Egito
O Egito tem uma população de 84 milhões de pessoas, sendo o mesmo o segundo país mais populoso da África,a sua capital é a cidade do Cairo, a maior e mais populosa cidade do país e do continente africano.O árabe é a língua oficial. E a área total do país é de 1 001 450 km², mais ou menos o tamanho do estado brasileiro do Mato Grosso.
O Egito limita-se a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel.
O litoral norte é banhado pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo mar Vermelho.
Vegetação
A vegetação predominante
é a caatinga hiperxerófila, com ocorrência mineral de bauxita e calcário, sendo
que a maior extensão de sua área possui um solo apropriado para o cultivo
temporário. Egito é um país onde se misturam o deserto e uma exuberante vegetação,
o que provoca um contraste paisagístico muito estimulante. Um dos fatores regionais mais importantes do Egito foi a existência nas
margens do Nilo do papiro. Fora do vale do Nilo, a maior parte do
território egípcio é composto por desertos de areia, onde os ventos criam dunas
que podem ultrapassar 30 m de altura. O país inclui partes do deserto do Saara
e do deserto da Líbia.
O Egito pode ser dividido nas seguintes regiões:
O Deserto do Leste: Inclui o planalto que se estende desde o vale do Nilo até o Mar Vermelho, também localizando-se nesta região o Sinai que inclui o Monte Catherine, a montanha mais alta do Egito, com 2.642 metros.
O Deserto do Oeste: Corresponde a cerca de 68% do território total do país. Compreende a região desde o vale do Nilo até a fronteira com a Líbia e ainda desde a costa do Mar Mediterrâneo até a fronteira com o Sudão.
O Vale do Nilo: É a área mais habitada do
Egito. Este fértil vale corresponde a uma faixa de 11 a 15 km ao longo do Rio
Nilo e mais aproximadamente uns 9.600 km2 no Delta do Nilo. O comprimento total
do Nilo no Egito é de 1.440 km.No o Egito há o grande planalto desértico do
Saara, com as depressões de Qattara.O Deserto do Leste: Inclui o planalto que se estende desde o vale do Nilo até o Mar Vermelho, também localizando-se nesta região o Sinai que inclui o Monte Catherine, a montanha mais alta do Egito, com 2.642 metros.
O Deserto do Oeste: Corresponde a cerca de 68% do território total do país. Compreende a região desde o vale do Nilo até a fronteira com a Líbia e ainda desde a costa do Mar Mediterrâneo até a fronteira com o Sudão.
A grande bacia hidrográfica do país é a do Nilo, cujo curso total, com 6.696km de extensão, é único a atravessar os desertos do NE africano até atingir o Mediterrâneo. A região do vale do Nilo, situada ao S de Assuan, é quase desértica.
Economia
O
principal setor da economia egípcia é o turismo. Anualmente
milhares de estrangeiros vão ao Egito para visitar as antigas pirâmides e o litoral do Mar
Mediterrâneo.
Outro setor que gera muito dinheiro é o
petrolífero. Em terceiro lugar entre os setores que mais faturam ficam os
impostos cobrados sobre os navios que passam pelo Canal de Suez.
De acordo com dados coletados utilizando o
método PPC, o Egito possui um PIB de cerca de 200 bilhões de dólares.
Outros dados da economia do Egito:
Produtos Agrícolas: algodão em pluma,
arroz, trigo, cana-de-açúcar, milho, tomate.
Pecuária: búfalos, ovinos, caprinos, avesMineração:petróleo, gás natural, manganês, sal de fosfato, minério de ferro, urânio, carvão.
Indústria:alimentícia, refino de petróleo, têxtil
Religião
Cultura
A cultura egípcia foi profundamente influenciada pela religião; principalmente a arte e arquitetura. Contudo, os egípcios, buscando soluções para problemas práticos, nos deixaram também um vasto legado científico.
Artes
Os egípcios de destacaram na arquitetura, pois sua crença na vida após a morte fez com que construíssem templos e pirâmides que deveriam durar eternamente.
As construções religiosas eram decoradas com estátuas e pinturas, que representam cenas do cotidiano. Quando os seres humanos eram retratados, apareciam sempre com o rosto, as pernas e pés de perfil e o tronco de frente, por determinação dos sacerdotes.
As pinturas e as esculturas eram, geralmente acompanhadas de inscrições hieroglíficas que explicavam as cenas ou figuras ali representadas.
Os sacórfagos (túmulo em que os antigos colocavam os cadávares que não eram cremados) eram feitos de madeira ou pedra e possuíam a feição dos mortos, para facilitar o trabalho de reconhecimento da alma em seu possível retorno após a morte.
Ciências
De caráter eminentemente prático, as descobertas científicas dos egípcios direcionavam-se para a Matemática e Geometria. Desenvolveram técnicas usadas para demarcar as propriedades, além de medir áreas de triângulos, retângulos, hexágonos e o volume de cilindros e pirâmides.
A organização de um calendário foi necessária para determinar o início da cheia e das vazantes do rio Nilo. Pelo calendário egípcio, o ano era dividido em 365 dias e havia três estações: cheia, inverno e verão.
Na medicina, os egípcios conheciam varas doenças, praticavam operações, sabiam a importância do coração para a vida animal e conheciam a circulação sanguínea.
A escrita hieroglífica era sagrada, representada por pequenas figuras que formavam um texto. Os desenhos evoluíram para a escrita hierática, mais simples, culminando na escrita demótica, mais popular e usada pelos escribas.
Sabedoria e Antiguidade: Egípcios [Dublado] Documentário Discovery Civilization
História Geral - Aula 05 - A cultura da civilização egípcia
Cultura Egípcia
Curiosidades
* Das sete
maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes.
Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito.
As três mais célebres pirâmides de Gizéh (Quéops, Quéfren e Miquerinos) ocupam
uma área de 129.000 m2. A maior delas (Quéops) foi construída pelo mais rico
dos faraós, e empregou cem mil operários durante 20 anos. Se enfileirássemos os
blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.* Esfinges são
monstros fabulosos com cabeça humana e corpo de leão.*Cleópatra foi uma
das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes
mais famosos do Antigo Egito, sendo conhecida apenas por Cleópatra, ainda que
tivessem existido outras Cleópatras a precedê-la, e que permanecem
desconhecidas do grande público.
*As Palavras Cruzadas foram criadas no Egito há 2000 anos; encontradas num fragmento de papiro, remanescente do período Greco-Romano com pistas e enigmas baseadas nos mesmos princípios da moderna palavra cruzada.
* Os papiros eram os papéis da antiguidade. Apesar de aparência frágil, duraram milhares de anos e sua conservação nos trouxe muito da vida existente naquela época.
*As Palavras Cruzadas foram criadas no Egito há 2000 anos; encontradas num fragmento de papiro, remanescente do período Greco-Romano com pistas e enigmas baseadas nos mesmos princípios da moderna palavra cruzada.
* Os papiros eram os papéis da antiguidade. Apesar de aparência frágil, duraram milhares de anos e sua conservação nos trouxe muito da vida existente naquela época.
*O Calendário
egípcio é considerado o primeiro calendário da história da humanidade.
Aluna: Camylle Judite S.C. Albuquerque
Série: 9ºano B
Nenhum comentário:
Postar um comentário