Localização:
Localiza-se no Centro-Norte do continente africano, na área de transição entre a África Mediterrânea e a África Subsaariana, o Chade tem 75% de seu território coberto pelo deserto do Saara. Não possuindo saída para o mar, o país limita-se com a Líbia no norte, Níger no oeste, Nigéria no oeste, Camarões no sudoeste, República Centro- Africana ao sul e Sudão a leste.
Clima:
- O clima de Chade prevalecente é conhecido com um clima de estepe local. Ao longo do ano existe pouca pluviosidade em Chade. Ela tem uma temperatura média de 23.8 °C. A média anual de pluviosidade é de 470 mm.
Vegetação:
- Vegetação estende-se ao deserto do Saara até zonas de savana.O extremo oriental do país toca com o deserto e ao sul de mesmo aparece à estepe; nas zonas centrais, ao longo das beiras dos rios, desenvolvem-se os bosques. Na zona meridional a vegetação se converte em savana arbórea.Ao norte do Lago Chade aparece a estepe e à continuação o deserto sahariano com alguns maciços montanhosos. Na zona sul do lago há pastos, enquanto que no norte é raro este tipo de vegetação; nas montanhas há a vegetação típica de arbustos.
Fauna:
- A fauna selvagem está composta por elefantes, rinocerontes, girafas, avestruzes, leões e búfalos. Na zona do Lago Chade vivem os hipopótamos, e no deserto, ao norte, diferentes espécies de répteis.
Economia:
- Economia do Chade depende consideravelmente da agricultura de subsistência: pelo menos 80% da população do Chade continuam praticando o cultivo do milhete, mandioca, sorgo, amendoim, arroz, algodão e cana-de-açúcar. O Chade necessita de ajuda e de capital estrangeiro para a maioria dos projetos de investimentos públicos e privados. Um consórcio de empresas norte-americanas está investindo US$ 3,7 bilhões no país para explorar petróleo. Há planos de construção de uma refinaria.
Cultura:
- Devido à sua grande variedade de idiomas e povos, o Chade possui um rico patrimônio cultural. O governo tem promovido ativamente sua cultura e tradições orais, abrindo o Museu Nacional do Chade e o Centro Cultural do Chade. Ao longo dos anos os chadianos celebram seis festas nacionais e duas festas móveis que incluem a festividade cristã da Segunda-feira de Páscoa e as festividades muçulmanas.
Culinária:
- Na cozinha do Chade utiliza-se tanto a carne como o peixe. O peixe é de água doce, obtido no lago ou em rios, bastante ricos em pesca; prepara-se também em salgação. Aconselhamos a parca, as brochetas de carne de vitela acompanhadas de um prato de arroz e a carne de cordeiro.
Referências Bibliográficas:
www.portalsaofrancisco.com.br
https://pt.wikipedia.org
Aluna: Julia Biancini
Série: 9 ano A
Série: 9 ano A
Nenhum comentário:
Postar um comentário