domingo, 4 de junho de 2017

Gâmbia



Gambia:


Antiga colônia britânica, a Gâmbia obteve sua independência em 1965. É um país localizado no continente africano, considerada a menor nação em extensão territorial da África. A Gâmbia faz fronteira com o Senegal, além ser banhada pelo oceano Atlântico.

Grande parte do território é coberta por savanas. O país possui belas paisagens naturais, sendo que as praias e os parques de animais atraem milhares de turistas. A Reserva Natural de Abuko é um dos locais mais visitados
      .
Resultado de imagem para bandeira da gambia

Localização

Gâmbia é um país da África Ocidental, banhado pelo Oceano Atlântico, cujas fronteiras são cortadas inteiramente dentro de Senegal ( ver mapa detalhado ). Coincidindo com o vale do rio Gâmbia, que deve o seu nome, este país é um dos menores países do continente Africano, com uma área de apenas 11,295 km ² (França: 547 03 km ²). É muito particular (um legado do colonialismo), o país se estende 480 km (em linha reta) de ambos os lados do rio Gâmbia desde a sua nascente até à foz, a distância de norte a sul não exceda 50 km.
Resultado de imagem para localização da gambia


História

Gâmbia formou parte do Império Gana assim como do Império Songhai. Os primeiros testamentos escritos que se têm da região provêm de alguns textos escritos por comerciantes árabes, nos séculos IX e X, quando os comerciantes árabes criaram uma rota comercial, que comercializou escravos, ouro e marfim. No século XV, os portugueses herdaram este comércio estabelecendo uma rota de comércio do Império Mali, o qual era pertencente à zona da época.

Em 1588, António Prior do Crato vendeu os direitos de exclusividade de comércio na região do rio Gâmbia aos ingleses, direitos que foram confirmados pela rainha Elizabeth I. No ano de 1618 o rei inglês Jaime I deu a concessão de comércio na região de Gâmbia e da Costa do Ouro a uma companhia inglesa. Entre 1651 e 1661 partes da atual Gâmbia estiveram sob domínio da Curlândia, na época do príncipe Jacob Kettler, vassalo da Polónia-Lituânia.
Desde o final do século XVII e durante todo o século XVIII a região dos rios Senegal e Gâmbia foi alvo da disputa entre ingleses e franceses. Em 1783 o Tratado de Versalhes deu a posse do rio Gâmbia aos ingleses, mas os franceses retiveram um enclave na região que só foi cedido ao Reino Unido em 1857. Mais de 3 milhões de escravos foram enviados desta região para as colónias na América. Em 1807, a escravatura foi abolida no Império Britânico, para tentar que os britânicos terminassem com o comércio de escravos na Gâmbia. Para isso, criaram o posto militar de Bathurst (hoje Banjul) em 1816. Nos anos seguintes, Banjul estava submetida à jurisdição do governador britânico na Serra Leoa. Em 1888, a Gâmbia converteu-se numa colónia autónoma e, um ano mais tarde, em colónia real.
A Gâmbia ficou independente do Reino Unido em 1965. Em 1970, Dawda Jawara se converteu no primeiro presidente do novo estado e foi reeleito em 1972 e 1977. Depois da independência, a Gâmbia melhorou seu desenvolvimento económico graças ao aumento nos preços de sua principal matéria de exportação, o amendoim, e ao desenvolvimento do turismo internacional. Em 1982, junto com Senegal, a Gâmbia formou a Confederação de Senegâmbia. O presidente Jawara foi derrotado em 1994 por Yahya Jammeh, quem estabeleceu uma ditadura. Jammeh foi reeleito em 2001 e revogou a lei que proibia a existência de partidos opositores.
Em 23 de novembro de 2010, a Gâmbia rompe todas as suas relações diplomáticas, económicas e políticas com o Irão.

Resultado de imagem para historia da gambiaPlano do Forte de Gâmbia na Ilha James.
Resultado de imagem para historia da gambia

Selo de 1880.

Religião

A Gâmbia é tradicionalmente muito tolerante de todos os credos e crenças religiosas e enquanto o país é predominantemente muçulmano, com até 90% da população a praticar os princípios básicos do Islã, é essencialmente um país laico e que se orgulha de sua mente aberta aceitação de todas as fés.

Dos 10% restantes, há uma população de cristãos e uma mistura de religiões tradicionais localizadas.

Islam veio a esta parte da África Ocidental através do Saara início no segundo milênio e rapidamente se tornou uma influência dominante, com a maioria da população de conversão.

Uma diferença crucial para mais rigorosos países islâmicos, porém, é que não há a estrita observância a Lei Sharia e enquanto a maioria da população da Gâmbia moderna devoção seguir os princípios básicos do Islã e não comer carne de porco ou beber álcool não é, em geral , nenhuma evidência óbvia de filiação religiosa ou no vestido ou no comportamento.

