feira Santa e Segunda-feira de Páscoa, assim como as festividades muçulmanas, que variam ano com ano dependendo do calendário lunar.
⦁    Religião: O Cristianismo foi introduzido séculos atrás por missionários Europeus. Hoje cerca de 63% do povo de Gana são nominalmente Cristãos. Uma parte substancial da população (21 por cento), principalmente aqueles que vivem em pequenas cidades rurais, mantêm as tradicionais crenças animistas.O papel dos antepassados na religião é fundamental e importante em quase todos os aspectos da vida.Cristianismo, 57,6% (protestantes, 24%, independentes, 15,7%, outros, 12,6%, sem filiação, 5,3%), crenças tradicionais, 22,1%, islamismo, 19,8%, sem religião e ateísmo, 0,5%.

⦁    Grupo étnico Akan: A cultura Akan é a mais dominante e evidente nos dias de hoje, em Gana. Algumas de suas mais importantes histórias mitológicas são chamadas Anansesem. Anansesem significa literalmente "a história da aranha", mas pode, num sentido figurativo também significar "histórias do viajante". Estas "histórias de aranha" são, por vezes também referidas como nyankomsem; palavras de um deus do céu. As histórias geralmente, mas nem sempre, giram em torno Kwaku Ananse, um espírito Trickster, muitas vezes descrita como uma aranha, humana, ou uma combinação dos dois.Os povos Akan são um grupo étnico e linguístico da África Ocidental.Este grupo inclui os Akuapem, o Akyem, o Ashanti, do Baoulé, a Anyi, o Brong, o Fante e os povos Nzema de ambos Gana e Costa do Marfim. Do século XV ao século XIX, os povos Akan dominaram a mineração de ouro e comércio de ouro na região. Akan, faz parte do vasto movimento e assentamento da floresta tropical. Seu papel no Império Asante faz parte da história Asante. Seus anos de independência fazem parte da história missionária da Suíça. A sua era de protetorado britânico, quando parte da Colônia Costa Dourada fez parte do Império Britânico. Seus anos de pós independência fazem parte da moderna nação de Gana. Os povos Akan migraram para o cinturão de floresta da Gana atual e estabeleceram pequenos estados na região montanhosa em volta da Kumasi atual. No auge do Império Mali, os ashantis e o povo Akan em geral se enriqueceram como o comércio de ouro extraído do seu território. No início da história ashanti, este ouro foi negociado com os importantes impérios de Gana e Mali. Homenagiado pelo anime ranma 1/2 a personagem chamada akane simplesmente tiraram o e e assim ficou akan O grupo tem cerca de 100 a 200 membros. Não é uma organização comunitária; dentro dele existe uma divisão entre trabalho e desigualdade. O grupo descendente pode possuir terra, oficinas, casas e crer em deuses.
⦁    cultura: Na Cultura do Gana é bem visível a presença atual do tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores e simbolismo. O kente é feito por habilidosos tecelões ganeses, e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi (Bonwire é conhecida como a terra do kente, apesar de algumas áreas da região do rio Volta também reclamarem o título).Ali se encontram vários tecelões produzindo longas peças de kente. Estas peças podem ser costuradas juntas para formarem os grandes turbantes que são usados por alguns ganeses (especialmente chefes) e são comprados por turistas em Accra e Kumasi.Após a independência, a música do Gana floresceu, particularmente um estilo dançante chamado Highlife, que é muito tocado nos bares e clubes do país. Muitos ganeses são adeptos da percussão, e não é incomum escutarem-se tambores sendo tocados em eventos sociais.
  
 Curiosidades:
⦁  O maior lago artificial do mundo é o lago Volta. Só para se ter uma ideia da sua dimensão, enquanto o lago brasileiro Itaipu possui 1 350 quilômetros quadrados, o ganense Volta possui 8 500 quilômetros quadrados.
⦁  Os ganenses são conhecidos pela produção do kente, um tecido colorido usado em turbantes, batas e vestidos. A principal produtora é a cidade de Kumasi, no centro do país.
⦁  A seleção de Gana participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo em 2006, na Alemanha, mas já em 2010 conseguiu chegar às quartas de final do torneio, na África do Sul.
⦁  As maiores cidades de Gana são, pela ordem: Acra, Kumasi, Tamale, Takoradi e Ashiaman.
Referências Bibliográficas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Gana  
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/gana.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/gana
http://www.maiscuriosidade.com.br/15-informacoes-curiosas-sobre-gana/
http://filocultural.blogspot.com.br/2014/08/os-akans.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Gana

Aluna:Lygia Mendes Evaristo,9"B",N°24.







              
                                           
                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário