sábado, 27 de maio de 2017

Eritreia

Eritreia


Localização Geográfica


Eritreia é um país localizado na África Oriental, mais especificamente na região do “Chifre Africano”. Sua área é banhada a leste pelo Mar Vermelho, fazendo fronteira com o Djibuti, a sudeste; com a Etiópia, ao sul; e com o Sudão, a oeste. É o sétimo país mais jovem e um dos mais pobres do mundo, com uma população de 5.580.000 pessoas que habita uma área de 117.600 km².
O relevo da Eritreia é marcado pela presença do Vale Rift, uma grande falha geológica responsável por dividir o território eritreno em duas grandes regiões: uma desértica, com baixas altitudes, a leste, e uma zona de terras férteis e altas a oeste. Outra divisão segmenta o território em quatro: as colinas do norte e do centro-oeste, o Planalto Centro-Sul, os Planaltos Ocidentais e a Planície Costeira do Mar Vermelho.
Apesar de se encontrar às margens do Mar Vermelho, a maritimidade não exerce uma influência decisiva sobre o clima da Eritreia, região marcada pelas grandes diferenças de altitude. 

Clima


O clima árido e semi desértico com temperaturas altas, embora moderadas, na costa com chuvas muito escassas em todo o país. As temperaturas registradas na costa têm sido 40 graus centígrados de máxima.
Apresenta duas zonas climáticas: terras altas com temperaturas frescas e chuvas de veraneios; na costa e planícies interiores o clima é tropical muito caloroso.

Fauna e Flora


A flora varia com a altitude. Em zonas de meia altitude há pastos e pradarias, nos cumes, a flora alpina africana, como lobélia e arbustos. Nas zonas mais baixas encontram-se bosques de regular importância, sicómoros e baobabs.
Nas zonas de altitude mediana, ricas em água, a selva chega ao maior desenvolvimento, tanto pela espessura como pela variedade de espécies. Por último, na planície aparece a savana, caraterizada pelas acácias umbelíferas.
Quanto à fauna distinguem-se os dromedários, macacos e antílopes, além de numerosas espécies aquáticas.

História

   Eritreia originariamente pertencia ao reino de Aksum. O Império Otomano conquistou a Eritreia no século XVI. A Etiópia, o reino Tigrai, o Egito e a Itália lutaram posteriormente pela região. Em 1889, o país tornou-se colônia da Itália. Duas vezes a Itália usou a Eritreia como base para invadir a Etiópia. Os britânicos dominaram a Eritreia de 1941 a 1952, quando a região passou para a Etiópia. Os eritreus logo começaram a batalha pela independência, conquistando-a em 1993.
Uma guerra que se prolongou por mais de 30 anos com a Etiópia devastou o país, deixando aproximadamente 100 mil mortos e 350 mil refugiados. Os dois países travaram outro confronto em 1998 disputando áreas fronteiriças, e chegaram a um acordo de paz em 2000.

Economia 


Como as economias de muitas outras nações africanas, a economia da Eritreia é largamente baseada na agricultura de subsistência, com 80% da população trabalhando na agricultura ou na pecuária. As secas que invadem a região criaram muitas dificuldades nas áreas agrícolas
 O setor agropecuário é dificultado pela ausência de equipamentos e técnicas agrícolas modernas, chuvas irregulares, solos esgotados, e falta de serviços financeiros e investimento. Os princpais produtos agrícolas são: a cevada, feijões e lintéis, produtos lácteos, carne, milho, couro, sorgo, teff, e trigo. O deslocamento de 1 milhão de eritreus como resultado da guerra com a Etiópia, múltiplos anos em seca, e a presença generalizada de minas terrestres têm desempenhado um papel importante no declínio da produtividade do setor agrícola. Atualmente, quase um quarto das terras mais produtivas do país permanece desocupada por causa efeitos nefastos da guerra com a Etiópia (1998-2000).
A Etiópia nacionalizou as 42 maiores fábricas da Eritreia e, sistematicamente, desmantelou o setor industrial eritreu durante a longa guerra civil. No final da guerra, no entanto, toda a produção parou. A plantação foi, geralmente, ineficiente, e muitas dessas indústrias requeriam investimentos significantes para atingir a produtividade. Itens manufaturados em 2002 incluem: bebidas, alimentos processados, tabaco, couro, tecidos, produtos metálicos, químicos, imprensa, minerais não-metálicos, materiais de construção, sal, papel, e fósforos. O governo solicitou a privatização destas empresas, e fez incentivos, tais como isenções de imposto de renda, tratamento preferencial na concessão de divisas para as importações, e provisões para remessa de divisas ao exterior. Em 2002, houve aproximadamente 2 000 companhias manufatureiras operando no país.