Mesmo as duas mesquitas centrais Serrekunda e Banjul , enquanto fortemente atendidos, sem ostentação são decorados – por vezes, a única lembrança que eles estão presentes é o chamado hipnótica para a oração do muezim. Este é um país que permanece devoto em sua fé, mas usa sua religião levemente.

Há muitas centenas de religiões localizados na África Ocidental e estes são geralmente centrada em torno de uma idéia do animismo, ou que qualquer animal, planta ou objeto tem uma alma ou espírito e deve ser tratado como tal.

Isto pode significar que certas áreas ou locais são considerados sagrados e possuidor de espírito – ou mesmo por as almas dos antepassados – e é comum ver ofertas para esses espíritos (às vezes até chamado de divindades) deixados na forma de incenso ou flores.
Resultado de imagem para religião da gambia

Clima

Situado a meio caminho entre o Trópico de Câncer eo Equador, Gâmbia goza de sol praticamente ininterrupto e altas temperaturas diurnas com quase nenhuma chuva de novembro a junho.

No litoral, a Gâmbia experimenta somente pequenas flutuações na temperatura do inverno para o verão no entanto, de julho a outubro, o nível de umidade é alto como o sol tropical será pontuada por chuvas curtas, mas espetacular.

Apesar de os meses de maior precipitação são agosto e setembro, descobrimos que a maior parte da chuva ocorre durante a noite e não prejudicou a apreciação clientes de suas férias. No entanto, um rainmac leve ou guarda-chuva pode ser útil nestes meses.

Entre janeiro e abril de noites e madrugadas podem ser mais frias do que as pessoas esperam. Para aqueles que pretendem viajar para o interior de distância da costa eo benefício da brisa do mar, é importante notar que as temperaturas durante o verão pode chegar a 42 ° C.

Gráfico de temperatura Gambia


Resultado de imagem para grafico de temperatura da gambia

A temperatura média do mês de Março, o mês mais quente do ano, é de 28.3 °C. 25.1 °C é a temperatura média de Agosto. Durante o ano é a temperatura mais baixa.

Hidrografia

Rio Gâmbia

O Rio Gâmbia é um dos principais rios da África. Também, como por lá quase não há água, qualquer riozinho passa a ter uma importância imensa. Ele nasce em um lugar com nome esquisito na Guiné ou Senegal, mas ele mal completa a primeira parte de seu caminho e entra na Gâmbia, ou melhor, a Gâmbia entra dentro dele e o contorna até desaguar no mar, aonde está (adivinha) a capital da Gãmbia.
Resultado de imagem para rio da gambia

O Rio Gâmbia é considerado importante para os gambenses, por motivos já citados. E também por ser uma das poucas fontes de a´gua na África. Mas devido á rivalidade entre Gãmbia e Senegal pela disputa do curso d'água, é comum navegadores fluviais se depararem com negões uniformizados portando fuzis AK-47 dentro de balsas, esperando para alguém do país inimigo aparecer. Portanto, a única coisa que o rio faz é aumentar as guerras na África.

Economia

Gâmbia não tem recursos naturais ou minerais confirmados, e tem uma agricultura pouco desenvolvida. Aproximadamente 75% de sua população depende do cultivo da terra ou da criação de animais para subsistência. As atividades industriais principais são o processamento de amendoim, peixes e peles. O comércio de reexportação era uma atividade econômica importante, porém o aumento de fiscalização do governo a partir de 1999 e a instabilidade da moeda do país, o dalasi, fez com que esta atividade sofresse redução.

As belezas naturais do país e a proximidade com a Europa tornaram-no um destino turístico importante.Sua economia era a 194a do mundo em 2007.

Resultado de imagem para economia da gâmbia
Resultado de imagem para economia da gâmbia

Povos


Um grupo étnico pode definir como um grupo de pessoas que comparam a ascendência e muitas características culturais. Se argumenta que la moderna etnias de África se originou na época colonial e que pre-colonial socio-cultural se tem caracterizado por su flexibilidad. No caso de Gâmbia, o tamanho pequeno do país, as gerações de entre o matrimônio ea força unificadora do Islão (90% dos gambianos de musulmanes) Contribuição de han uma postura em comum do país cultural entre os povos de Gâmbia. Sin embargo, em termos gerais pode se classificar em diferentes grupos principais. Embora não seja possível saber o histórico tribus aparte de aparição, cada grupo tem suas próprias tradições, o idioma e antecedentes.
Em 1993 a população da Gâmbia está integrada por 1038175 e muitos grupos de pessoas de todo o mundo. Mas a maior parte da étnica do país a população pertence a oito tribus indígenas.
Estes são: o mandinka (cerca de 41% da população), wolof (15%), a Fula (19%); o Jola (10%); o Serahuli (8%); Serer (2,5%), AKU (0,8%) e Manjago (1,7%).

