Aspectos da economia de Moçambique
Verificou-se uma rápida deterioração da economia após a revelação da dívida previamente não declarada. O Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique situou-se em 3,3 por cento em 2016, baixando de 6,6 porcento registado em 2015. A previsão do Banco Mundial para 2017 foi revista em baixa, de 5,2 para 4,8 por cento, tomando em consideração os efeitos das prováveis faltas de combustível e os efeitos continuados da política monetária restritiva. Os números oficiais sublinham um abrandamento substancial na maior parte dos sectores, incluindo um crescimento negativo nos serviços de hotelaria e restauração e serviços de utilidade pública. O investimento directo estrangeiro declinou 20 por cento, indicando uma diminuição da confiança na economia. A política monetária restritiva e os preços elevados também contribuíram para uma desaceleração do crescimento. O défice fiscal caiu de 6,4 por cento do PIB em 2015 para 4,7 por cento em 2016 em base de caixa, mas isto mascara a acumulação de atrasados substanciais a credores privados e a fornecedores de combustível.
Há sinais de que as pressões externas estejam a aliviar-se. O metical valorizou-se 10 por cento em relação ao dólar norte-americano entre Outubro de 2016 e Fevereiro de 2017, por se ter começado a sentir o efeito da redução da liquidez e do ajustamento na balança comercial. A inflação, motivada por variações na taxa de câmbio, começou a desacelerar. Os níveis das reservas do Banco Central aumentaram nos três meses até ao final de Janeiro de 2017, com os efeitos das medidas políticas introduzidas no último trimestre de 2016 a materializarem-se. Desenvolvimentos recentes, incluindo os USD 2,8 mil milhões do negócio ENI/Exxon, são indicadores de avanços nos megaprojetos de gás da bacia do Rovuma, trazendo para mais próximo a decisão final de investimento de milhares de milhões de dólares. Os megaprojetos existentes têm demonstrado resiliência e podem encontrar suporte adicional a breve trecho nas melhores perspectivas para os preços de matérias-primas essenciais.
Geografia
País da África Austral. Moçambique situa-se na costa sudeste de África e fazfronteira com a África do Sul e a Suazilândia a sul e a sudoeste, o Zimbabwe a oeste, a Zâmbia e o Malawi a noroeste, e a Tanzânia a norte, sendo a costaleste banhada pelo oceano Índico que, através do canal de Moçambique, o separa da ilha de Madagáscar. Tem uma área de 801 590 km 2 . As principaiscidades são o Maputo (ex-Lourenço Marques), a capital, a Beira e Nampula.
O rio Zambeze, o maior rio do país, divide Moçambique ao meio, constituindouma autêntica fronteira natural entre as duas regiões geográficas distintasque existem no país: a região norte, de terras altas, com solos férteis e onde hámaior concentração florestal; e a região sul, de terras baixas e com solos maispobres, com uma paisagem caracterizada pela existência de savanas.
O relevo de Moçambique
A superfície do território
moçambicano não é igual. Ela apresenta zonas altas e outras baixas, como
resultado de muitos acontecimentos que se registam na superfície da Terra e, no
interior da Terra.
Tais acontecimentos incluem
vulcões, tremores de terra, etc. Sendo assim, o relevo de Moçambique
apresenta-se em forma de escada. A altitude aumenta à medida que caminhamos do
litoral para o interior.
As formas de relevo de
Moçambique
Planicie
É a superfície que se estende
ao londo do litoral, cujas altitudes não ultrapassam os 200 metros.
Planalto
Umterreno extenso quase plano
que apresenta altitudes que variam entre 200 a 1000 metros.
Os planaltos encontram-se logo
a seguir às planícies e são planaltos a destacar: Marávia-Angónia, na Província
de Tete, Chimoio, na província de Manica, Lichinga, na província de Niassa,e
Mueda, na província de Cabo Delgado.
Montanhas
Chama-se zonas de montanha aos
lugares da superfície terrestre que apresentam altitudes superiores a 1000
metros.
As principais montanhas estão
localizadas no centro e norte de Moçambique e as mais importantes são:
Cadeia montanhosa
Maniamba-Amaramba, que está localizada na província de Niassa, onde a serra
Jéci apresenta as maiores altitudes, 1836 metros.
Formações Chire-Namúli, na
província da Zambézia, tem como pontos mais elevados o monte Namúli, 2419
metros e a serra Imago,com 1807 metros.
Cadeia de Manica, estende-se
ao longo da fronteira entre a província de Manica e o território zimabweano.
Nesta cadeia localiza-se o monte Binga, que é o mais elevado do país com 2436
metros.
Também nesta cadeia
encontramos o Monte Goróngué, com 1887 metros e a serra Choa com 1844 metros.
A cadeia dos Libombos
estende-se ao longo da fronteira com a África de Sul, nas províncias de Gaza e
Maputo. As altitudes desta cadeia não atingem os 1000 metros, porém no conjunto
do relevo do sul de Moçambique, ela destaca-se por ser a única formação
elevada. O ponto mais elevado desta cadeia é o Monte Mponduíne, com 801 metros,
e esta localizada no distrito da Namaacha, província de Maputo.
Clima O clima de Moçambique é tropical de monções, havendo a registar a existênciade uma estação das chuvas sob a ação da monção marítima de nordeste (quedecorre entre novembro e março) e de uma estação seca sob a influência damonção terrestre de sudoeste (de abril a outubro). É de salientar que a regiãonorte é mais húmida que a do sul, facto ao qual não está alheia a influência dasmonções vindas do oceano Índico e que atingem com maior incidência a costanorte, já que a costa sul está de certa forma protegida pela barreira geográficaconstituída pela ilha de Madagáscar. As zonas de altitude superior a 1000metros têm um clima tropical de altitude que se aproxima, pelas suascaracterísticas, dos climas temperados
População
Possui uma população que, em 2015, se estimava em 25 313 113 habitantes.As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 38,58% o e 12,1% o . A esperança média de vida é de 52,94 anos.
Em termos de composição etnolinguística, o grupo mais numeroso é o dosmacuas (47%), seguido dos tsonga (23%), dos malawi (12%) e dos shonas(11%). As crenças tradicionais são seguidas por 48% da população,correspondendo os católicos a 28% e os muçulmanos a 18%. A língua oficial é o português.
Aluno:Gabriel Braga S. do Nascimento
Serie:9anoA
https://www.infopedia.pt/$mocambique
http://carlosnivagara.blogspot.com.br/2013/10/o-relevo-de-mocambique.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário