domingo, 28 de maio de 2017

Libéria

Libéria

República da Libéria (em inglês: Republic of Liberia) é um pequeno país localizado à África Ocidental, com um território de 111.369 km², um pouco maior que o estado de Pernambuco.Localizada na África Ocidental, a Libéria limita-se com Serra Leoa (a noroeste), Guiné (ao norte), Costa do Marfim (a leste) e com o Oceano Atlântico (ao sul e a oeste).


Origem do nome

Adquirida no século XIX por uma Organização dos Estados Unidos que pretendia assentar na África os negros livres ou libertos da escravidão estadunidense, a Libéria foi formada por ex-escravos, haja vista que seu nome significa “país dos libertos”.A capital e principal cidade do país é Monróvia, batizada em homenagem ao presidente norte-americano James Monroe.


Clima

O clima da Libéria é o clima equatorial, com temperaturas médias de 25 °C em Monróvia. No interior e no norte de país registram amplitudes térmicas significativas. A estação seca decorre entre novembro e abril. Já a estação chuvosa ocorre entre maio e outubro. A chuva é mais intensa junto à costa, diminuindo para o interior.

Relevo

A Libéria é um país basicamente plano, com altitudes fracas, sendo o seu ponto mais elevado o Monte Wuteve com 1380 metros. A costa é baixa e arenosa, possuindo lagunas. Na proximidades do Cabo Monte (305 m), a noroeste, a costa é mais recortada.



Hidrografia

A hidrografia liberiana é dominada pelas bacias dos Rios Saint Paul, Saint John e Rio Cestos, todos desaguando no Atlântico. 


Vegetação

Florestas tropicais típicas cobrem cerca de um quinto da Libéria e situam-se no interior do país (o território possui 40% da floresta tropical da África Ocidental). A rica vida selvagem do país inclui macacos, chimpanzés, antílopes, cobras, elefantes e os raros hipopótamos-pigmeus.



Demografia

Segundo dados de Julho de 2006 a população da Libéria é de 3 042 004 habitantes. Em resultado dos conflitos recentes no país, estima-se que vivam 238 500 refugiados liberianos nos países vizinhos. A Libéria possui comunidades de indianos, libaneses e naturais de outros estados da África Ocidental.
Apesar de o inglês ser a língua oficial, este não é a língua habitual da maior parte da população. A densidade demográfica é de cerca de 35,5 hab/km².


Expectativa da pirâmide etária liberiana em 2027

Religião

Aproximadamente 40 % dos habitantes da Libéria são cristãos, na sua maioria protestantes (baptistas, metodistas e episcopalianos).Outros 40 % dos liberianos são animistas e 20% muçulmanos. Os cristãos encontram-se principalmente na etnia dos Kpelle e os Basa, enquanto que os muçulmanos entre os Mande.  


Política

A Libéria é uma república governada pela Constituição de 6 de Janeiro de 1986, que substituiu a constituição de 1847.

O chefe de estado é o Presidente, eleito para um mandato de seis anos, sendo também o chefe de governo. O Presidente nomeia os membros do seu governo, que devem ser confirmados pelo Senado.

O poder legislativo é exercido pela Assembleia Nacional, parlamento bicameral constituído pelo Senado e pelas Câmara dos Representantes. O Senado é composto por trinta membros eleitos para um mandato de nove anos e a Câmara dos Representantes por sessenta e quatro membros eleitos para seis anos.

A constituição de 1986 instituiu um regime multipartidário. Os principais partidos liberianos são: Alliance for Peace and Democracy (APD), Coalition for the Transformation of Liberia (COTOL), Congress for Democratic Change (CDC), Liberian Action Party (LAP), Liberty Party (LP), National Patriotic Party (NPP) e o Unity Party (UP).

A Libéria é membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo membro da União Africana (UA), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS), do Banco Africano de Desenvolvimento e do Movimento Não-Alinhado.



Nível de Vida

Os habitantes da Libéria sofrem com vários problemas socioeconômicos. O desemprego atinge grande parte da população; a fome e a desnutrição castigam os habitantes. A cada mil nascidos na Libéria, 93 morrem antes de completar um ano de idade; a maioria dos habitantes vive com menos de 1,25 dólar por dia, ou seja, abaixo da linha de pobreza.

Estatísticas também mostram um número substancial de crianças mais velhas voltando aos estudos primários. Em média, as crianças atingem 10 anos de escolaridade, sendo 11 anos para meninos e 8 para as meninas. Por lei, crianças dos 5 aos 11 anos são obrigados a frequentar a escola.

A taxa de analfabetismo na Libéria é de 44,5%, maior que o número de subnutrição: 40%. O acesso a água potável e a rede sanitária é de 64% de 32% dentre toda a população do país. Seu IDH como já se imagina é baixo, por volta de 0,300 e a esperança de vida ao nascer é 45,1 anos.

Uma escola particular na Libéria


Gastronomia

O arroz é de longe o mais importante no cuisine liberiano, embora o massas ganhou importância por causa do alto custo do arroz. No entanto, a Libéria também produz mandioca , banana, citrus e coco. As batatas doces são também uma parte importante da cozinha liberiana e comido com inhame , taro , bananas, mangas , ananases e vários tipos de nozes e amendoins .

Enquanto consome peixe, carne é usado mais como um tempero para pratos (juntamente com o peixe seco e fumado). Guisados (chamados sopas) são os pratos mais comuns são temperados com pimentas habanero. A cozinha liberiano é também cozinha atípica da África Ocidental como um todo, já que o país tem uma tradição de assar. 



Moeda

O Dolar Liberiano é a moeda oficial da Libéria, país que fica localizado na África Ocidental. Antes de viajar é importante verificar a cotação do dólar liberiano, cujo código é LRD. 




Economia

Produto Interno Bruto (PIB): 870 milhões de dólares
PIB per capita: 195 dólares
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, ONU, UA.
A economia da Libéria assenta na agricultura, setor do qual vive a maioria da população. Os principais cultivos agrícolas do país são o arroz, a mandioca, o café e o cacau (estes dois últimos produtos são as principais exportações agrícolas do país). Apesar de a maioria da população se empregar neste sector, a Libéria não é autossuficiente do ponto de vista alimentar. Rua de Monróvia, a capital nacional. Historicamente as principais exportações do país são a borracha, o ferro e a madeira.
A Libéria possui jazidos de minério de ferro nos Montes Bomi (a noroeste da capital), Monte Nimba e perto do rio Mano. O sector de exportação do ferro sofreu consideravelmente em resultado do golpe de estado de 1980 e por causa da menor procura internacional desse minério no período subsequente.
A indústria liberiana é de pequena escala e inclui unidades de esfarelamento e lavagem do ferro, fábricas para transformação da borracha, bem como fábricas de materiais de construção e de bens de consumo (têxteis, calçado, etc.).



Música

A música da Libéria envolve vários gêneros diferentes. A Libéria é um país da África Ocidental. O seu patrimônio musical inclui vários gêneros importantes do pop derivado dos vizinhos Gana e Nigéria.

A Libéria também se orgulha de uma série de músicas populares indígenas, música cristã e suas influências da minoria de Américo-liberiano. Porque a maioria das culturas e costumes na Libéria são influenciados pelos Estados Unidos, R&B e hip-hop também são bem realizados neste país.








Fontes Pesquisadas

Aluna: Laís Roberta 9º Ano B

Um comentário: