quinta-feira, 1 de junho de 2017

Mauritanea

   Mauritânia





     A Mauritânea é um país situado no noroeste da África . situa-se na região do deserto do Saara, e faz fronteira com o Oceano Atlântico a oeste, com o Senegal a sudoeste, com o Mali a leste e sudeste, com a Argélia a nordeste e com o Marrocos a noroeste. Recebeu o nome da antiga província romana da Mauritânia, que posteriormente batizou um reino berbere da região. A capital e maior cidade é Nouakchott (Nuaquechote), localizada na costa do Atlântico
.Em 1903, a Mauritânia foi transformada em um protetorado francês. A independência nacional foi obtida em 1960, sendo adotada a lei islâmica. O país foi o último a abolir a escravidão, em 1981. Entretanto, organismos de direitos humanos denunciam que ainda existe a prática de trabalhos escravos na Mauritânia.O deserto do Saara cobre mais de 65% do território nacional, fato que prejudica o desenvolvimento da agricultura, que é realizada somente em uma estreita faixa de terra no sul, onde se cultivam tâmaras e cereais. A principal atividade econômica do país é a extração de minério de ferro, mas outro destaque da economia nacional é a pesca marítima.Com vários problemas socioeconômicos, a Mauritânia apresenta baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,433. A taxa de mortalidade infantil é elevada – 72 óbitos a cada mil nascidos vivos. O analfabetismo atinge cerca de 44% dos habitantes.       

   Dados da Mauritânia:
Extensão territorial: 1.025.520 km².
Localização: África.
Capital: Nuakchott.
Clima: Árido tropical (norte) e tropical de altitude (sul).
Governo: República com forma mista de governo.
Divisão administrativa: 13 regiões, subdivididas em 53 municípios e 216 distritos.
População 3.290.630 habitantes. (Homens: 1.668.537; Mulheres: 1.622.093).
Densidade demográfica: 3,2 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 2,4%.
População residente em área urbana: 41,18%.
População residente em área rural: 58,82%.
População subnutrida: 8%.
Esperança de vida ao nascer: 63,6 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 60%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 24%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,433.
Moeda: Ouguiya.
Produto Interno Bruto (PIB): 2,8 bilhões de dólares.
PIB per capita: 874 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, ONU, UA.

                                   




                                                                História
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Do século V ao século VII, a migração de tribos berberes do Norte da África expulsou da região os bafours, habitantes originais da atual Mauritânia, ancestrais dos soninquês. Os bafours eram primordialmente agricultores, e estavam entre os primeiros povos do Saara a abandonar o seu estilo de vida tradicionalmente nômade. Com o gradual processo de desertificação da região, migraram para o sul. Seguiu-se uma migração em massa do povo que habitava a região do Saara Central para a África Ocidental, até que em 1076 monges-guerreiros islâmicos (almorávidas) atacaram e conquistaram o antigo Império Gana, e assumiram o controle da região. Pelos próximos 500 anos os árabes foram a casta dominante da sociedade local, enfrentando resistência feroz da população local (tanto berberes quanto não-berberes), da qual a Guerra de Char Bubá (1644-1674) foi o esforço derradeiro e malsucedido. Esta guerra colocou a população da Mauritânia contra invasores árabes da tribo maquil, vindos do Iêmen, liderados pela tribo dos Beni Hassan. Os descendentes desta tribo tornaram-se a hassane, camada mais alta da sociedade moura. Os berberes mantiveram sua influência por terem a maior parte dos marabutos - indivíduos que preservam e ensinam a tradição islâmica.           A dominação francesa trouxe proibições legais contra a escravidão, e pôs um fim às guerras entre os diferentes clãs. Durante o período colonial a população continuou nômade, porém diversos povos sedentários, cujos ancestrais haviam sido expulsos séculos atrás, começaram a retornar aos poucos à Mauritânia.

                                                   
                              Aspectos Econômicos 



Uma maioria da população depende da agricultura e da pecuária para a sobrevivência, ainda que a maioria dos nômades e praticantes do cultivo de subsistência tenham sido forçados para as cidades, devido às secas recorrentes ocorridas nas décadas de 1970 e 1980. A Mauritânia tem amplos depósitos de minério de ferro, que totalizam quase 50% do total das exportações do país. Com o aumento dos preços dos metais, companhias mineradores de ouro e cobre abriram minas no interior do país. As águas territoriais mauritanas estão entre as mais ricas em peixes no mundo, porém a exploração abusiva por parte de pescadores estrangeiros tem ameaçado esta fonte vital de renda. O primeiro porto de águas profundas foi aberto perto de Nouakchott, capital do país, em 1986. Nos últimos anos, as secas e as crises financeiras ocasionaram o aumento da dívida externa. Em março de 1999 o governo assinou um acordo com uma missão conjunta do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, visando a fazer os ajustes necessários na situação econômica do país e estabelecer metas de crescimento.

O petróleo foi descoberto na Mauritânia em 2001 no Depósito de Chinguetti. Embora sejam potencialmente significativas para a economia do país, as jazidas foram descritas como "de pequeno porte." A Mauritânia possui 51 blocos confirmados de petróleo - 19 offshore e 32 onshore - mas existem pesquisas em andamento visando a futuras descobertas de campos petrolíferos.

                                    Aspectos Culturais

Religiões: Islamismo 99,1%, outras 0,8%, sem religião e ateísmo 0,1%.
Idiomas: Árabe (oficial), Francês, línguas regionais (principais: Poular, Ulof, Soninquê).
Composição: Árabes berberes 75%, sapinques, pulares, tuculeres, peules e ulofes 25%.




                                                danças;          

                        



Pontos turisticos

Chiguetti Mesquita



Parque Nacional do Banco de Arguim




fontes:
 Wikipédia.com
brasilescola.uol.com/geografia/mauritania.htm
www.suapesquisia.com/países/mauritania




Escola:Monteiro Lobato
Aluno:Carlos kássio 
Série: 9° ano
Turma : B

Nenhum comentário:

Postar um comentário