Sudão
Localização:
Sudão é limitado pelo Egito, Mar Vermelho, Arábia Saudita, Eritreia, Etiópia, Sudão do Sul,
República Centro Africana, Chade e Líbia. As capitais são Cartum e Juba
Clima:
No Sudão os desertos da Núbia e da líbia o clima árido predomina mais ao norte. Enquanto o sul está coberto por savanas e florestas tropicais. A bacia do rio Nilo, que atravessa o território do Sudão, é fonte de energia elétrica e de irrigação.
Vegetação:
Existem muitos cactos lá, sendo este até um símbolo nacional. Há alguns pedacinhos no sul do país com Sael e savana, mas foi quase todo assaltado pelo Sudão do sul
Fauna:
Mais concentrada no sul, a fauna sudanesa consiste em leões, leopardos, guepardos, crocodilos, elefantes, girafas, zebras, chimpanzés e rinocerontes. O Sudão tem várias áreas protegidas para abrigar esses animais.
Economia:
A sua moeda é o Dinar Sudanês. A economia do país tem sido impulsionada pela grande riqueza do solo, na qual há a exploração de petróleo, gás natural, ouro, urânio, cobre, níquel, chumbo etc.
IDH - 0,39.
PIB - 58,4 bilhões de dólares.
PIB Per Capita - 1.443 Dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI e ONU.
Cultura:
A religião é um aspecto importante no país do Sudão, a maioria das pessoas são animistas, cristãos ou muçulmanos. Um pouco mais da metade da população do Sudão era muçulmana, no início dos anos 1990. A maior parte dos muçulmanos, talvez 90%, viviam no norte do país, onde eles constituíam 75% ou mais da população. Dados sobre cristãos eram menos fiáveis; estimativas variavam de 4 a 10% da população. Pelo menos um terço dos sudaneses ainda eram ligados as religiões indígenas dos seus antepassados. A maioria dos cristãos sudaneses e seguidores de sistemas locais religiosos viviam no sul do Sudão. A Cultura Sudanesa mostra os comportamentos, práticas e crenças de cerca de 578 tribos, comunicando-se em 145 línguas diferentes, numa região microcósmica da África.
Culinária:
A cozinha sudanesa tem como base a fasoolinya (um guisado de feijão servido com pão) e a dura (milho ou mijo). Também têm pratos feitos com carne, como o kibda (fígado), o shojea (carne à parrilha), kebabs, kalawi (rins), lahma (sopa de carne) e gammonia (estômago de ovelha guisado).
Bebidas
O álcool está proibido, e entre as bebidas mais populares encontra-se o lavam (leite quente adoçada), shai saada (chá preto, as vezes com espesiarias), e shai bi-nana (chá doce de hortelã). Também existem vários tipos de café. Água debe ser engarrafada.
Referências Bibliográficas:
Aluno: Luiz Fernando Chaves Fernandes
Série: 9° ano "A"
Nenhum comentário:
Postar um comentário