Fula            


A Fulani são tradicionalmente criadores de gado, proveniente principalmente na área norte do rio Senegal, embora seja acreditado por alguns que vieram original muito mais ao norte. Alguns pastores Fulani que mantiveram bovinos e ovinos e vagou através das pastagem do Sudão ocidental. Outros eram agricultores e se estabeleceram em cidades e vilas. Nos fulas do século 18 muitos tinham convertido ao Islã e tornou-se tão poderoso que não diminua as governantes muçulmanos e fundaram seus próprios estados.
Os primeiros fulas imigrando muçulmanos em Gâmbia não são pastores. Eles pediram proteção mandingas chefes e cuidado dos rebanhos destes Mansas em troca de proteção contra ataques de grupos hostis. De um modo geral, uma relação mutuamente benéfica entre migrantes e fulas reis Mandinka e cabeças de aldeia. Mas, por vezes, os viajantes europeus relataram que bandas Fula são explorados por seus vizinhos mandingas. Francis Moore (Viajes escreveu dentro algumas partes da África Londres, 1738) visitou uma aldeia onde o Fulani, alegando que o seu gado tinha sido roubado, atacaram e destruíram a comunidade mandinga cerca, vendendo seus habitantes como escravos.
Em meados do século 19 forçado a maioria dos fulas bandas em Gâmbia em busca de pasto para seus animais fatores econômicos. Sob a liderança do Alpha Molloh e seu filho Musa Molloh, guerreiros invadiram os estados Fula e Mandinka fundou o estado de Fulladu.
Existem muitos sub-grupos fulas diferentes locais de origem e modos de vida baseados. Os fulas Firdu por exemplo, por causa de sua natureza semi-sedentários e casamentos étnicos foram muitas vezes olhou para baixo como origem escrava. Um outro sub-grupo, a fula Futa, formado bandas guerreiro e depredado Fula mandinka outros grupos e comunidades.
Resultado de imagem para povo fula gâmbia
Wolof

Wolof é acreditado para ter originado no sul da Mauritânia, onde a seca e ataques forçados sul para a área norte de Gâmbia, no Senegal ocidental. Eles têm antepassados ​​comuns com Serers. Durante as guerras religiosas do século 19, Wolofs estabelecido em Banjul e na margem norte do rio como comerciantes e construtores navais. Guerras surgiram considerável suspeita e hostilidade entre Mandinkas e Wolof. Hoje, Wolofs na costa norte são geralmente agricultores, enquanto aqueles em Banjul são influentes no mundo dos negócios, comércio e administração pública.
Wolof descrições anteriores de cabeças encontradas nos escritos de um explorador Português do século 15. Ele descreveu como reis Wolof forçou algumas de suas canções e províncias vizinhas à escravidão, parte dos quais trabalham no cultivo das terras que foram atribuídos a ele, com o restante vendido para o Azanaghi [muçulmana] e mercadores árabes. Para sua proteção, reis circundantes guerreiros, muitas vezes escravo origem chamado 'tyeddo'.
Um sistema de castas operado dentro da sociedade Wolof. famílias nobres estavam no topo da escada, depois que vieram livre - Jambur ou Gor - e os agricultores - Badola. Nos degraus da escada inferior era inferior grupos de castas organizados de acordo com a sua ocupação. escravos Jaam - formaram uma raça si. Escravos foram divididos em duas categorias: aqueles que são capturados na guerra ou comprado, ele poderia ser vendido novamente, e os nascidos em casa, que foram tratados como membros da família subordinados. Domésticos ou domésticos escravos não podiam ser vendidos com exceção de crimes graves, como assassinato ou bruxaria. Na verdade, muitos desfrutam de mais poder do que livre, com alguma atuação como assessores de confiança e agentes para seus mestres. Os escravos eram propriedade valiosa e possuía muitos escravos gerado prestígio na comunidade.
Resultado de imagem para povo Wolof gâmbia


Vegetação e incrível vida selvagem
Ao redor da multidão rio Gambia de plantas, flores de todas as cores, de mangue florestas tropicais intermináveis ​​e exuberante é muito comum também encontrar plantações de arroz e amendoim perto do Gambia Este rio é porque sua economia é baseada no alargamento produtos agrícolas para consumo próprio como amendoim, milho, sorgo, arroz, milho ou mandioca
Entre a abundante vida selvagem no país os turistas mais surpreendentes são aves que são cores muito marcantes Sua canção segue o ritmo da música Africano e é isso que acaba de surpreender aqueles que observam macacos, lagartos, hipopótamos e crocodilos são outras espécies que abundam nos lugares distantes
Resultado de imagem para vegetação gâmbia


Politica

Menos de uma semana depois de Adama Barrow, o novo chefe de Estado da Gâmbia, ter regressado ao país para assumir a presidência, dez dos novos 18 ministros que vão integrar o Governo prestaram juramento.