A indústria petrolífera tem potencial, com os maiores depósitos de petróleo situados debaixo do Mar Vermelho. Em 2001, a companhia norte-americana CMS Energy assinou um acordo de exploração com a Eritreia, pela exploração no Bloco Dismin, na parte nordeste do país. Devido aos elevados custos de exploração, a única refinaria de petróleo do país, em Assab, foi fechada em 1997. Ela tinha uma capacidade de refinar 18 000 barris por dia. A indústria de construção civil está crescendo, com projetos que vão desde a construção e ampliação de usinas de energia, estradas, aeroportos, barragens, restauração de portos marítimos, e a construção de escolas e hospitais.



Refugiados do País



Um relatório das Nações Unidas fala de enormes violações dos direitos humanos naquele país leste-africano. Nunca se realizaram eleições na Eritreia desde a independência, em 1993, lê-se no mesmo documento.
Além disso, praticamente não existe liberdade de imprensa nem de expressão na Eritreia. Nas cadeias do país encontram-se milhares de pessoas que foram presas sem acusação formal.
Em Asmara, a capital da Eritreia, não é difícil encontrar jovens que estão a considerar a hipótese de fugir, devido às dificuldades em levar uma vida digna no país.

No mercado paralelo, um litro de óleo custa seis euros. Paga-se o mesmo por meio quilo de massa. Um litro de gasolina custa três euros. O salário médio raramente ultrapassa os 50 euros por mês. A frustração entre os cidadãos é enorme.

População e Costumes


Eritréia tem uma população de 5 291 370 habitantes segundo o senso de 2009.
A capital do país é Asmara, uma das cidades mais européias, com uma população de uns 400.000 habitantes. Os idiomas oficiais são o tigrinya e o árabe; fala-se além outras línguas como o francês, italiano, tigré, bilen, beja, saho e outras línguas étnicas.

Religião


Embora não existam estatísticas confiáveis, estima-se que a Eritreia tenha duas religiões dominantes, o Islã e o Cristianismo, com aproximadamente metade da população seguindo uma das duas religiões. a última vive principalmente nas terras altas, enquanto os muçulmanos estão concentrados nas áreas costeiras. Uma pequena porcentagem da população ainda conserva crenças indígenas animistas.

Além disso,a Amnistia Internacional conclui existir um aumento dos casos de atentados à liberdade religiosa neste país do Nordeste de África. Nos últimos três anos, pelo menos 26 pastores e sacerdotes, cerca de 1750 membros da Igreja Evangélica e dezenas de muçulmanos foram detidos pelo governo na Eritreia. Muitos deles foram torturados e viram os seus templos serem encerrados. 

Festividades


O país segue o calendário juliano que têm 13 meses por ano. Guardam-se as festividades próprias de cada religião, quer dizer, as festas cristãs e as festas islâmicas mutantes segundo o calendário lunar. Em 24 de Maio celebra-se o Dia da Independência, feriado nacional.

As principais tribos

O país é etnicamente muito diverso, com nove tribos predominantes: Afar, Bilen, Hadareb, Kunama, Nara, Rashaida, Saho, Tigré e Tigrinya. Quase 80% mora em zonas rurais, dos quais o 35% são nômades ou semi-nômades.

