Uganda
É um pais sem ligação alguma ao mar, ao leste da África fazendo fronteira com a leste com o Qénia, ao norte com Sudão do sul, a oeste com a República Democrática do Congo, a sudoeste com Ruanda e ao sul com a Tanzânia.
Sendo um os países mais populosos e sem ligação ao mar, sua população em maioria vivem próximas ao lago Vitória.
Uganda deriva-se do reino do Buganda, a partir de 1800 a Área foi comandada por britânicos com direito administrativo em todo seu território, e assim ganhando sua independência em 9 de outubro de 1962.
Suas línguas oficiais são: Inglês e o Suaíli. O Luganda, uma língua Bantu, é falada em boa parte do país, principalmente na região de Buganda. O atual presidente ugandês é Yoweri Kaguta Museveni, que ganhou o poder com um golpe em 1986
Geografia:
Uganda é localizado na região dos grandes lagos africanos, e também é o principal refúgio dos gorilas-da-montanha.
Seu território predominantemente ocupado por savanas e selvas equatoriais de altitude, com grande número de rios e lagos pequenos.
Dividida por um vale do Alto Nilo, separando em ramos oriental e ocidental.
Nas montanhas a oeste dividindo a fronteira com a República Democrática do Congo, erguem-se os montes Ruwenzori, um maciço montanhoso de vários picos nevados, com 5108 metros de altitude no monte Stanley ou monte Margarida, o ponto mais alto do país e o terceiro de toda África.
Forças armadas:
Estima-se que mais de 45.000 militares estão em serviço ativo. Envolvidos entre a década de 60 e 70 em repressão política e golpes de Estado, atualmente o exército Ugandense participa de diversas missões de paz na região, com soldados em misssões pela ONU e de outras organizações internacionais.
Economia:
A economia de Uganda tem como principais exportações o café, chá, pescado e outros produtos. O país iniciou reformas econômicas e o crescimento tem sido robusto. Em
2008, Uganda registrou um crescimento de 7%, apesar da crise mundial e
da instabilidade regional.
Apesar do crescimento econômico notável, o país ainda é considerado um
dos mais pobres do mundo, principalmente devido a décadas de guerras e
corrupção que assolaram a nação
Infraestrutura:
Nas estimativas de 2010, Uganda apresentou uma taxa de alfabetização de 73,2% (82,6% para os homens e 64,6% para as mulheres). O gasto público em educação foi de 5,2% do PIB entre 2002 e 2005.
O sistema de educação em Uganda tem uma estrutura de 7 anos de ensino
primário, 6 anos de ensino secundário (dividido em 4 anos de secundário
inferior e 2 anos de ensino secundário) e 3-5 anos de ensino
pós-secundário.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Uganda
http://g1.globo.com/tudo-sobre/uganda
http://www.worldatlas.com/webimage/countrys/africa/ug.htm
Aluno: Vinicius de Almeida Santos
Ano: 9º ano B