Adama Barrow venceu as eleições presidenciais de 1 de dezembro, mas o anterior presidente do país, Yahya Jammeh, que esteve no poder 22 anos, a que acedeu através de um golpe de Estado, recusou-se a abandonar a presidência. Ordenou inclusivé ao exército que invadisse a sede da comissão eleitoral e contestou os resultados eleitorais junto do Supremo Tribunal.

Só ao fim de quase dois meses, a 21 de janeiro, o ex-presidente aceitou passar o testemunho ao seu sucessor, após várias negociações com mediadores e sob a ameaça de uma intervenção militar regional. “A minha decisão de hoje não foi impulsionada por outra coisa que não o interesse supremo do povo gambiano e do nosso querido país”, sublinhou então Jammeh. “Numa altura em que assistimos a problemas e medos em outras partes de África e do mundo, a paz e a segurança da Gâmbia é a nossa herança coletiva que devemos zelosamente proteger e defender”, acrescentou. Adama Barrow, que se encontrava exilado no Senegal, pôde então regressar ao país.

De perseguidos a ministros


Entre os ministros que prestaram juramento encontram-se Ousainou Darboe, ex-membro da oposição ao regime de Jammeh (chegou, aliás, a enfrentar o ex-presidente, em quatro ocasiões, na corrida à presidência do país, tendo sido mais tarde detido e condenado a três anos de prisão pela alegada participação num protesto não autorizado) e Mai Fatty, advogado que defendeu várias figuras da oposição antes de partir para o exílio e fundar o seu próprio partido dissidente em 2009, tendo regressado à Gâmbia em 2011. Darboe prepara-se agora para assumir a pasta dos Negócios Estrangeiros e Mai Fatty foi nomeado pelo novo presidente para o cargo de ministro do Interior.

Quem também prestou juramento foi Amadou Sanneh, antigo secretário do Tesouro da principal força da oposição, que foi igualmente condenado a cinco anos de prisão em 2013, depois de ter escrito uma carta aberta em que alegava que dois membros da oposição corriam risco de vida e que, por isso, deviam ser autorizados a abandonar o país em segurança. Sanneh vai agora liderar o Ministério das Finanças da Gâmbia, depois de lhe ter sido concedido um perdão presidencial na segunda-feira. Fatoumata Jallow-Tambajang, antiga ministra do Governo de Yahya Jammeh, vai assumir o cargo de vice-presidente. Foi ela quem, antes das eleições de 1 de dezembro, conseguiu convencer os vários partidos da oposição a juntarem-se para eleger um candidato à corrida presidencial.

Por nomear estão oito ministros. Os seus nomes ainda não são conhecidos. “Os restantes membros que vão integrar o Governo serão escolhidos com base nas suas capacidades, experiência e profissionalismo”, disse Halifa Sallah, porta-voz de Adama Barrow, citado pela AFP.

Outra das grandes novidades da nova presidência foi a alteração do nome dos serviços secretos de National Intelligence Agency (NIA) para State Intelligence Services (SIS). A mudança do nome revela uma outra mudança mais estrutural, ao nível do funcionamento da agência, considerada “um instrumento de repressão brutal no país” durante a antiga presidência. Os serviços secretos do país, lê-se num comunicado divulgado na terça-feira e citado pela AFP, estão “agora impedidos de prender e deter cidadãos, e de conduzir atividades consideradas inconstitucionais, sobretudo no que diz respeito aos direitos humanos”.
Resultado de imagem para politica gâmbia

Dados

Extensão territorial: 11.295 km².
Localização: África.
Capital: Banjul.
Clima: Equatorial.
Governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 8 regiões.
Idioma: Inglês (oficial), mandingo, fulani, ulof.
Religião: Islamismo, 86,7%, crenças tradicionais, 7,9%, outras, 4,8%, sem religião, 0,6%.
População: 1.705.212 habitantes. (Homens: 845.691; Mulheres: 859.521).
Composição Étnica: Mandingas, 42; fulanis, 18%; ulofes, 16%; jolas, 10%; seraluis, 9%; outros, 5%.
Densidade demográfica: 150 hab./km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 2,7%.
População residente em área urbana: 57,34%.
População residente em área rural: 42,66%.

População subnutrida: 30%.

Esperança de vida ao nascer: 59 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 86%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 52%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,390 (baixo).
Moeda: Dalasi.
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 782 milhões.
PIB per capita: US$ 377.
Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, UA.

Referencias






http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-02-02-Novo-Governo-na-Gambia.-Principais-ministros-prestam-juramento
Aluna: Ísis Fernanda
turma:9º ano B





Nenhum comentário:

Postar um comentário