Os afares 


Os Afares são perto de dois milhões. Mais de metade vive no Leste da Etiópia. Cerca de 600 mil habitam no Sul da Eritreia; outros 600 mil ocupam todo o Jibuti, e uma minoria – cerca de 60 mil – moram na Somália. Este povo permanece nestes lugares há pelo menos 2800 anos. Eles foram os que sofreram mais com a independência da Eritreia em relação à Etiópia, e do Jibuti com respeito à Somália, porque esse facto dividiu famílias.
A sociedade afar divide-se em duas classes: os Asaemara são a nobreza, a classe dominante, os políticos, e os Adaemara são o «povo».
A maioria é nômade. Vivem da criação de gado: ovelhas, cabras, vacas e camelos. Alguns dedicam-se à extração de sal.
Um afar para ser notável deve cumprir dois requisitos: ser um guerreiro forte e vingador e ter gado. A vingança é uma prova de honra e a maior demonstração de valor viril. As mulheres afares desprezam os pretendentes que nunca mataram um homem. Elas desejam alguém que ostente um bracelete de ferro, sinal indicador de que matou dez inimigos. Por outro lado, um adulto que não tem gado é um homem de pouco valor: ninguém dá importância à sua palavra. A opinião tem mais força e dignidade consoante o tamanho do rebanho.
Todos os acontecimentos importantes da vida social – nascimentos, iniciações, casamentos, alianças, mortes e sucessões – implicam doações, intercâmbios ou sacrifícios de gado.
A iniciação dos rapazes é a circuncisão e a das moças é a excisão (mutilação sexual feminina).
Os matrimônios são monogâmicos em geral. Os mais ricos podem ter mais mulheres. As jovens são dadas em matrimônio a partir dos dez anos. De preferência, os noivos são primos. Os pais do noivo pagam o dote da noiva.
Os Afares constroem as casas com estacas de madeira, erva seca e folhas de árvores. Tem um formato oval. As camas são esteiras. Montar o acampamento é responsabilidade das mulheres. Quando viajam, todo o material é carregado pelos camelos. Uma cerca com espinhos rodeia o acampamento, para prevenir os ataques de animais selvagens ou dos inimigos.
A carne, a manteiga e o leite são os principais alimentos dos Afares. O leite é um ingrediente importante na tradição da hospitalidade. Quando se dá leite quente a um hóspede, o anfitrião assegura-lhe total proteção e se, porventura, ele for assassinado, a sua morte é vingada como se fosse a de um membro do clã.

Os Afares converteram-se ao Islão no século x, depois do contacto com os árabes. Todavia, mantém alguns traços das religiões naturais. Por exemplo, creem que certas árvores têm poderes sagrados. Em certos ritos ungem os corpos com uma espécie de manteiga. Atribuem um grande poder aos restos mortais das pessoas e, todos os anos, celebram a festa dos mortos, chamada Rabena. Muitos levam amuletos de coro ao pescoço que contêm ervas e versos do Alcorão.

Bilen


Entre esse grupo étnico, o envolvimento é um caso de família. Os futuros cônjuges não têm qualquer palavra em sua futura vida conjugal. Se por algum motivo dois amantes se casam sem a permissão prévia de seus respectivos pais, o garoto é obrigado a pagar uma certa quantia de dinheiro de mais de um boi para o pai da menina.O candidato à união tem de cumprir os seguintes requisitos:Mesma religião, relação de sangue íntima (na sociedade muçulmana), nenhuma relação de sangue até sete gerações (na sociedade cristã), beleza, riqueza e saúde.
O cereal mais comum entre este grupo étnico é milho. Este cereal é moído por mulheres em moinhos.

O Bilen usa diário produtos como seu alimento básico, especializada em coalhada. Isso ocorre porque a maioria dos membros desse grupo étnico são fazendeiros que criam gado. Shiro é também um dos pratos normalmente preparados. A carne é comida especialmente durante feriados tais como o negdet (o aniversário dos padroeiros), a páscoa, o ano novo, etc. e em algumas ocasiões raras em que o gado está a ponto de morrer para uma razão ou outra eles são abatidos para a carne. Esta é uma prática comum entre a maioria dos nove grupos étnicos eritreus.

Os membros do grupo étnico Bilen consomem uma boa quantidade de frutas e vegetais e usam sésamo para cozinhar seus alimentos.

Curiosidades

Uma grande curiosidade sobre este país é a fato de em seu território ter sido encontrado os restos mortais humanos mais antigos do mundo, o que nos leva a crer que esta foi uma das primeiras regiões habitadas.
A arte da Eritréa, igual a literatura, não teve na antigüidade manifestações originais, pois cópia temas e motivos de outras civilizações. A pintura é a linguagem figurativa mais clara.
O país é chamado de Coreia do Norte da África por ter o regime mais fechado do continente e já foi considerada como a nação com mais censura no mundo

Referências

http://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/eritreia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eritreia
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b0/Er-map.gif/260px-Er-map.gif
http://www.infoescola.com/africa/eritreia/
http://www.dw.com/pt-002/de-que-fogem-os-refugiados-da-eritreia/a-19191273
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/eritreia.htm
http://alunosonline.uol.com.br/geografia/eritreia.html
http://turismo.culturamix.com/internacionais/eritreia-asmara
http://www.ehow.com.br/tipos-comida-eritreia-fatos_209897/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Eritreia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Afares
http://www.audacia.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEykkpkkyllBVvoCIG
http://pt.linkupafrica.com/sites/default/files/styles/peoples-profile-slide/public/peoples_profile/youthSmile6.jpg
http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Eritreia/481242













Nenhum comentário:

Postar um comentário